Crónicas : 

reflexão sobre o pecado

 
É redundante dizer que o pecado mora ao lado. O pecado não existe enquanto contextualização da mente, o pecado a existir existe no acto mais vil. Porque o pecado que nos pregam os padres do alto do seu púlpito em verborreias bíblicas mal interpretadas, ou interpretadas como lhes dá jeito, isso não é pecado. Amar uma mulher a legitima ou não, isso é pecado? Uma mulher que se afoga em paixão clandestina, isso é pecado? O(a) adolescente que se toca num prazer solitário, isso é pecado? A criança que rouba uma peça de fruta, isso é pecado? O(a) poeta que escreve de amores socialmente censuráveis, isso é pecado? Dar uma queca com preservativo, isso é pecado? (bem, aqui tenho que concordar que é melhor sem, o papa lá sabe) Será que o pecado é assim tão banal que leve alguém a censurar outro por dá cá aquela palha? A banalização do pecado está na interpretação lata que os querubins de cu redondo e faces mimosas lhe dão. O pecado está na hipocrisia desses pseudo anjos de trazer por casa com que tropeçamos todos os dias, lestos a fazer a genuflexão á passagem de uma capela ignorando o sem abrigo que lhe aproveita o largo telhado. O pecado está na intolerância de quem lê e não respeita a opinião alheia, ou sequer a sua intimidade na devassa que tenta fazer em interpretações erróneas do que leu. O pecado está no abade que come bacalhau em dia de sexta-feira santa porque nesse dia é “pecado” comer carne, e depois despeja diarreias dialécticas a um povo que só sabe agarrar-se ao terço e encetar caminho para Fátima, como quem vai o hipermercado em dia de romaria de domingueiros. E andar a pedir por casebres de aldeia para as obras da igreja?
O pecado está em ceifar vidas em nome de uma religião, de uma qualquer Jihad islâmica, mas desenganem-se os católicos. Eles só estão 600 anos atrasados em relação aos cristãos, porque há 600 anos atrás era o Papa que ordenava as matanças em nome da fé cristã. Nisso o pseudo Hitler que lá está é mais camuflado. Na sanha que desencadeou enquanto dirigia o santo ofício condenou muita gente ao silêncio, cujo único pecado foi discordar… Não importa o quê, discordou. E eu pergunto, não será este o verdadeiro pecado? Não serão estes os actos vis que falo no princípio do texto? Será que este Senhor tem lá o lugar garantido á direita do Pai? Será que aqueles que passam a vida a entoar loas (que rimam ou não!) e desatam a criticar uma opinião contrária ou até um modo de vida contrário é que atingirão a paz celestial? Mas não terá esta gente de ter a mesma paciência comigo que eu tenho de os ver a mostrar o mimoso cu á medida que se agacham nessas genuflexões ridículas?

 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
3591
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
27 pontos
19
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/12/2008 19:45  Atualizado: 10/12/2008 19:45
 Re: reflexão sobre o pecado
..rs...de repente fiquei com vontade de rir. Seu texto está como lanças jogadas no céu do Vaticano. O pecado, na verdade, é uma forma de segurar os fiéis na doutrina, como pessoas que sempre precisarão de ajuda e confissão. Há quem diga que o pecado mata, mas isto está muito mais para consciência pesada, de ter cometido uma injustiça, do que o próprio rótulo do pecado. Os padres são tão pecadores qto nós, assim como os Papas tbm, todos possuem pensamentos, consciência e inconsciência. Há quem diga ainda, que tem o discaramento de dizer que estava possuido pelo demônio e foi ele que cometeu o pecado...rs...francamente somos todos um bando de pecadores e infiéis a Deus. Que ele tenha misericórdia de nós, pois já nascemos do pecado (do prazer da carne) e somos a personificação da ejaculação bem sucedida!!...

Afinal, sou um espermatozóide vencedor!! Ainda que pecador, pequei no óvulo da minha "santa maezinha"...


Enviado por Tópico
Paulolx
Publicado: 10/12/2008 20:18  Atualizado: 10/12/2008 20:18
Da casa!
Usuário desde: 29/10/2007
Localidade: Norwich, Inglaterra
Mensagens: 235
 Re: reflexão sobre o pecado
Obrigado Jaber.
Como sempre um texto muito bem escrito e humorado versando um tema interessante.
Na minha opiniao o "pecado" nao existe nem nunca existiu. É só uma das muitas amarras com que esta sociedade disfuncional e autista nos tenta dominar.
Tristemente constato tantos que me sao queridos a viver/sentir/criar esse "pecado" e a permanecerem convictamente nesse caminho.
Cito á laia de despedida o lema de uma seita mistico-politica muito antiga e mal-compreendida.
"Nada é verdadeiro. Tudo é permitido."
Abraços


Enviado por Tópico
flavio silver
Publicado: 10/12/2008 20:43  Atualizado: 10/12/2008 20:43
Colaborador
Usuário desde: 24/09/2007
Localidade: barcelos
Mensagens: 1001
 Re: reflexão sobre o pecado
grande elegância este texto Jaber.
como diz o título, o pecado mora aqui ao lado e, tentações de pecar, de meter a mão criminosa numa saia desbotada é sempre uma tentação antiga.

mas, este texto refleete e bem sobre questões fundamentais da sociedade bem como os seus paradigmas.
anuncias e declaras guerra aberta a esses pecados e invocas de certa forma um fio para puxar a meada.
bem... olha...gostei, abraço


Enviado por Tópico
MariaSousa
Publicado: 10/12/2008 21:03  Atualizado: 10/12/2008 21:03
Membro de honra
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 4038
 Re: reflexão sobre o pecado
Nem tudo é preto ou branco. Existem muitas matizes...
Um texto duro mas verdadeiro. Real. Sem preconceitos.

Bem escrito. Escrito para reflectir.

Bjs


Enviado por Tópico
Gothicum
Publicado: 10/12/2008 22:50  Atualizado: 10/12/2008 22:50
Da casa!
Usuário desde: 21/09/2008
Localidade: Galáxia de Andrômeda
Mensagens: 427
 Re: reflexão sobre o pecado
"Há duas espécies de homens: uns, justos, que se consideram pecadores, e os pecadores que se consideram justos. "
(Blaise Pascal)

...esta é a sina humana. Abraços.


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 11/12/2008 09:29  Atualizado: 11/12/2008 09:29
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: reflexão sobre o pecado
O pecado é apenas um termo usado para "penalizar" qualquer desobediência à religião ou à "moral". O pecado está nos olhos de quem o vê. O que é pecado para A poderá não ser para B e vice-versa...
O texto, como sempre excelente, irónico e com um toque de humor, o que o torna muito agradável de ler. E bom para tantos "santinhos" lerem e reflectirem...

Beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 11/12/2008 10:44  Atualizado: 11/12/2008 10:44
 Re: reflexão sobre o pecado
muito bom o texto, me prendeu do início ao fim, bem o pecado a que se refere acredito que não exista, e sim a mente retrograda de alguns que gostam de julgar esquecendo que também são julgados. O pecado deve estar sob julgo de uma guerra santa de homens que se dizem bons, mas a real guerra é interior, estamos ou não pecando? quem nessa terra poderá nos julgar? não sabemos. bj


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 11/12/2008 11:17  Atualizado: 11/12/2008 11:17
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: reflexão sobre o pecado
Jaber:
Afinal o que e o pecado?
O que para uns è pecado para outros pode não ser.Depende da formaçao moral e religiosa de cada um e tambem dos valores que lhe foram incuntindo ao longo da vida.
Adorei o seu texto,porque nos chama a atenção para realidades que muitas vezes tendemos a esquecer.
Quando vemos todo o historial da igreja catolica ao longo dos seculos,apete-nos perguntar-
Quem e que mais pecou?Foram os homens ou aqueles que se diziam mensageiros do testemunho de Cristo?
Um beijo.


Enviado por Tópico
SoniaNogueira
Publicado: 17/12/2008 17:10  Atualizado: 17/12/2008 17:10
Membro de honra
Usuário desde: 31/10/2007
Localidade: Brasil
Mensagens: 624
 Re: reflexão sobre o pecado
Pecado: falta, erro, culpa, vício, maldade, crueldade, (Aurélio)
Pecado é a palavra usada para dizer aos injustos, corruptos, desonestos, infiéis, que, a vida é como um bumerangue tudo que fazemos aos outros volta para nós em dobro.
Tudo é pecado quando o peso da consciência abala o sono, torna os outros infelizes, descrer de uma força maior, quando somos apenas uma massa que vira pó e de nada sabemos, de onde viemos nem para onde vamos.
Um ser inferior que usa apenas 10% do intelecto e somos incapazes de descobrir o mistério da vida. E muitas vezes nos achamos o máximo. Só sei querido, que nada sei... Escrevo no que acredito que, a força maior de uma sociedade bem estruturada depende das bases familiares que estão frágeis e se demolindo a cada dia em nome de um pseudo modernismo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/02/2009 18:51  Atualizado: 16/02/2009 18:51
 Re: reflexão sobre o pecado/Jaber
Pecado;

Segundo algumas religiões, nós humanos fomos " criados " , por um Deus e depois de refletir a minha conclusão é que se fomos criados somos apenas como máquinas ou computadores por ex., Deus quando nos criou carregou-nos com certa informação, ou seja foi como se nos tivesse programado certo?
Então e nós só agimos ou vivemos segundo o que ele colocou nesse programa.
Se somos todos pecadores, não devemos nos sentir condenados ou mesmo maus, pois estava no programa desse Deus...
Se existe o Deus que criou o mundo, então ninguém é responsavel senão ele pelo "pecado", nós nunca poderemos então, e segundo a minha lógica ser responsaveis porque foi ele que nos criou...



Luisa Raposo