Textos : 

Dicas práticas de como compor um poema

 
 
1) Comece por um verso simples:

Pense em um verso que possa ser compreendido por qualquer pessoa. Ele não precisa ser memorável, nem ocupar um lugar definitivo no poema logo de início. A única exigência é a clareza. Trabalhe nesse verso até que ele se ajuste a um determinado metro — esse será o seu ponto de partida.

2) Defina o tom a partir desse verso:

Uma vez estabelecido o verso inicial, use-o como bússola para determinar o tom do poema. A escolha dos elementos técnicos — imagens, duração dos períodos, coloratura, sonoridade, acentuação, fonemas — deve surgir como consequência desse tom e colaborar para seu refinamento.

3) Explore o campo das rimas:

Liste múltiplas possibilidades de rima, até encontrar aquelas que se destaquem pela musicalidade e pelo inesperado. Não despreze as rimas pobres: quando bem trabalhadas, elas também podem produzir efeitos surpreendentes. A busca é pela harmonia e, ao mesmo tempo, pelo estranhamento.

4) Estruture a tensão poética:

Evite antecipar o final. Comece, se possível, de maneira contrária ao tom que deseja alcançar. Construa o caminho em espiral: provoque uma inflexão no meio do poema e conduza o leitor a um clímax nos versos imediatamente anteriores ao encerramento. O fecho deve parecer inevitável — mas apenas depois que acontecer.

 
Autor
luscaluiz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
109
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
1
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Benjamin Pó
Publicado: 20/07/2025 09:49  Atualizado: 20/07/2025 09:49
Administrador
Usuário desde: 02/10/2021
Localidade:
Mensagens: 812
 Re: Dicas práticas (poema) p/ luscaluiz
.
Obrigado pela partilha, Lucas.

Embora as nossas perspetivas sobre a importância das técnicas de versificação não seja coincidente, valorizo muito quem traz estes assuntos para o nosso site.

Reitero apenas que seria preferível colocar textos como este na secção "Teoria Literária" no fórum "Prosa e Poesia".

A vantagem é permitir que, mais tarde, os utilizadores possam rever de forma mais fácil as suas reflexões, que ficariam separadas dos seus poemas.
Às vezes, há interações sobre tópicos desta secção que se prolongam por anos, graças ao formato do fórum.
Mas você é que sabe.

Um abraço e bom domingo.