Textos -> Surrealistas : 

Hoje tive um sonho ruim...

 
Tags:  amor    existêncialismo    Salvador dali  
 
Hoje tive um sonho ruim...
 
Acordo de um sonho ruim.

Ainda na boca o gosto de um cálice de vinho do porto que me serviu de sonífero e o gosto ruim dos últimos seis cigarros fumados enquanto via MTV até Morfeu ter vindo dar-me boa noite.

Acordo e fico em dúvida, se aquele ambiente que eu me encontro é a realidade ou o do sonho é mais real.

Olho em volta, estranho o lugar. Um hotel barato, decorado com mal gosto. Olho ao lado os cigarros da noite anterior, o único copo vazio, o computador ao lado, na cama, ocupando o lugar do par, piscando as luzinhas para mim, simulando ter vida.

Não, aqui é a realidade!

Penso como tudo nesta minha vida é surreal. Por um minuto me passa a vida de Salvador Dali e Gala na cabeça. Penso: “Ele era fantástico!”

Queria eu poder mudar para o mundo de Dali, viver por lá, nunca mais sair. Olho o celular, e vejo-o escorrendo pelo canto da cama, junto com o tempo. O meu tempo.

Lembro do sonho, sinto um aperto no peito, lembro do Dali e Gala novamente. Ela dez anos mais velha que ele, e sua eterna musa. Eles teriam de ser felizes, ou melhor teriam de se amar, nem sempre amar é ser feliz, mas com certeza, no mundo de Dali, as realidades não são absolutas.

Sinto frio, é inverno, lá fora faz dois graus.

O quarto está sufocante com o ar viciado do ar condicionado barulhento mais os cigarros. Hoje dormi oito horas, tão diferente das minhas habituais 3 horas de sono. Sinto o corpo empastado, doído...

Dormi nua, adoro dormir assim quando estou só. Pois quando não estou só sempre tem uma criança pulando para minha cama no meio da noite. Este pensamento me trás uma onda de saudade. Os filhos na casa do pai de férias, um momento novo para mim.

Mas mesmo assim, demoro-me sentindo meu corpo embaixo das cobertas, quente, solitário.
Lembro a última noite. Tudo tão rarefeito e distante. Tudo tão surreal. Dali parece que está ao pé da cama rindo de ver meu corpo desfazer-se e ficar apenas o contorno marcado na espuma derretida . Sinto-me assim, afundada em um colchão de espuma, amortecida para o mundo. Acolchoada, isolada, embebida neste meu mundo imaginário, onde a realidade é apenas um conceito imperfeito.

O telefone desperta. Rompe o silêncio da minha filosofia e aponta-me, afinal o lado da realidade. (não sei porque ponho despertador se sempre acordo sozinha antes dele, acho que é para saber qual o lado que realmente estou, a realidade não o sonho).

Da vontade de chorar. Prefiro o mundo de Dali com o amor por Gala, a velha musa eterna.Mas não sou Dali, e Ele não é Gala.

Lembro do sonho, da noite, dos cigarros, dos programas idiotas da MTV e surge a voz do Cazuza, “eu tive um sonho ruim e acordei chorando...” E fica, rimbombando na minha cabeça.

Olho o telefone. Torço para minha mão derreter, ou ficar grande demais para eu não poder discar os números.

(Se ele soubesse a força que faço para não ligar. Valorizaria muito mais as minhas ligações. Elas são frutos de uma série de conjecturas, filosofias, análises e sempre se decidem em um impulso. Mas é todo um processo, que começa com raciocínios lúcidos e termina com um “FODA-SE, vou ligar!”)

Ligo:
-Oi amor, tive um sonho ruim...
-Sonho não existe, tudo que é subjetivo não existe, não é verdade.
-Diz apenas que gosta de mim, estou triste.
-Gosto de ti, tenho que ir trabalhar. Beijo
-Bom dia para ti, eu te...pi-pi-pi...

As lágrimas correm, queimam a face.

Olho o espelho, parece que tenho 120 anos ou talvez apenas dois ou três.

Sinto mais ainda o sufocamento do ar quente. Acendo um Marlboro (melhor estar sufocada por cigarro que pela não-vida).

Olho a sacada, o sol ainda não nasceu e eu sinto-me quase morta. O céu Azul Royal prenuncia um novo dia à guisa da minha vontade.

Falta-me o ar. Sou fumaça, sou bruma, sou sufocamento, sou lágrima, sou um sol que não nasce, sou irrealidade...

Abro a sacada, saio nua mesmo. Preciso respirar, respiro o ar da madrugada, ele petrifica meu corpo quente saído debaixo das cobertas.

Estou fria por dentro e por fora, mas é por causa do frio atmosférico. Isto me é um alento.

Nua, na rua deserta da sacada frente ao mar, o termômetro marca dois graus.

Eu rio de mim, do mundo, de tudo e penso, "penumonia não é uma boa morte".

Vejo-me escorrendo, desmanchada, apenas uma mancha escura na areia da praia. Um nada, um picolé de gente a ser lambido pelo vento da loucura derretendo-se ao tempo e à solidão auto-imposta pela sinuosidade dos giros cerebrais. Sinto-me enfim bem:

"Sou um quadro do Dali."

Entro no saguão do hotel, já vestida como uma tecnocrata de sucesso, independente e poderosa, olho as pessoas à volta, os olhares analíticos das mulheres e os de soslaio dos homens... Sirvo meu café e rio. Sentada sozinha na mesa escondida, no canto, com vista para a rua:

"Sobrevivi a mim mesma".

Agora os outros sobrevivam a mim.

Bom dia...

(E saio com o meu sobretudo preto, calças pretas, minhas botas de salto alto, cachecol. Todos olham-me, pois no lugar da minha cabeça, tem uma cabeça de tubarão).


Ana Lyra

 
Autor
anakosby
Autor
 
Texto
Data
Leituras
4121
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
20 pontos
12
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 01/08/2010 20:01  Atualizado: 01/08/2010 20:01
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Hoje tive um sonho ruim...
No meu romance, "As sombras da Infância, escrevi um texto que intitulei: "Onde começa e acaba a realidade?
Como gostei deste teu texto! Uma mini-história onde fica bem vincado o lado sensível da personagem, ou será da amiga que eu tive o gosto de conhecer e receber em minha casa?
Perfeito e belo, amiga. Guardo-o.
Beijo
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/08/2010 20:08  Atualizado: 01/08/2010 20:08
 Re: Hoje tive um sonho ruim... / Analira
Ana, aqui cabe o cliché,"há dias assim, noites assim, momentos"(...)Eu,sempre,sonho para o lado que estou deitado-já escrevi isto centenas de vezes-e acordo,sempre, para o sonho do lado...
Dali,podia ser Chaplin,noutro quadro, noutro conceito,mas não,não é, é Dali e Gala...Salvador, este expoente do manifesto Breton ficará para a História como mais nenhum,talvez a par com Da Vinci.
Mtv,Marlboro,Notebooks e Telefones, só falta uma Playstation 3 ou uma Xbox360 para que o Press Start to Gameplay seja completo, mas é um sonho...
Ainda bem que o sonhaste(e escreveste), fico-me pensando no que eu teria perdido se tu não tivesses tido "um sonho ruim"!...

beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/08/2010 20:16  Atualizado: 01/08/2010 20:16
 Re: Hoje tive um sonho ruim...
Perdi-me a ler este texto. A solidão nos deixa fora da realidade. Este texto quase nos mostra o mesmo personagem com uma vida dupla. A aparente e a real. Um texto muito bem escrito e dou o meu tempo por enriquecido ao lê-lo.

favorito

Beijo azul


Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 01/08/2010 21:58  Atualizado: 01/08/2010 21:58
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3357
 Re: Hoje tive um sonho ruim...
olá Ana,

gosto da forma como escreves com inquietude nas palavras...eu sonho sempre para não acordar.

beijinho


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 01/08/2010 22:51  Atualizado: 01/08/2010 22:51
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Hoje tive um sonho ruim...
Estando aqui
fugindo Dali?!...
Parece mentira!
A Ana deLyra!...
(rss)

Pintou vários quadros num só.

Um abraçooo!
Abilio**


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/08/2010 04:45  Atualizado: 02/08/2010 04:45
 Re: Hoje tive um sonho ruim...
Por vezes gostaria que a realidade se tornasse fantasia, e vice-versa! Dali pintou sonhos baseados na realidade, ou foi ao contrario!? Voce, Analyra, tambem pintou belas imagens com a sua pena dourada! Parabens e um abraco!