Textos -> Crítica : 

INTELIGÊNCIA... EMPÍRICA!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Para mim, o talento da Inteligência é o dom maior que possuímos, no entanto, Ela tem que ser interpretada e passar por um crivo de aprendizado e conseqüência lógica insofismável, para surgir esplendorosa e fidedigna em nossos pensamentos ou, onde irá ser projetada!

Até os débeis mentais e boçais têm a inteligência nata, a diferença da sua projeção se dá em razão da má interpretação lógica da sua posse, que a deixa sem evolução nos meandros da suas mentes parvas.

As Faculdades e Escolas em geral, quaisquer que sejam elas, não conseguem incutir nos seus alunos a inteligência aprimorada, conseqüente e com veracidade! Exatamente, pelo fato Dela já existir na mente dos educando, na forma primária do seu recebimento, portanto, o que faz o professor dos educandários é, tão somente, aprimorar os alunos nas sendas dos seus ensinamentos didáticos, não fora assim, todos os alunos, ao final do curso, estariam em primeiro (ou último) lugar e, também, os Empíricos não lograriam nenhum êxito ao digladiarem, discutindo, com os alunos, mestres e doutores.

A Inteligência nos foi doada pelo Criador de Tudo, exatamente, para nos distinguir dos animais irracionais, aos quais, deu o instinto de sobrevivência! Dando a nós a forma perfeita para a mossa caminhada pelos caminhos da vida, usufruindo Dela à abertura e, cobertura, dos itinerários a serem delineados ao viajor, porém, essa mesma inteligência, má interpretada, dolosamente ou, culposamente, poderá nos levar ao abismo existencial e, conosco, levar a hecatombe quem, inadvertidamente, seguir os nossos passos ou sugestões.

Aprimorar a Inteligência não quer dizer que ela seja, em seu resultado, perfeita! Pois, a perfeição precisa de uma resultante do desejado e, nem sempre, do ideal almejado! A Inteligência só será aprimorada se surtir o efeito desejado pelo seu possuidor, onde, às vezes, Ela é utilizada para o “Mal” físico ou circunstancial.

De toda a forma, a Inteligência é que norteia os eventos a serem seguidos!
O que é lamentável é presenciar mentes gabaritadas a praticarem a Inteligência em proveito próprio, a seu bel-prazer, e em desalinho de ordem dos demais presentes ou, ausentes, como é ocaso da maioria das nossas Leis e Regulamentos arcaicos, principalmente a Penal, onde se vê , lê e ouve, diariamente, pessoas sendo execradas em público sem terem sido julgadas e condenadas e, pior, sem provas fundamentadas contra Elas, se baseando, apenas, em indícios de culpabilidades.

Amigos! Usem com sabedoria, perspicácia e veracidade lógica e comprovada, analiticamente, a sua Inteligência! E verás que não serás, jamais, suplantado pelos entraves lhes colocados à frente!

Os CAMINHOS estão sempre à nossa frente e dispostos a nos dar passagem, o difícil, é percorrê-lo com dignidade, acertos e... INTELIGÊNCIA! Sem se enxovalhar com os acenos vulgares das “margens”!
Se alguém, seguindo a seqüência desse modesto texto, alcançou este termo de finalização, já me dou por vencedor e, com... Méritos!
Tal leitor passou pela sala de visitas, entrou em diversos aposentos novos e, até, reservados, observou tudo o que inseri e, de certa forma, esteve em comunhão com os meus pensamentos e idéias, ainda que tenha discordado de alguns dos tópicos. Todavia, aqui chegando, é certo que tenha gostado, caso contrário, não estaria a ler este final, e o texto já teria sido jogado numa gaveta, quiçá, numa lixeira qualquer!
Dessa forma, resta-me apenas agradecer a deferência, e constatar que consegui um verdadeiro amigo, através da magia, que é a reunião das letras e das idéias, em direção de uma jusante de paz para o “mar da tranqüilidade”.
Desculpem-me a jactância, todavia, ela é resultado da felicidade de ter sido lido por Alguém num país em que a maioria de nós, neófitos escritores, é nominada, furtivamente, de... Ninguém!

Sebastião Antônio BARACHO.
conanbaracho@uol.com.br
Fone: (31) 3846-6567.

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
5192
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 05/04/2008 16:06  Atualizado: 05/04/2008 16:06
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
 Re: INTELIGÊNCIA... EMPÍRICA!
Li com atenção e interesse este seu excelente texto e li... até ao fim!
Isto vem confirmar o meu pensamento, já publicado por mim no Luso e que digo o seguinte:

A inteligência, não se conquista na Universidade, nasce com as pessoas, há os inteligentes e os instruidos.

Parabéns pelo seu txto
Abraço amigo
A. da fonseca

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/04/2008 16:29  Atualizado: 05/04/2008 16:33
 Re: INTELIGÊNCIA... EMPÍRICA!
rs...e eu estou aqui rindo do seu dom latente...rs

E peço permissão para comentar:

Seu texto demonstra exatamente o que seu título diz: com uma visão empírica e inteligente sobre o ojetivo que deseja alcançar.

Mas, tome cuidado ao citar os débeis mentais, pois eles possuem oligofrenia e isso é uma deficiente congênita, que deve ser levado em conta na convivência pessoal, porque na verdade eles não conseguem raciocinar, como nós, eles são condicionados a pensar.

Outra coisa, a inteligência pode ser negativa ou positiva, no caso dos débeis mentais elas são classificadas como negativa e nas pessoas que são consideradas "gênios", a inteligência é positiva. Conhecemos gênios que utilizaram sua inteligência para o bem, como Albert Eisntein (que odiava escola e foi expulso por isso); outro Hitler, que utilizou sua inteligência para o mal. Hitler, apesar de ser mal visto por todos nós, está entre os "100 homens que mudaram a história do mundo" no livro de Bill Yenne. Portanto, cada um escolhe como utiliza-se da inteligência. Isso vai de encontro com os interesses de cada um.

"Sem se enxovalhar com os acenos vulgares das “margens”!"....essa sua frase me chamou a atenção e estou aqui me perguntando:

- Quem seriam as "margens"? (que você colocou entre haspas)...por que esses acenos vulgares poderiam macular, sujar, manchar ou enxovalhar alguém? Você realmente acredita que isso pode contaminar alguém?

Bom, como vc pode perceber eu li o seu texto todo e digo a vc que a visita foi agradável e que minha curiosidade foi alimentada e estou satisfeita de ter contribuido para vc ser lido, e não se sentir Ninguém...rs

Adorei ler vc bjs

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 06/04/2008 09:35  Atualizado: 06/04/2008 09:35
 Re: INTELIGÊNCIA... EMPÍRICA!
Gostei muito do seu texto.
Não basta ter INTELIGÊNCIA mas sim saber ter uma maneira "inteligente" de a usar.
Beijinhos.