Prosas Poéticas : 

A CRIANÇA E O LOUCO

 
Tags:  poemas    criança    louco    estherrogessi    luso  
 
A CRIANÇA E O LOUCO


Olhando a criança analisando as suas ações,
espanto-me e logo vejo: entre a criança e o louco há, uma certa semelhança, a criança loucuras faz e o louco é uma criança!
A inocência da criança, não é insanidade...
A diferença de tudo – em parte –, está no recém-nascer: há pouco tempo nasceu a criança; o louco, há muito nasceu; a criança vai aprender o que o louco, desaprendeu!
Paciência e muito amor, para com a criança todos têm; todos querem lhe ensinar; todos querem ser doutor... Ao louco ninguém ensina, porque já o ensinou.
As atitudes do louco, tanto quanto, as da criança,
é de pura inocência; é de total ignorância.
Porém, do louco, todos querem distância.
A criança é acolhida, porém, ao louco querem internar!

Sobre a obra:

Logo após a postagem dessa prosa em outro site, alguém comentou sobre o fato das idéias afins, existentes no meu texto e no livro "Elogio à Loucura", do autor: Erasmo de Rotterdã.
Perguntou-me se eu tinha lido o referido livro, respondi que não, porém, iria procurar ler. Verdade é que, diz Salomão em Eclesiastes: Nada é novo, tudo que é, já foi.

Fiquei curiosa e de imediato, procurei ler o citado livro.
Maravilhei-me a ponto de escrever o artigo a seguir:

Liberdade & Loucura

No livro “Elogio a Loucura” - Erasmo de Rotterdã pode –se ver de forma objetiva, o posicionamento do autor, equiparando a alegria - espontaneidade, sinceridade , existente na criança , à loucura.
O que é loucura, senão, a mais pura forma de liberdade?
E o que é sanidade e /ou equilíbrio, senão, a renúncia da pura liberdade? Contra a qual, conceitos, dogmas e leis, nos são incutidos – nos aprisionando, e quando fora deles, somos pré-conceituados e, tidos por seres marginalizados, loucos?
Em verdade, os que, se dizem abertos ou liberais, defendem e/ou aplicam leis, aos que são taxados de preconceituosos, é fato que, estes, não se apercebem que agindo assim, eles mesmos são e estão, preconceituando a liberdade existente em cada ser, de simplesmente ser!
Portanto, loucura é a mais sublime expressão de liberdade mental. Há preconceito nas mentes conceituadas por sãs , no tocante à liberdade mental do ser.

EstherRogessi.Artigo: Liberdade & Loucura.Categoria:Narrativa.24/09/09.







Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2466
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.