Crónicas : 

CRIAR UM NOVO FINAL

 
O seu tempo acabou, todos nós tememos a fatídica frase. Chegaram ao fim nossas glórias, ninguém tem mais paciência para aguardar nossos gols, ninguém mais acredita naquela raquete que já foi fantástica, aqueles dedos que assombravam a todos nas teclas do piano, já não mais empolgam, nossa voz já não é a mesma dos áureos tempos. A verdade é que não acreditam mais no nosso trabalho. Muitas vezes o nosso tempo acaba por motivos outros: na consulta volátil do SUS, no divã do psicanalista, no caixa eletrônico, nas mãos de um marginal qualquer, que se faz de Deus para determinar nosso tempo por aqui, no amor daquela mulher que um dia não tinha tempo de acabar... O nosso tempo acabou no gosto das platéias, na preferência da mídia, no reconhecimento dos passantes, na sombra segura daquela repartição pública que nos priva do mundo real. É sempre, uma surpresa quando acaba, parece que não é conosco.
Acreditamos, no agradável sabor, de termos algum pacto com a eternidade, sem comunicá-la do mesmo... Mas acaba, sempre acaba, e não nos preparamos para o inevitável fato. Não sabemos o que fazer sem o aplauso do público, sem o som que tirávamos daquele teclado, sem o dinheiro que devia sair do caixa eletrônico, sem o amor, compulsivo daquela mulher que parecia sem fim, sem aquele emprego, que parecia nossa vida. O nosso tempo acabou como acaba a luz das estrelas num buraco negro desconhecido, como decreta o fim da desajeitada lagarta uma ágil e bela borboleta, como caducam as máquinas um dia veneradas e sabidamente insuperáveis... Com as cortinas, marcadas pelo tempo, que se fecham mostrando que o nosso show tem um fim.
Procurar outro psicanalista, outro esporte, que perdoe nossas articulações, outro médico do SUS, que tenha, um pouco mais de humanidade, um caixa que não seja eletrônico, uma platéia não tão exigente, um novo amor, que ainda, nos ache interessante, apesar das manias, apesar da estética corporal comprometida ao sabor da vida. Abrir, novamente, as cortinas encardidas para um novo show, que nos perdoe os anos vividos e que ainda acredite, que algumas coisas o tempo não destrói e melhora. Que tal começar trocando as cortinas, o espetáculo pode começar outra vez, e merece alguns cuidados especiais.

 
Autor
Frederico Rego Jr
 
Texto
Data
Leituras
2583
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Luis F
Publicado: 16/01/2008 17:25  Atualizado: 16/01/2008 17:25
Colaborador
Usuário desde: 15/08/2007
Localidade: Alcochete
Mensagens: 1184
 Re: SEU TEMPO ACABOU
Uma bela crónica, um bom tema para reflexão individual, uma boa proposta para gritar em silêncio e mudar o rumo dos acontecimentos...


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/01/2008 09:12  Atualizado: 17/01/2008 09:12
 Re: SEU TEMPO ACABOU
Tema muito bem retratado e construído meus parabéns...