Textos : 

Kibernan-Colere - Cibercultura ( breve investigação etimológica e reflexões sobre o conceito)

 
Tags:  homem    máquina    controle    cibercultura  
 
kybernan
kybernetes
cybernétique
cybernetics
cyber
cibercultura
cyberculture
culture
cultura
colere



Kibernan vem do grego e significa guiar, sendo a raiz da palavra governo. Colere vem do latim e significa cultivar. O neo-prefixo cyber, utilizado em palavras como cyberpunk, cybersex, cyberspace e cyberculture, não possui significado no inglês, nem tampouco nos neologismos correspondentes no português. Isso ocorre pelo fato de cyber ter sido retirado de cybernétique do francês, palavra a qual não possui na sua morfologia uma união de radicais.

O homem controla as linguagens. O homem controla o homem e a natureza. Talvez finalmente a "natureza" do homem queira se libertar do "homem". O homem procura escapar da sua natureza, numa tentativa desesperada de fugir da mortalidade, da imperfeição e da vulnerabilidade inerentes à sua existência. Então se pensa "o super homem" de Nietzsche. Porém posteriormente, consciente de suas limitações, inventa o computador na ilusão que a máquina possa ser o "super homem". Nada podemos fazer sozinhos, seres humanos ou máquinas; tudo o que temos hoje é o resultado do que já foi pensado e feito, e que, felizmente, foi compartilhado.

Penso que o conceito cyber signifique uma transformação. Não tem a ver com a parafernália microeletrônica que vem sendo sugerida no momento. Cyber significa compartilhar. Sendo assim, cibercultura significa compartilhar cultura, e tudo o que esta última sugere: informação, conhecimento e ideias. O "homem" no futuro não controlará mais. Todos colaborarão com todos, pois quando não há mais controle do "cultivo" e compartilhamento de ideias, todos controlam, então todos deverão colaborar. Em relação à "fabricação" do homem, Norbert Wiener (matemático norte-americano conhecido como o pai da cibernética) diz: "O homem faz o homem à sua imagem e semelhança". Sendo assim, se o homem repensar a sua natureza social e coletiva, talvez ele possa se fazer melhor.

 
Autor
samanthabeduschi
 
Texto
Data
Leituras
4258
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
karolis.br@sapo.pt
Publicado: 23/04/2010 23:27  Atualizado: 23/04/2010 23:27
Da casa!
Usuário desde: 17/04/2010
Localidade: Cascais. Portugal.
Mensagens: 368
 Re: Kibernan-Colere -- Cibercultura ( breve investigação ...
Obrigado pela aula e,me perdoe,você é uma mulher espectacular.Bonita,inteligente e cheia de personalidade.
Beijinhos e felicidades.
Karolis.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/04/2010 21:50  Atualizado: 24/04/2010 21:52
 Re: Kibernan-Colere -- Cibercultura ( breve investigação ...
Gosto Muito do tema que foi exposto, afinal é da temática da minha profissão. De fato Cyber ( Ciber ) não é algo passível de ser definido ao que representa seu contexto actual, mas devo concordar com a ideia de colaboração. O computador, na figura da internet, é hoje um espaço mundial, uma aldeia global. Até que ponto essa "sociabilidade" pode ajudar ? Acredito que perdemos antigos grandes valores com tudo isso, entre eles posso citar o relacionamento presencial mais intimo, a busca pelo especificado conhecimento ( caracterizada pelos livros). Talvez certas invencionisses humanas nos tragam um aparente conforto, que pode ser facultado e feito de outra forma.Algumas coisas na cybercultura são inapropriadas para algumas faixas etárias, penso que uma criança hoje em dia ler o que as crianças na minha epoca não liam e outra tem acesso a conteudos não bons, e os pais dessas crianças ainda pensam que é bom elas interagirem com o computador a brincar na rua com amigos. O conceito de "colaboração" aos poucos tem perdido a sua natureza boa, é preciso repensar sobre isso. Acredito que é necessário saber, ter consciência do que é manipulado, as vezes a cybercultura se configura como uma grande mão invisível que nos direciona para caminhos tortos.

Beijos

bernardo.

PS.: Dou a dica para ler algum livro do filosofo Pierre Levy.