Poemas : 

SECRET STORY

 
Tags:  Portugal    parábolas    a crise e o recreio  
 
Confesso, não sou a pessoa certa para escrever o que quer que seja sobre a Casa dos Segredos. Não estou por dentro, e, por fora, o que sei, apanho em rabos de conversas no local de trabalho ou em leituras de reconhecimento, quando sobrevoo as revistas mais que revistas que por lá sobram, em frustração de inglória missão cumprida. Mas, mesmo assim, entre o desdém e a curiosidade, lá me perco, por vezes, em considerações de ocasião…

E o que eu acho, se me permitem a opinião construída sobre tão periclitantes alicerces, é que aquilo é, pura e simplesmente, a metáfora da Vida – definindo como Vida isso mesmo, o curto estágio que cada um de nós merece cá neste planeta de água e terra, voo breve ao vivo e a cores, antes de sermos condenados às profundezas do Céu.

Todos nós – admitemos, vá lá…! – cremos num ser superior que nos rege, seja na forma de um Deus de barbas doce e olhos compridos (ou de barbas compridas e olhos doces, tanto faz…), ou ainda num deus particular, que vive pequenino e incógnito dentro de nós. Tão pequenino e incógnito que só o vemos quando descemos a níveis de rés-de-dor, nunca quando nos sentimos na penthouse do nosso ego…

Dizia eu de que… todos nós fomos mais ou menos criados à volta da imagem de um Deus, pronto. Então… passem aqui para a minha perspectiva:

A toda poderosa e omnipotente produção da tal Casa dos Segredos é o deus desta minha mirabolante parábola;

– chamar-lhe-ei DIVINA ENCENADORA, representada pela VOZ.

Por outro lado, todos nós acreditamos no Diabo, mais que não seja na sua prima Tentação, aquele espiritozinho maroto que costuma assentar arraiais ao pé do nosso ouvido e nos espicaça os miolos com o seu tridente afiado… - e este papel atribuo-o à apresentadora levada da breca (e de talento, diga-se por justiça)…

- chamar-lhe-ei BIG TEASER.

A Casa, propriamente dita, será a VIDA.

O mundo cá fora… será a vida depois da Vida, claro (para não dizerem que eu falei em MORTE).



E pronto!, está completa a metáfora, e vejam lá se não é parabólica… Acompanhem-me o fio da meada, please…

A Divina Encenadora escolheu os participantes e moldou-os à imagem e semelhança de deuses e deusas. Já inoculadas com o pecado original (e duplicado, e triplicado…), claro, que dava muito trabalho ter de passar pela parte da serpente, da maçã e desse enredo todo.

Depois meteu-os a todos num falso Paraíso e deu-lhes por missão enganarem-se uns aos outros… (continuam comigo…?)

Aí os eleitos, deixam-se deslumbrar pela fictícia grandiosidade de Ser (ou parecer, enfim…), e, ainda que com a certeza de, mais tarde ou mais cedo, serem expulsos do paraíso, vivem a experiência como se houvesse amanhã. E principalmente como se não houvesse vida depois da Vida.

Quem está por dentro daquelas quatro paredes (ou destas cinco dimensões, estão a ver…?) perde completamente a noção da sua (in)significância no incognoscível palco do Universo. Quem está por dentro, pensa que NÂO HÁ VIDA CÁ FORA – a realidade temporal e emocional é tão intensa e distorcida, que ultrapassa as raízes mais altas da Grande Verdade e se perde além da consciência… E ainda bem, direi eu. Que piada teria se estivessem(os) limitados pela certeza, pela fatalidade do fim (sempre inglório, porque fugaz é a memória)…?

Mas, entretanto, para animar a Vida… temos a BIG TEASER! E é um verdadeiro acirrar de intrigas, emoções, paixões, alegrias, picardias, fantasias, alquimias, especiarias… que nos movem o interesse e lhes apimentam os dias! Ela, maestrina imparável e incomparável, mexe e remexe os cordelinhos, controla as virtudes (ou descontrola), estimula os pecados, disseca as almas, expõe fraquezas, empola riquezas… distrai, enfim, da incerteza da vida depois da Vida e da certeza que, lá fora, além do espaço e do tempo que os limita, há uma Divina Encenadora que os governa e os julga.

Ah!... esqueci-me dos santos. Aqueles que, à custa das suas próprias esmolas, vão intercedendo pelos pobres mortais. Ou lhes vão iludindo a fé…

Pois. É isso mesmo – a Vida é uma Secret Story…















Teresa Teixeira


Esta crónica escrevi-a no ano passado, mas serve para este ano, parábolas são intemporais...
 
Autor
Sterea
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1275
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
19 pontos
3
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
fotograma
Publicado: 17/11/2012 14:34  Atualizado: 17/11/2012 14:34
Colaborador
Usuário desde: 16/10/2012
Localidade:
Mensagens: 1473
 Re: SECRET STORY
diabolique

me lembrou também uma mini-série da Marvel Comics, Secret Wars, em que punha todos seus heróis e vilões numa espécie de torneio regido por um ser nefasto e onde ninguém foi vencedor

mas aplausos para a VOZ e BIG TEASER, pela tragicomédia encenada


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 19/11/2012 01:56  Atualizado: 19/11/2012 01:56
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17963
 Re: SECRET STORY
que depois do sampaiorego vem tu
que me faz ler um testamento, feliz da vida.
Sei não, qual é o mistério do encantamento que voces carregam.
valha-me Deus em submissa redenção! bjs