Mensagens : 

PARA PÔR FIM AO CASO SARAMAGO E PLÁGIO

 
A respeito do suposto plágio - ou incrível semelhança - do livro Levantado do Chão, de José Saramago, em cima de Seara de Vento, do também português Manuel da Fonseca, quero esclarecer que jamais rotulei o primeiro, o qual tive a honra de entrevistá-lo, aqui no Brasil, de mau autor. Disse apenas que sua obra, no conjunto, e a acompanho, desde a época em que ainda não era publicado por editoras brasileiras, mas apenas pela portuguesa Caminho, não está à altura do primoroso romance Memorial do Convento. Quanto à sua, dele, poesia realmente deixa a desejar - Provavelmente Alegria e Os Poemas Possíveis são fracos. E isto externei quando exercia o ofício de crítico literário em veículos, no meu país, de peso, como revista Manchete. Uma autora deste espaço, com quem me retratei publicamente, insinuou que era um comentário de crítico frustrado. Não é o meu caso. Aliás, abandonei a função quando passei a publicar os meus livros, por questão de ética. Não acho compatíveis os ofícios de escrever livros e criticar os dos outros, embora muitos o façam. Como autor, também não me considero frustrado. Pelos comentários que recebi nesta casa, de pessoas que nunca vi, fica claro. Nunca paguei edições dos meus livros. E ainda ganhei alguns prêmios. Voltando à poesia de Saramago, ela é tão ruim que nem ele mesmo voltou a escrever em versos, bem como o brasileiro Machado de Assis. O romance A Jangada de Pedra é considerado ruim pelo próprio autor. No meu tempo de crítica literária fiz muitos desafetos. Nunca bajulei amigos e muitas vezes comprei livros do meu próprio bolso. Nunca adulei editores. Ou fiz críticas por encomenda. Gostaria que lessem Seara de Vento, da também editora Caminho, e o colocasse em confronto com Levantado do Chão. Depois me digam. Não tenho e nunca tive a intenção de agradar ou desagradar quem quer que seja. Apenas procurei ser honesto. Premios como Nobel e Oscar nem sempre o são. A não ser pelo dinheiro. Um milhão de dólares, no caso do Nobel, ninguém atira pela janela.

Júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1772
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 11/06/2008 19:33  Atualizado: 11/06/2008 19:33
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: PARA PÔR FIM AO CASO SARAMAGO E PLÁGIO
Júlio, olá...
Quando li a sua primeira critica ao José Saramago e a sua opinião sobre um possível plágio, assegurei-lhe de imediato que essa opinião seria sempre polémica, lembra-se?
O que não é justo é que agora o queiram crucificar por isso, porque tanto o Júlio, como qualquer um de nós tem direito à critica e à opinião.
Porque hão-de as pessoas rotular de imediato os outros de frustrados e afins... quando não estão de acordo?
É uma péssima mania, uma manifesta prova de espírito democrático!!
Eu, como referi no primeiro comentário que fiz ao seu texto relativamente a este assunto, até sou uma admiradora da obra do escritor. Concordo consigo ao que se refere à poesia, mas também penso que essa poesia por muito modesta que seja, pode funcionar como um complemento da própria obra. Dificilmente somos perfeitos nas duas formas de expressão, daí que tenha essa opinião. Modesta... mas é a minha, e defendo-a com convicção!!
Quero deixar-lhe aqui bem expressa a minha solidariedade.
É bom que as pessoas se habituem a opiniões diferentes e mesmo não estando completamente de acordo com tudo o que escreveu nesse texto acerca do Saramago, respeito a sua opinião. E só tem que ser assim... caramba!
Um abraço.
Vóny Ferreira