Textos -> Políticos : 

Os democratas que não construíram a democracia

 
Tags:  linguagem    DEMOCRACIA    DEMOCRATA    conhec    subverter  
 
Ainda nos falta um bocado de trabalho científico e filosófico, descontraído e desinteressado, isento e tranquilo, para começarmos a compreender o problema da linguagem, como parte das respostas e das perguntas sobre a realidade incluindo a dela própria.
Mas estão a fazer-se progressos notáveis.
A linguagem, segundo uma abordagem interessante que li, parece que funciona num esquema digital, descontínuo, e a realidade, a vida, as emoções, funcionam analogicamente, sem descontinuidade.
Esta hipótese, para mim, foi uma grande descoberta (andamos sempre a descobrir o que já foi descoberto?).
O alcance desta conjectura, de que a linguagem comunica, ou pretende comunicar, a realidade mas que o faz representando-a digitalmente, envolve um conjunto de problemas interessantíssimos e que podem ser perigosos.
Deixa o caminho aberto a todas as formas de comunicação e de mal-entendidos e de equívocos, voluntários ou não, sobre a realidade, que sempre será diferente da nossa representação dela e, inerentemente, da comunicação que dela se faz.
A literatura, a poesia, o teatro e as artes...não obstante serem de algum modo jogos que "pervertem" e "subvertem" e "transgridem" a linguagem digital para tentarem ser analógicas, como a realidade, não deixam de ser linguagens...
Não estou muito certo de estar a ser suficientemente rigoroso na linguagem e não tenho mais do que a suspeita de que estou a pensar numa questão algo revolucionária, em termos de teoria do conhecimento.
Quanto à democracia, enquanto ideia, nunca será destruída por ninguém. Se existe um problema porque a democracia nunca existiu para além da ideia e quanto mais se deseja, mais parece estar longe da sua concretização, é preciso identificá-lo e resolvê-lo, mas não me parece que seja com jogos de palavras como "os democratas que destruíram a democracia".
Apostaria na expressão “os democratas que não construíram a democracia”.






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
833
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
4
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
TrabisDeMentia
Publicado: 04/06/2020 05:53  Atualizado: 04/06/2020 05:53
Webmaster
Usuário desde: 25/01/2006
Localidade: Bombarral
Mensagens: 2331
 Re: Os democratas que não construíram a democracia
Idealmente, a cada ideia uma palavra.

Já viu, você vai ao médico e ele diz que você sofre de "tpn". Nem sabia o que era "tpn" e agora essa palavra faz toda a diferença para si. Pode pesquisar por ela no google encontrar outras pessoas como você sem ter de descrever uma longa lista de comportamentos.

Quanto mais eficaz for a linguagem, mais una será a humanidade. Assim penso.


Abraço :)


Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 05/06/2020 17:50  Atualizado: 05/06/2020 17:50
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1913
 Re: Os democratas que não construíram a democracia
É um facto, antes de haver democracia não haviam democratas, logo não a podiam construir....

Muito bom