Prefácios : 

Livro Inter_Ativo POÉTICA DIDÁTICA DE IBERNISE.(Inédito!)

 
Tags:  poesia    escola    educação    poética    didática  
 
Open in new window

Livro Inter_Ativo POÉTICA DIDÁTICA DE IBERNISE.


PREFÁCIO

Apresento este Método de Ibernise Para Fazer Poemas, como uma alternativa para formação de poetas, que não sejam simplesmente intuitivos. Poetas que saibam passar emoção e saibam buscar a inspiração em temas pré recomendados, como no caso de uma propaganda, uma homenagem, uma comemoração, uma música, etc.

Uma poética estruturada e ao mesmo tempo livre desde que o poeta aprenda a lidar com sua ferramenta maior: As palavras. Assim, traduzindo sentimentos, imagens, motivações, etc. esta proposta foi testada em sala de aula e no MSN, sob a forma de oficinas temáticas e os resultados poderão ser avaliados na conclusão deste livro interativo.
Minha poesia é metodológica.

Eu uso meu método para fazer poemas que é o “Método de Ibernise para Fazer Poemas”. Esta minha forma de poetar integra o meu projeto "Poemas de Ibernise" assim como um outro Projeto meu: "Mostra de Poemas Comentados de Ibernise".

Ambos fazem parte de uma proposta pedagógica minha que transita entre o sagrado e o profano, confrontando os estados da alma humana. Dualidades distribuídas em três abordagens temáticas, a saber: Núcleo Temático Educativo, Núcleo Temático Filosófico e Núcleo Temático Romântico.

Para ambientar minhas temáticas leio: Teoria da Metapsicanálise Freudiana; Shakespeare; Dostoievski; Filósofos de várias linhas;Noticias de Jornais; Assisto filmes; Me ligo nos acontecimentos da vida e de meu cotidiano; Observo e faço descobertas, e sobre elas escrevo. Assim, não considero minha poesia uma mera fantasia minha, nem minha verdade transparente. Entendo que o que torna um poeta atual, não é sua verdade...

Sua verdade pertence a si mesmo e não ao mundo. Ou seja, o que eu sei que sou, não muda o que o outro interpreta que sou, embora tal avaliação interfira e muito contribua para o meu desenvolvimento pessoal. A atualidade do poeta (considerando os grandes poetas da história e até da mitologia), é a genialidade com que trataram temáticas humanas universais "...já Aristóteles, na Poética, fazia a distinção entre o historiador (conta o que aconteceu) e o narrador (conta o que poderia ter acontecido).” (Álvaro Lins, Literatura e Vida Literária, p. 224).

Esta universalidade se configura como sentimentos que pertencem a qualquer um, uma poesia com um toque de humanismo na humanidade. Poesia pode ser confessionário da alma, mas não precisa ser alma nua. A verdade poética não pertence ao poeta e sim à temática, e esta por sua vez se identifica ou não com o leitor e as circunstâncias em que cada leitura é praticada. Na verdade poética deve existir coerência e rigor no seu propósito. Muito grata por sua, participação e leitura.






SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

1.CAPÍTULO I - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS - Parte I

2.CAPÍTULO II - MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS - ParteII- Poemas

3. CAPÍTULO III - MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS -parte III- Poemas

4.CAPÍTULO IV - MÉTODO DE IBERNISE PARA FAZER POEMAS – Rondel*Parte IV.

5. CAPÍTULO V- OFICINAS DO MÉTODO.





INTRODUÇÃO

O “Método de Ibernise para Fazer Poemas”, se constitui um desafio ao pensamento arraigado, cultural de que um poeta não é criado. Cria-se um poeta sim. Poesia é arte. Arte é habilidade. E como toda habilidade, pode ser adquirida e é graduada pelo talento. Todo artista não é um Miguel Ângelo, mas existem artistas e artistas. Isto se aplica não apenas no mundo das artes, mas na vida. O talento pessoal, de cada pessoa, projeta e gradua sua habilidade, aperfeiçoando sua produção.

A prática e a repetição também ajudam. Quem se identificar mais com uma atividade, qualquer que seja, tenderá a fazê-la melhor, dependendo de suas oportunidades e seu talento.

O sentimento que a poesia realça, deveria estar compromissado apenas com o belo, mas a poesia é vida. Quando se transfere esta situação a condição humana, de ser, este sentimento transita entre o sagrado e o profano, assim como todas as dualidades advindas deste conflito, que é bíblico.

A poesia pode ser intuitiva, pode ser bela, e pode não o ser. A poesia técnica, ensinada nas escolas, desperta a criança para o sensível, em toda a magnitude que o ser humano, em sua tenra idade, possui. Esta realidade pode ser exemplificada em famílias de artistas, uma família de artistas produz mais artistas que uma família de não artistas.

Arte é essencialmente habilidade, e habilidade se adquire. E não precisa ser leitor para ser poeta. Há casos de poetas que não sabem ler nem escrever, mas intuitivos, desenvolveram esta habilidade.

Defendo a idéia e comprovei isto em oficinas em sala de aula com crianças da primeira fase do primeiro grau durante 2 anos, no total de 5 anos envolvendo a segunda fase do primeiro grau. As crianças fazem poemas oralmente, muito antes de saberem escrever, e fazem também, através de desenhos.

Exemplo de uma poesia infantil.

Texto gerador “ Meu cachorro mastigou o meu sapato e eu fiquei muito zangado” Evento evocado pela própria criança. Levado a discussão, resultando no poema. “ O Pisante”.

O PISANTE

Estava mal humorado
Fiquei muito mais zangado,
Quando vi o meu cachorro
Mastigando meu sapato!!!

Era preto, era lindo!
Couro puro, couro fino!
Tanto mordeu, o pestinha
Que virou pura farinha...

Corri tanto, me agitei
Pra salvar o meu pizante,
Mas em vão, só arranquei...
Dos seus dentes, um barbante!

Autor:
Zulcley Ferreira Pontes. (11 anos)
Goiânia (GO),26.10.1990


Apliquei o método e percebi que esta habilidade pode estar sendo adquirida e aprimorada. O que acontece com a habilidade adquirida é que alguns se identificam com ela, poderiam ser os poetas inatos, e outros não se identificam. Outros despertam para o uso daquela habilidade apenas quando são tocados por uma situação de estrema emoção, ou a mantêm latente.

Escreveriam de qualquer forma como lenitivo, mas não são somente por serem poetas. A qualidade literária da poética precisa estar cedo na vida das crianças, para que toda a humanidade se torne, ou melhor, continue sensível. Sensível às coisas simples da existência, mantendo sua candura infantil e adquirindo a austeridade que um adulto deve ter.

Seja em sentimento, seja em imagens, seja em tato, contato, natureza, se uma criança desenvolve habilidades poéticas, ela não apreenderá apenas técnica, mas aprenderá a se relacionar emotivamente, sensivelmente, ela será mais delicada e amorosa. Ela respeitará mais a natureza e os limites humanos. Este é o efeito poético formador.esta é a pretensão básica deste método, que faz parte do meu livro didático para professores de primeira e segunda fase do primeiro grau (correspondendo às séries iniciais até a oitava .

Ibernise .
Indiara (GO), 05.09.2007.
*Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.

 
Autor
Ibernise
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1990
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.