Contos : 

BRUSCO PERFIL DE MARIA

 
Maria está cada vez mais louca.Alucinada. Fala sozinha. Gesticula.Xinga. Ergue a saia encardida e exibe o sexo aos homens que passam.
- Vem, mete - ela provoca.
Como não lhe dão ouvidos, ela desfia um rosário de palavrões. Seu sexo é uma estrela murcha sem brilho. Um ou outro mendigo encachaçado serve-se dele, de vez em quando, ali mesmo debaixo do viaduto. Quando o humor está em alta, o que é raro, Maria canta uma canção de Roberto Carlos, e diz que foi composta para ela. Essas canções que ela canta são lembranças do tempo em que ainda podia contar com a lucidez. À noite, bêbada, Maria recebe o espírito da Pombagira Cigana. E aí o caldo entorna. Ela se atira sobre os homens. Alguns se desvencilham, constrangidos. Outros, sem paciência, dão-lhe empurrões, tapas e safanões. Maria esqueceu o sobrenome. Mas isso não faz diferença. Gosta de ler. Tem jornais velhos dentro da sacola em frangalhos. Jornais velhos, notícias velhas, mas sempre atuais. Além das canções de Roberto Carlos, compostas para ela, Maria se recorda da temporada vivida num hospício. Parece ainda sentir no corpo os choques elétricos que lhe aplicavam diariamente. Uma noite foi enfiada numa kombi e despejada no olho da rua, se é que rua tem olho. No meio de tanta desgraça, melhor a rua do que o hospício, onde ela apanhava de enfermeiros e outros internos.Apanhava e batia também. Alguém conta que, em tempos passados, Maria tivera o seu homem. Quando ele se viu endividado e sem saída, meteu uma bala no ouvido e sumiu da vida para sempre. Maria não meteu bala no ouvido, mas rompeu com o mundo e desandou a beber, liquidando o pouco do dinheiro que lhe havia restado. E como desse pouco ainda lhe sobrasse um pouco, um sobrinho apossou-se desse pouco e enfiou a tia num manicômio. Numa Sexta-Feira Santa, Maria, muito bêbada, quis acabar com tudo. Comprou um litro de álcool, jogou sobre o corpo e riscou um fósforo. Antes que se tornasse tocha humana, uma alma piedosa conseguiu abafar o fogo com o paletó. Maria foi levada para a Santa Casa, as queimaduras foram muitas. Um mês depois, Maria estava de volta às ruas, cheia de cicatrizes. Mas não ligou importância.E nem desistiu. Continua a acreditar que, amanhã ou depois, Roberto Carlos se lembrará dela. Aparecerá debaixo do viaduto com um buquê de rosas vermelhas. E a pedirá em casamento. Ela dirá que aceita. E então terá boas roupas,comida e empregados. À noite, caso o cantor não tenha compromisso, cantará canções só para ela. Maria, então, mandará tudo para o inferno.E será feliz para sempre.

_________________

júlio






Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
892
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/05/2008 11:03  Atualizado: 30/05/2008 11:03
 Re: BRUSCO PERFIL DE MARIA
QUE TUDO O MAIS VÁ PARA O INFERNO, ASSIM DIZ ROBERTO CARLOS EM SUA BELA CANÇÃO, CONTUDO ESSA POBRE DESCGRAÇADA DA MARIA A QUEM O DESTINO COMPOS DESSA FORMA, AGORA ALUCINADA, SUJA, POR VEZES ALEGRES E VIVENDO E FAZENDO SEXO DEBAIXO DO TÚNEL, NEM O DIABO A QUER LÁ NO SEU HOTEL DO INFERNO.

JÁ QUE AS AUTORIDADES COMPETENTES NÃO TEM OLHOS PARA VER E POR COBRO A ESSE FLAGELO HUMANO.

COITADA DA MARIA, SE ROBERTOS CARLOS SOUBESSE, TALVEZ A PUDESSE AJUDAR, NÃO CASANDO COM ELA, NEM LHE ORFERENCO ROSAS VERMELHAS MAS ALGUM DINHEIRO UM CASEBRE PARA SE ABRIGAR, ENFIM, MAS LÁ ESTÁ QUE TUDO VÁ PARA O INFERNO.

LINDO SEU CONTO POETICO



Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 30/05/2008 11:45  Atualizado: 30/05/2008 11:45
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
 Re: BRUSCO PERFIL DE MARIA p/ Julio Saraiva
E que tudo o mais vá p'ro inferno.

Maria é um espelho social olvidado por olhos de quem come em prato de cerâmica fina e bebe bom vinho em copos de cristal. É um espelho social para quem escreve sobre ela e sobre tantos como ela, que não querem esquecer que os homens fizeram um pacto com o Diabo, entregando-lhe algumas almas para viverem melhor.
Maria, querendo ou não, somos todos nós.

Abraço


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 30/05/2008 16:23  Atualizado: 30/05/2008 16:23
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: BRUSCO PERFIL DE MARIA
Júlio, o teu conto é 5 estrelas. Infelizmente bem podia ser real. Há muitas Marias aí no Brasil, aqui em Portugal e em mais países do Mundo.
Felizmente essa tem a esperança que um dia o Roberto Carlos apareça e que a vida dela dê aquela volta maravilhosa.

Parabéns Júlio!

Beijinhos


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/05/2008 18:40  Atualizado: 30/05/2008 18:40
 Re: BRUSCO PERFIL DE MARIA
rs...Qtas Marias, estou pensando aqui agora, que conheci na minha vida, e não foi só na cidade de SP não...Talvez seja um perfil brusco, como vc definiu, mas nele está inserido a realidade nua e crua, que adorei ler e refletir ao mesmo tempo.

Julio, agradeço por vc nos dar essa oportunidade de lê-lo.


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 03/06/2008 02:14  Atualizado: 03/06/2008 02:14
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: BRUSCO PERFIL DE MARIA
Nossa! que maravilha! dá fome de ler mais.

carinho