Prosas Poéticas : 

A Carta Que Nunca Te Escrevi ou a Simples Confissão do Meu Maior Crime (Parte XXX)

 
Fermento em mim o desejo de olhar em redor do mundo e ver-me ali, sentado num monte de pedras que me foram atiradas durante anos, qualquer uma delas sem razão aparente, mas todas com um motivo declarado: o de me ensinar a ser e a viver. Junto, encontra-se um arvoredo pintado com as cores da época, o Sol brilha frio, mas realça a vontade que os meus olhos têm de ver e de descobrir tudo o que se lhes atravessa na frente. O terreno plano transporta-me por quatro décadas de acertos e desacertos, pelas memórias do que deveria ter sido e não foi, do que sou hoje, do que todos são hoje quando me olham e me dizem qualquer palavra, seja ela no sentido de me atirar mais uma pedra ou não. Levanto-me agora e toda a imagem muda, soa-me a mais pequena, pois... eu cresci! Cresci a recordar os cheiros das últimas chuvas de Inverno que se enterram no chão já molhado e ainda assim sedento das mãos dos homens a acariciá-lo, a penteá-lo e a semeá-lo com mais vida. Cresci também a recordar o cheiro a chão queimado pelos homens cujas mesmas mãos incendiaram com ganância. Sinto-me como algo à parte por nunca ter semeado ou queimado seja que chão for, mas ao mesmo tempo vejo-me aliviado. De manhã dou uma volta à terra, bem cedo quando ainda dormem quase todos e acaricio-me com o silêncio da noite recém adormecida, sabe bem ouvir o silêncio e conversar com ele. Embrenho-me nas páginas de alguns livros e ponho-me a imaginar as suas teorias postas em prática, algo quase impossível quando se olha para o mundo depois do silêncio. Os homens deixaram de ser homens faz muito tempo, agora são meros pedaços de carne que se entretêm com as coisas fúteis da vida, como a vida em si, não têm acção, não se interessam pela acção que outros possam ter, escondem-se nas sombras com a desculpa de que nada é com eles, escondem-se de mim e eu deles. Vive-se unicamente para ocupar um determinado espaço até que o corpo se deteriore e se ponha repousado numa caixa de madeira a decompor a carne que antes deambulava por aí. O sangue deixa de nos correr nas veias, deixamos de ter sentimentos e esperamos comodamente o nada que se segue a esta parca existência. As pedras onde inicialmente me sentei servem agora para roubar vidas e para dividir os fortes dos fracos, criam-se novos muros de vergonha, novas fronteiras a separar pais e filhos por décadas, por vidas inteiras, vingam os interesses individuais e morrem as culturas e as sociedades. Morro eu e morres tu.


A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma

 
Autor
Alemtagus
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1357
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Caopoeta
Publicado: 09/05/2010 15:55  Atualizado: 09/05/2010 15:55
Colaborador
Usuário desde: 12/07/2007
Localidade:
Mensagens: 1988
 Re: A Carta Que Nunca Te Escrevi ou a Simples Confissão d...
"Os homens deixaram de ser homens faz muito tempo, agora são meros pedaços de carne que se entretêm com as coisas fúteis da vida, como a vida em si,..."


-é sempre bom te ler meu caro amigo do Alentejo.
é bom passar por esta casa,sentar e dialogar.


um abraço


Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 12/05/2010 17:23  Atualizado: 12/05/2010 17:23
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
 Re: A Carta Que Nunca Te Escrevi ou a Simples Confissão d...
Excelente texto de critica ao que o homem fez deste planeta e que continua a fazer. Olha para o seu umbigo, esquecendo-se que há volta du umbigo há mais do que a pele, há a consciência e o coração e mais ainda, há um povo que sofre devido à ganância.

Gostei imenso Alemtagus

Abraço amigo

A. da fonseca