Textos : 

Teoria sobre a verdadeira cultura

 
Tags:  17/07/2009  
 
O nomadismo das minhas palavras contrasta com o jeito sedentário com que me sento à frente das letras para as construir.
Seria fácil seguir a partir daqui, para um texto elaborado e de construção rápida. A inspiração não me falharia e iria sair tudo como sempre... à primeira e, com alguns retoques, estaria pronto para ser posto à vista de todos. O texto rezaria de sentimentos verdadeiros e processos genuínos, de reflexões e conclusões, de um sem número de situações que se geram quando se escreve de catadupa no improviso da acção. Voltaria, depois de me perder do que me tinha levado a começar, ao nomadismo das minhas palavras que contrasta com o jeito sedentário com que me sento à frente das letras para as construir.
Decidi agora continuar o texto:
Viajo, agora, entre o meio louco e o meio são, pago aos dois e ainda recebo troco. Rimo três palavras e penso que sou poeta, que escondo mensagens atrás de muros de escrita... alguns deles já meio derrubados.
Poeta? Pois claro que sim. Na realidade, a palavra define-me. Disso não me restam dúvidas. Tive, em certa altura, um professor que me disse que cultura é tudo, que até a forma como se mija o é. Fiquei a olhar para ele como quem diz: “mas que raio, se cultura é tudo, então porque é que me dizem que há incultos?”. Mais tarde desenvolvi a minha própria teoria. Cheguei à brilhante conclusão que os incultos só poderiam ser aqueles que não produzem cultura... os mortos.
Digo hoje que poetas são todos, que fazer poesia é mais do que escrevê-la, é sê-la, lê-la, é pegar nas frases e nas palavras e desconstruí-las, é pegar nas letras usadas de um anúncio de detergentes e construir outras palavras. Poesia é ser. No fundo, poesia é cultura e , assim, é tudo. É tão tudo que nunca é banal. Contra-senso? Não. É, sim, a mais profunda das verdades. Nada faz mais sentido que isto.
E lá volto ao nomadismo das minhas palavras que contrasta com o jeito sedentário com que me sento à frente das letras para as construir. As palavras são nómadas, saltam de frase em frase, de texto em texto sem nunca assentar num sentido por muito tempo... não conseguem. Mas se elas são selvagens e não se seguram em lado nenhum, já eu, nem sequer me mexo! Estou aqui, bem aqui, noite após noite a construi-las com letras, como se fosse deus (e alguém diz que não sou?) ou um qualquer cientista que as modifica geneticamente. Mexo-lhes no ADN. Reorganizo-lho e invento mutantes, faço clones ou, pura e simplesmente, faço de parteiro para jovens outras palavras paridas com sentidos diferentes. Algumas doem-me e são difíceis, outras há, que são tão lindas que me fazem vaidoso. São todas minhas filhas.
Em suma, faço poesia. Faço cultura. Fazemos todos. O mundo faz. Poesia é viver.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
1002
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
7
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carlos_Val
Publicado: 17/10/2011 20:57  Atualizado: 17/10/2011 21:02
Da casa!
Usuário desde: 11/03/2011
Localidade: Braga a residir em Gaia
Mensagens: 421
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
Gostei do tema, com subtileza mexeu com a consciência delicadamente.
Não é fácil escrever, muito menos ser-se escritor o pior é assumir quem é o redentor

Abraço poético

Val

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/10/2011 20:57  Atualizado: 18/10/2011 11:49
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
"me mexo"

horrível! buuu! Não gostei do teu texto, mas espero que não o apague pois se o fizer não mais te darei o prazer de minha leitura.

Passar mal.

* editado *
Eu estava brincando, é claro. Tentando tua paciência quanto a ofensas e o botão apagar.

Mas, enfim, se até mijo é cultura, devo criticar seu tom de amarelo?

Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 17/10/2011 21:13  Atualizado: 17/10/2011 21:18
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4210
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
Hoje,quero apenas te agradecer pelo comentário que fizeste ao meu texto.Uma explicação coloquei fuder corretamente,pois,não uso palavrões em meus textos.
Aqui na minha terrinha,usamos "porreta" significa
legal.Poucas palavras que usamos e não são palavrões.
O que me alegrou e muito foi tuas sinceras palavras
e comentei com amigas minhas.O meu texto é real,apenas mudei o nome dos personagens,mesmo escrevendo com minha cabeça dolorida,porque lutei
com meu vizinho para que enxergasse uma verdade e muiito magoada,consegui escrever e receber o teu comentario justo no texto social e atual,estou contente.Obrigada
Quanto ao teu texto diceste o que eu gostaria de
escrever.Uma aula maravilhosa!Abraço te.Varenka

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 17/10/2011 21:20  Atualizado: 17/10/2011 21:39
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
Que dizer da poesia? Que dizer de quem escreve e faz dos sentimentos tinta que borra o papel em traços delineados pela emoção. Dizer que o poeta é um mentiroso, é muito simples, dizer que é flor a desabrochar, muito rebuscado, ou não estará na morte da flor um sublime espaço poético? Não estará na verdade que o poeta escancara por vezes de forma subjectiva o ultimo objectivo da poesia?
Ser poeta não é ser mais alto, é ser o comum dos comuns e nessa humildade ser capaz de ver o que mais ninguém vê, fazer da vaidade alavanca que o torna, aí sim, mais alto porque comungando das vivências do que o envolve, veste-se de povo, despe-se de preconceitos, porque nem tudo na poesia são cores do arco-íris ou amor desbravado a talho de rimas e confissões melosas.
Ser poeta é ser capaz de escrever verdade ainda que minta no pressuposto do que sente no momento, mas a ideia subliminar deve e tem de ser sempre verdadeira por força da razão poética e da não desvirtuação do dom que almeja. A verdade e o inconformismo consubstanciam o que de mais virtuoso a poesia encerra.
O poeta é por isso e antes de mais, um intervencionista. E sempre que um poeta se cala é uma andorinha que morre, uma primavera que empobrece.

Abraço Val

Enviado por Tópico
PROTEUS
Publicado: 17/10/2011 21:26  Atualizado: 17/10/2011 21:26
Colaborador
Usuário desde: 27/03/2010
Localidade:
Mensagens: 3987
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
Escreve muito bem. Concordo com o seu professor que cultura está em tudo: modos, gestos, olhares... Somos seres culturais. Poesia é parte da cultura... É arte. E somente nós homens produzimos cultura e arte.
Alguns são mais poetas que outros.Mas no fundo somos todos poetas. Como você disse:"Poesia é viver".
Obrigado pelo texto.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/10/2011 21:35  Atualizado: 17/10/2011 21:35
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura
Passei por aqui para dizer que adorei o texto inteligente e pertinente.

" Poesia é viver" - encerra /abarca tudo que penso a respeito... da cultura.

Parabéns, agradeço a partilha.

Abraços

Enviado por Tópico
Valdevinoxis
Publicado: 18/10/2011 11:21  Atualizado: 18/10/2011 11:21
Administrador
Usuário desde: 27/10/2006
Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
 Re: Teoria sobre a verdadeira cultura/Agradecimento a todos
A todos:

agradeço a expressão de opiniões, a presença e acima de tudo a leitura.

obrigado

Valdevinoxis