https://www.poetris.com/
 
Textos : 

Os Pomos Maduros

 
Despertou e olhou para o relógio pregado na parede que apontava seis horas da matina. Como de costume, levantou-se e foi até o banheiro. Lavou o rosto, escovou os dentes e penteou os poucos fios de cabelo que lhe restaram. Quando voltou para o quarto reparou que o relógio ainda marcava seis horas. Teria estragado? Foi até ao seu celular que carregava na tomada. Estava desligado. Supôs que a energia elétrica tenha faltado na madrugada. Tentou ligar a lâmpada e não obteve êxito. Sim, era mesmo a falta de energia elétrica, pensou ele. Vestiu a farda e desceu os degraus rumo ao carro. Pela posição do Sol chutou que seriam seis e meia. Entrou no carro. Quando bateu na chave, nada. Estranhou. Bateu na ignição de novo e nenhum sinal. O carro também não funcionava. Tentou novamente e viu que nem a luz do painel acendia. Vociferou impropérios contra os deuses e contra os homens. Enraivecido saiu do veículo e foi para a cozinha. Resolveu fazer um café. O fogão não funcionou. O que estaria acontecendo? Já estava agoniado por estar tanto tempo sem internet. Morava numa área rural e sentiu-se isolado do mundo. Não passou muito tempo acordaram a esposa e os filhos. Contou o ocorrido. A família entrou em total desespero. Como poderiam viver sem televisão, sem geladeira, sem redes sociais? A mulher caiu em prantos e se recolheu no quarto. O filho mais novo batia o "tablet" no chão para ver se funcionava enquanto o mais velho já demonstrava sinais violentos da SAT ( Síndrome da Abstinência Tecnológica).
Ele sentou-se no sofá com os cotovelos sobre os joelhos e com os dedos enfiados nos cabelos. O que teria acontecido? De repente, ele reparou numa flor bonita sobre a mesa que parecia que morria por inanição e já estava sendo sepultada dentro de um jarro de porcelana muito bem ornamentado com caracteres asiáticos. Nunca tinha reparado naquela flor. Nem sequer sabia o nome. Foi até a pia da cozinha, encheu um copo de água e deu de beber a pobre planta. Saiu, foi até a porta e olhou para o céu como que se pedisse um milagre para o retorno das comodidades as quais estava habituado. Nem se lembrava mais há quanto tempo não olhava para a abóboda celestial. Estava um dia bonito, céu azul, Sol radiante e nuvens corredias e acarneiradas percorrendo a atmosfera. Baixou o olhar e se deparou com uma elegante e frondosa gameleira que aflorava no quintal rico em relva verdejante. Havia um sem número de pássaros em revoada e alguns pardais beliscavam uns pomos maduros que estavam caídos pelo chão. Provou um e achou delicioso. Havia muito tempo que só bebia e comia produtos processados. Por isso estava acima do peso, com a glicemia e a pressão arterial lá na estratosfera. Uma cadelinha bem pretinha apontou no portal da casa. Nem se lembrava mais o nome da perra. Chamou-a como os homens chamam os cães e ela veio toda saliente, rebolativa, orelhas baixas e sorrindo através da cauda. Veio e deu-lhe várias lambidelas nas mãos brancas e peludas. Pegou a cachorrinha no colo e sentiu o seu coração encher-se de ternura. Sentou-se no gramado e ficou aguardando que aqueles pássaros em revoada regressassem. A esposa observava a cena alienígena
pela janela do quarto de casal. Os filhos também. Desceram todos e sentaram-se junto dele. A esposa pousou o braço sobre seu ombro. Os filhos também. Todos ficaram fitando o horizonte, encantados com a beleza do dia, aguardando o regresso dos pássaros de arribação, devorando os pomos maduros .


Gyl Ferrys

 
Autor
Gyl
Autor
 
Texto
Data
Leituras
392
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
32 pontos
16
4
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carii
Publicado: 05/07/2018 20:16  Atualizado: 05/07/2018 20:16
Colaborador
Usuário desde: 28/11/2017
Localidade:
Mensagens: 1772
 Re: Os Pomos Maduros
E o "felizes para sempre", aconteceu. Sem amarras, sem dependências ou vícios. Simplesmente ser livre e apreciar o que a natureza oferece, os sentimentos que nos despertam. O estar em família. O estar simplesmente.. presente. Apreciei a leitura. Gostei muito! Beijos!


Enviado por Tópico
Semente
Publicado: 06/07/2018 00:23  Atualizado: 06/07/2018 00:23
Colaborador
Usuário desde: 29/08/2009
Localidade: Ribeirão Preto SP Brasil
Mensagens: 8696
 Re: Os Pomos Maduros/ Para Gyl
Que maravilha!

Seu conto deixa a descoberto uma das faces da problemática desse século que é o afastamento das pessoas do habitat natural, para mergulhar cada vez mais na satisfação instantânea da tecnologia, sem garantia de permanência, porque ela pode nos faltar a qualquer momento...

Mas basta um instante sem as facilidades viciantes da internet, pra se perceber a fragilidade dos vínculos humanos e familiares, e a ausência de ligação com o belo da natureza, da vida.

Ainda bem, que no seu conto, a família descobriu a tempo a beleza do mundo em que vivem, e da harmonia existente entre eles, no toque, na alegria de estarem juntos.

Gostei muito Gyl, porque leva à reflexão do quanto nos afastamos do mundo real e essencial para o relacionamento familiar. Parabéns!

Beijos


Enviado por Tópico
Upanhaca
Publicado: 06/07/2018 07:19  Atualizado: 06/07/2018 07:19
Colaborador
Usuário desde: 21/01/2015
Localidade: Sol Poente
Mensagens: 6451
 Re: Os Pomos Maduros
Desligados ao mundo material e ligados ao mundo real, onde a natureza e a família contam mais.

Belo texto! Adoro passar por aqui.

Abraço!
upanhaca


Enviado por Tópico
IsabelRFonseca
Publicado: 06/07/2018 09:47  Atualizado: 06/07/2018 09:47
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2013
Localidade: Algures em Portugal
Mensagens: 2722
 Re: Os Pomos Maduros
╭✿ ♥
É bom sempre passar por aqui ✿
um abraço Gyl


Enviado por Tópico
Mcris
Publicado: 06/07/2018 14:28  Atualizado: 06/07/2018 14:28
Super Participativo
Usuário desde: 17/11/2017
Localidade:
Mensagens: 124
 Re: Os Pomos Maduros
o que é simples me atrai... tão bom viver a contemplação da vida sem a correria, as cobranças do dia a dia...

Bjim do lado de cá


Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 06/07/2018 16:03  Atualizado: 06/07/2018 16:03
Colaborador
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 1302
 Re: Os Pomos Maduros
Belo texto apreciei , e dou razão , do que diz seu texto reflexivo e verdadeiramente o que acontece nos dia atuais. Lamentável.
Bjs


Enviado por Tópico
Volena
Publicado: 07/07/2018 12:15  Atualizado: 07/07/2018 12:15
Colaborador
Usuário desde: 10/10/2012
Localidade:
Mensagens: 12514
 Re: Os Pomos Maduros P/Gyl
A consciência quase imperativa, que o mundo precisa de ordem! Achei maravilhosa a sua maneira tão reflectiva, salientando que a Natureza é a verdadeira sabedoria, a beleza e que não há nada mais que possa substituir o amor, uma família, nem os passarinhos depenicando os frutos madurados, ressurtir... Êxtasiada! Súlime o seu conto, um abraço extraordinário Vó


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/07/2018 02:27  Atualizado: 14/07/2018 02:27
 Re: Os Pomos Maduros para o vįtimo do Luso, para o coitado
LixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerdaLixofilhodaputacomentadordecuplagiadordemerda