Crónicas : 

QUINZE MINUTOS

 
Tags:  solidão    tempo    relacionamento    companheirismo  
 
Chego à rodoviária. Faltam quinze minutos para a partida de meu ônibus. Às vezes, quinze minutos podem representar muito tempo para quem está ansioso para viajar.

Não dá para fazer um lanche com tranquilidade, temos que ficar conferindo a hora no relógio. Normalmente o entretenimento é observar as pessoas que partem e as que chegam. É um instante de abstração. E minha abstração é quebrada quando um senhor se aproxima e pergunta onde fica a plataforma do ônibus que sai para Roseira.

- Plataforma vinte e cinco, senhor, é a próxima.

E subitamente, este senhor começou a dizer que estava com muitas saudades de sua esposa, falecida há um ano.

Olhei com mais atenção em seu rosto e pensei: deve ter tomado umas "canjiribas" a mais. Ele tinha os olhos vermelhos, de quem havia chorado, mas não distingui evidências de embriaguez.

E continuou falando que nasceu em Minas Gerais, na cidade de Cristina. Veio criança para o estado de São Paulo. Trabalhou a vida inteira no campo, cuidando do café, tirando o leite das vacas. Ficava muito tempo no mato, feito um bicho, vinha pouco à cidade. O filho é motorista de caminhão, o que considera uma profissão arriscada, fazendo frete na Dutra.

E queixou-se que sentia muita falta da mulher. Viveram muito bem juntos, trinta e cinco anos, um cuidando do outro. E fazia um ano, naquele dia que ela o deixou sozinho neste mundo.

E depois se desculpou pelo desabafo e com a passagem na mão se encaminhou para o ônibus que havia estacionado.

Fiquei pensando na amizade entre cônjuges ou amantes. Toda a amizade, é muito importante, é claro. Mas, fiquei pensando nessa coisa que costumamos chamar de companheirismo que acontece entre duas pessoas. Tristeza maior dos que perdem esta relação é a dos que nunca a experimentaram.

E também me questionei se não tenho cara de padre ou de psicólogo. Não é a primeira vez que uma pessoa desconhecida se aproxima e revela as suas particularidades.

Em menos de quinze minutos, no final de uma tarde de sábado, um cidadão me conta a sua vida e as suas amarguras. Um cidadão que provavelmente jamais verei. Realmente, quinze minutos pode ser muito tempo.


Luiz Felipe Rezende


 
Autor
Luizfeliperezende
 
Texto
Data
Leituras
816
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
2
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 28/02/2018 14:00  Atualizado: 28/02/2018 14:12
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: QUINZE MINUTOS
Poeta
Isso sempre acontece comigo, ainda farei psicologia! Rsrs
Adorei a leitura! Sensível, singelo!

Tristeza maior dos que perdem esta relação é a dos que nunca a experimentaram.

Que bela reflexão! Quantos casais vivem essa realidade, fazem bodas de ouro e nunca tiveram uma relação de verdade. Viveram de aparência, só magoando, correndo atrás de terceiros e no fim da vida se deram conta do quanto poderiam ter sido felizes com a pessoa que sempre esteve ao lado? Acho que a dor do remorso deve ser a maior de todas!
Beijos!
Janna