Crónicas : 

O Pó no Tarrafal

 
Tags:  Cronicar    cheiramázedo  
 
Até há uns dias, para mim o Tarrafal era uma freguesia do concelho de Oeiras.
Hoje chego à conclusão de que não sei o que é a liberdade. Sei isso, porque nunca soube o que é ser não-livre, ou não ser livre, escolham.
Por esta altura, e se forem portugueses, já devem ter a pálida ideia da década em que nasci, ainda que pouco importe.
Antes que isto fique lamechas, vou mandar as minhas caralhadas do costume sempre que apareço. Digamos que o confinamento, ou seja, o tão fofinho “isolamento social”, dá para estas merdas. Os meus filhos (o casal) começam-se a sentir presos.
O pó é um perigo. Nesta quadra, a expressão “nem pó” tem tido um renovado valor ao meu espelho. Varrer o pó por exemplo, da última vez que foi feito por estas mãos, deram-me sintomatologia (tão na moda) Covid-19 (outra), uma sensação de peso no peito e dificuldade respiratória. Havia muito pó nas divisões que ganharam pessoa de cela para os meus descendentes, quando têm passado a semana comigo e não com a sua mãe.
Ver a descrição do que é o pó na google (obrigado, mais uma vez), é um tratado científico. Aconselho.
O que me fode nas prisões, não é tanto a cela, ou as grades ou aquele gajo que me olha com uns olhos de fome. O presídio em si tem uma arquitectura não muito díspar de um bloco de apartamentos. As portas são um pouco diferentes, não têm chave. A dor é a desorganização do tempo. Da obediência quase total ao espaço. O código de conduta espaçado.
O céu está pouco nublado ou limpo.
Não há lugar para indecisões. Tudo é limites. Como respiras, o que respiras, primeiro o pé direito depois o pé esquerdo, mais ou menos noventa centímetros. Não! São mesmo os noventa e dois.
Parece que estou a ler o 1984.
Agora é a hora do “minuto do ódio” precisamente na “semana do ódio”.

A vida tem ensinado ao Homem (complicado quando a palavra ligada a ser-humano, humano é um adjectivo, mas também um nome) que a vida sem regras leva à extinção. Assim nasceram as sociedades ditatoriais (desde as monarquias absolutistas ao comunismo), assim nasceram as religiões monoteístas, nasceram as leis, nasceu o pensamento. É muito nascimento junto.
Subitamente choramos, como num grito, que significa vida e pulmões.
Demasiado encolhido, um acordeão não toca.
Assim é ser livre. Um acordeão que abre e fecha.

Assim que enviar esta crónica para há cinquenta anos atrás, sei que amanhã, algum senhor da PIDE virá bater à minha porta.
Com a tortura do sono vou confessar o que ele quiser, leve eu o tempo que levar. Pesado de loucura. Uma visita guiada a Caxias. Depois, ao Tarrafal.

Por isso é que em 2019, quando algum senhor mais velho, farto de marginalidade e criminalidade e cheio de racismo, intolerância, mas sobretudo medo, diz que isto devia voltar ao antigamente, que antes nada disto havia, não sei se se refere à fome no interior, que levou à imigração de tantos para a França, ou para o Luxemburgo, ou a quarta classe da maioria da população, a falta de infraestruturas, ou os pensadores exilados. Devia ser uma ovelha do sistema, Caxias não era com ele.

Comprei uma televisão. Tem a RTP.
Durante o noticiário que descreve as entranhas do Covid-19 tenho mudado de canal, uso um telecomando (também tenho o direito a ser, de vez em quando, ditador).
Pelas 20h30, na Culta e Adulta passa uma série tipo “morangos com açúcar” chamada Merlin, que é em catalão.
Não aconselho. Tenho gostado.
Reparei, por exemplo, que afinal é tão diferente do castelhano como o português.
Rés, por exemplo, é nada.
Pó é medo.
Afinal, já quero que sejam independentes. E livres.

Enquanto ouço “Os meninos do Huambo” do Paulo de Carvalho, ponho na minha Playlist do Spotify a “Pedra Filosofal” do Manuel Freire, e o “Quis saber quem sou”, aliás "E depois do adeus".

Afinal, o Tarrafal é no arquipélago de Cabo Verde e era chamado, na época, pelo “campo da morte lenta”, acho que em alemão diz-se Auschwitz.


Sou fiel ao ardor,
amo esta espécie de verão
que de longe me vem morrer às mãos
e juro que ao fazer da palavra
morada do silêncio
não há outra razão.

Eugénio de Andrade

Saibam que agradeço todos os comentários.
Por regra, não respondo.

 
Autor
Rogério Beça
 
Texto
Data
Leituras
827
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
13 pontos
1
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
atizviegas68
Publicado: 04/05/2020 13:22  Atualizado: 04/05/2020 13:22
Usuário desde: 09/08/2014
Localidade: Açores
Mensagens: 1522
 Re: O Pó no Tarrafal
Sanidade e lucidez em toda a extensão do texto.

Obrigada por esta oferta que polvilha com delícia a leitura.

Um abraço.