Textos : 

eu gostava de casar.

 
a casa é um lugar deserto quando não estamos. hoje quando cheguei a casa e me sentei no sofá com o meu avô, senti a casa envolver-me e acarinhar-me como um animal doméstico que espera o dono com ansiedade. a casa parou nas palavras do homem de cabelos brancos e bengala que agora ajeitava os óculos. hoje, disse-me, queria falar-te de algo importante. tens vinte anos e em breve, espero, sairás da casa dos teus pais. talvez fujas com um rapaz qualquer, sempre esperei que fugisses no carro de um namorado. e eu sorri com o meu avô a segurar-me nas mãos e lembrei-me de quando era pequena. o que te quero dizer é simples, tu podes fugir, eu quero que fujas, mas por favor não te cases, casar hoje em dia já não significa absolutamente nada cátia. antes casar era partilhar uma vida e hoje ninguém tem tempo para partilhar vidas percebes? quero que me prometas que não vais casar. eu esperei alguns momentos com os olhos postos no retrato da avó, defunta em cima do móvel da sala e lembrei-me do tempo em que a minha avó fazia bolo e a casa cheirava a laranja. avô, eu nunca quis casar, nunca me apeteceu, sempre percebi o casamento como uma imposição, uma obrigação, uma prisão até, mas hoje sei, aliás, sempre soube, que gostava de casar sim, com um vestido qualquer, numa igreja qualquer, com um rapaz que ainda não conheces mas hás-de conhecer porque eu não pretendo fugir, eu pretendo viver. e ele engasgou o resto do discurso que tinha andado a preparar a tarde toda e com um sorriso nos braços pegou-me ao colo.


. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
848
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Rogério Beça
Publicado: 30/09/2008 07:41  Atualizado: 30/09/2008 07:41
Usuário desde: 06/11/2007
Localidade:
Mensagens: 1940
Online!
 Re: eu gostava de casar.
Casar tem os seus momentos. É importante por esses. Quando se chega a conclusão que é mais do que um papel assinado.
Nos momentos maus há que pensar nos bons e esperar que esse pensamento baste.

Embora uma forca, casar é bom...

Beijo matilde.


Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 30/09/2008 10:15  Atualizado: 30/09/2008 10:15
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: eu gostava de casar.
Naquele encadeado de "qualqueres" pensei que o rapaz também ia ser um qualquer e ia-me perfilar á tua porta, assim como assim k seja com rapaz jeitosinho, afinal não, já só falta o avô conhecê-lo. Mas o teu avô enganou-se, a partilha vai-se fazendo até da forma como fazemos, por aqui. No casamento a partilha por vezes perde a espontanieadade, mas é um erro que sabemos que é,mas todos o queremos cometer, quanto mais não seja por amor, mas tal como o casamento amor não é eterno, embora só possa ser considerado amor, quando nos dá essa sensação de eternidade. Vida confusa a nossa...!

Um beijo


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 30/09/2008 22:04  Atualizado: 30/09/2008 22:04
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
 Re: eu gostava de casar. p/ Margarete
Casar é apenas uma palavra, o acto é viver, viver duas vidas numa só, fundir dois sentimentos num só e fazer de quatro mãos apenas duas.

(s)Al de Mar
Beijo