Poemas : 

Uma carta com remetente

 
Tags:  @cartascemremetente  
 

Porto, 30 de novembro de 2016

Minha querida mãe,
Hoje decidi escrever-te esta carta. sei que nunca a irás ler, não tiveste a oportunidade que me deste de poder estudar. Ler-te-ei de coração aberto todas as sílabas, mesmo as que não se podem transformar em papel. O amor não se escreve mãe, não é objecto estruturado nem redondilhas com rimas soltas. É algo que se sente e dói, dói tanto, que nem a própria dor se explica. Hoje já te disse que te amo, digo-te todos os dias, assim o farei para sempre, mesmo que o sempre não exista. Inconformada ou não passei de filha a mãe, isto para muitos não terá grande lógica, mas a nossa vida nunca foi feita de lógicas ou estatísticas e sim de degraus; cada um com aprendizado que jamais seria possível se não estivesses a meu lado. Sei que esta carta parece só mais uma, como as que te lia, vindas de outros familiares queridos. Não mãe, não é só uma carta, é um pouco do nosso cordão umbilical que jamais será cortado, mesmo sendo eu a dar-te banho, mesmo sendo eu os teus olhos, a mudar-te a fralda, independentemente de todas as circunstancias da vida.
É triste, mas é verdade mãe, a maioria dos filhos abandonam os pais, nos lares, nos hospitais ou simplesmente por aí, a velhice é o bicho papão das sociedades modernas, do avanço tecnológico, do futuro promissor de políticos provetas, das leis chulas que criam para tapar o sol com a peneira. Usa-se e abusa-se da palavra dignidade, que dignidade existe num rosto enrugado só, completamente só. Estamos a chegar ao natal mãe, o menino é sempre o mesmo, continua despido e ao frio, acendem-se as lareiras, mas as mentalidades continuam geladas, ansiosas que os duendes as compensem e que a missa do galo as perdoem.
Sabes mãe, sou uma filha com tanta sorte, com tanto amor, só por te ter ao meu lado.



Conceição Bernardino



A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.
Aristóteles

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente

 
Autor
Conceição Bernardino
 
Texto
Data
Leituras
1063
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
35 pontos
3
4
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/12/2016 00:31  Atualizado: 04/12/2016 00:34
 Re: Uma carta com remetente
*Chorei emocionada.
Passei por essa situaçao com meu paizinho...e passados tres anos que nao está mais nos meus braços de mãe/ filha nao há dia que não role uma lágrima saudosa daquele olhar terno e azul como o meu.
Nunca me arrependi de ter passado por isso porque o que ganhei foi e é maior que a Vida.
Obrigado por essa carta.
Guardei-a no meu coraçao de filha saudosa...
Grande beijo minha querida
K*


*tudo que eu pude fazer era amá-lo mais ainda...assim me sentia. Sentava ao seu lado e o abraçava...ele nao falava mais mas apertava minha mão...jamais esquecerei e o amarei para sempre mesmo que para sempre não exista. Obrigado Conceiçao.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 04/12/2016 12:47  Atualizado: 04/12/2016 12:47
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Uma carta com remetente
senti esta carta como minha
mas se há quem ache que tomar conta dos nossos idosos é um acto de amor, sem qualquer pretensão a recompensa, outros há que o fazem por obrigação e se considerem com direito a recompensas. destes filhos hipócritas tenho medo...
bj de filha para filha

Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 04/12/2016 14:48  Atualizado: 04/12/2016 15:03
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12485
 Re: Uma carta com remetente P/Conceição Bernardino
Amiga
Uma carta dolorosa, replecta de amor, com a minha idade já perdi Pais, Avós, Irmã, tanta Família, minha e de meu marido como conheço bem essa realidade, mas quando um dos meus filhos partiu foi a dor mais cruel que senti e deixei tudo durante oito anos para estar a seu lado, mas Deus assim entendeu e poupou-lhe mais sofrimento. Estou muito emocionada com a sua carta oratória que bateu forte no meu coração ferido também e que é magnífica de humanidade. Abraço terno e um beijo de carinho Vólena