ALGUNS PASSOS DA HUMANIDADE
ALGUNS PASSOS DA HUMANIDADE
A paixão arde,
Mas a todos invade...
O desejo trai,
Mas a todos atrai...
O amor surta,
Mas a ninguém assusta.
A fantasia domina,
Mas a todos contamina...
E o prazer?...
É a razão de viver...
I - CONFLITO DOGMA E CIÊNCIA
Gregor Johann Mendel "o pai da genética" (Heizendorf, 20 de Julho de 1822 — Brno, 6 de Janeiro de 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.Mendel propôs que a existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.
Como plantas e animais
Passam suas características
De uma geração a outras mais?
A resposta está no sexo... Mas era tabu demais
Genes, o par de unidades elementares da hereditariedade...
Descoberta em cuja via a ciência a cada dia se refaz...
II - CIÊNCIA VERSUS DOGMA: PRIMEIRO IMPACTO - SÉCULO XIX
Charles Robert Darwin (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 — Downe, Kent, 19 de Abril de 1882)Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.[1]
Homem e o macaco têm
Um ancestral comum
Ambos são movidos além,
Por um instinto primitivo...
Genético inconciliável, sem
Quase pistas, camuflado...
Olhos à face não se sabe de quem...
III - CIÊNCIA VERSUS DOGMA: SEGUNDO IMPACTO - SÉCULO XX
Sigmund Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista judeu-tcheco, fundador da psicanálise.O homem é movido pela pulsão sexual (instinto primitivo, pulsão primordial)a descoberta do inconsciente.Considerando o simbólico na estrutura das palavras estudando protocolos de seus pacientes na clínica terapêutica, descobre o desejo articulados aos traumas gerando fantasias, mentiras que traem o Ego, que assim não é senhor em sua própria casa. Circuito neurótico conflitual: mentira-fantasia-desejo-pulsão-instinto animal. Controle\ descontrole da neurose: Sonhos (descargas emocionais que controlam a pulsão). Sonhos acontecem na angústia.Quando a ação dos sonhos se tornam insuficientes, traumas se instalam,
Se a angustia persiste vem o stresse, se persiste o stresse, surgem os sintomas somáticos. Por não existir a condição espontânea do domínio do Eu, a neurose é sintoma comum em todos os seres humanos.
Todos mentem
O que os faz mentir?
As fantasias do inconsciente
O que os faz fantasiarem: O desejo
O desejo trai e atrai soberbamente
E o que move o desejo? A pulsão
Atemporal, irracional... Inconsciente!
Assim, o Ego não é senhor
Em sua própria casa
Metáfora erigida a expor
E expulsar o eu racionalista
De seus próprios domínios por
Meio da descentralização
Do primo conceito gerador...
Era tudo ilusão do sujeito...
A ideia de possuir uma consciência
Autônoma, um preceito
Da existência de uma relação
Não linear, articulada ao desejo feito
No simbólico: significante/significado...
Sítio do registro nas palavras, refeito...
IV - CIÊNCIA VERSUS DOGMA: TERCEIRO IMPACTO - SÉCULO XX
Igreja Católica novas encíclicas tentam sair do radicalismo, propondo ciência e fé caminharem juntas. João Paulo II.Papa Bento XVI (em latim Benedictus PP. XVI, em italiano Benedetto XVI), nascido Joseph Alois Ratzinger, (Marktl am Inn, Baviera, 16 de abril de 1927) é o Papa desde o dia 19 de Abril de 2005.[1] Foi eleito como o 266º Papa com a idade de 78 anos e três dias, sendo o actual Sumo Pontífice da Igreja Católica. Foi eleito para suceder ao Papa João Paulo II no conclave de 2005 que terminou no dia 19 de Abril.Mas o Papa atual é de uma corrente conservadora do Vaticano, corrente diferente do anterior. A questão básica deste terceiro impacto é : O homem brinca de ser Deus....Criatura travestido de `criador`. Ética versus moral na Engenharia Genética.
Multiplicação, este é o nome do jogo.
É geral, é condição para todos igual.
Tão simples como por em pé, um ovo,
Povoar, diversificar, é coisa original...
Começo em que o verbo se fez carne
Preservar já era lei, haviam colheitas,
Mas uma era proibida, era a margem.
Tudo sugeria que não podia ser feito...
Desde o começo, era para ser assim,
Até que houve a tal primeira violação...
Beleza e cor, tudo mudou, ficou ruim...
A natureza suprema aplicou a punição...
Se o ser humano tivesse apreendido
Simples lição, o b-a-bá da educação...
Teria hoje seu mundo menos agredido,
E longe da grave ameaça de extinção...
V - HUMANOS AMEAÇADOS POR TOXINAS E RADIAÇÃO : QUARTO IMPACTO - SÉCULO XXI
A homogeneidade gerada pela engenharia genética está colocando em extinção muitas espécies. Desde nossos ancestrais recentes nosso corpo não está mudando.Toda a adaptação humana está acontecendo em função de objetivos tecnológicos.
O tempo de 5 milhões de anos corresponde ao período que os humanos levaram para mudar a si e a natureza. Enquanto 5 mil anos corresponde ao tempo que o homem moderno levou para fazer a mesma façanha.Esta celeridade na variabilidade genética esteve diretamente relacionada a variação ambiental.
O homem transformou o meio ambiente drasticamente. O ambiente varia velozmente na contemporaneidade. E o homem está vivendo experiências de padronização, homogeinização. Está seguindo padrões de: habitação, físico, hábitos alimentares etc. Está liquidando com as suas oportunidades de adaptação ao meio ambiente que muda rapidamente.
Neste ambiente inóspito que varia se homogeneizando, a vida fica sob a mira da extinção, a extinção das espécies. Neste ambiente homogeinizador os grandes vilões são as toxinas e a radiação.
Assim, grande desafio da humanidade é vencer as toxinas e a radiação. Como as práticas de desenvolvimento na contemporaneidade tende a padronizar, a seleção natural, que é soberana, escolherá os mais fortes, ou seja aqueles poucos que não se deixarem padronizar.
Fugir de detalhes padronizadores parece ser o caminho para a resistência da raça humana. A natureza é severa e sempre exigirá de seus filhos muito laborar para que conquistem o direito a sobrevivência.
Humanos de tipos físicos habituados a produtos industrializados, expostos as toxinas dos agrotóxicos, a poluição de todas as formas, etc, não terão resistência.
Cuidar em manter-se em ecosistemas compatíveis e em harmonia com a natureza parece ser uma das saídas. Em suma todos precisam de se inserirem em uma ação comunitária conjunta. Voltar aos sentimentos tribais, fraternos e solidários a sobrevivência, do meio ambiente, deverá vir sempre em em primeiro lugar. Assim tendo a consciência plena de que sem este meio natural, os seres humanos não terão para onde escapar...
Ibernise.
Indiara (GO), 04.08.2009
Inédito, nesta data.
Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998
Para desativar a música clique no lado esquerdo superior do video.Obrigada