O INCONFORMADO
Quem me criou, para viver me habilitou? Momentos há que chego a acreditar que só estou neste mundo de meu Deus por um misterioso acaso! Chego a pensar que fui feito e jogado na vida sem nenhuma defesa, sem mecanismo de proteção! Calma os indignados! Será possível que um poeta está fadado a só escrever sobre o amor, a lua, as flores, as mulheres e sobre eles mesmos? São temas valiosos, tanto que os tenho versejado em poemas em versos primorosos, mas que mal há em um poeta filosofar? Se sou amigo do saber, do conhecimento, que mal há, poeta filósofo eu vir a ser? E mais, indagações fervilham em minha mente – naturalmente! Só estou tentando expressá-las numa linguagem: quase poética!
Retomando a primeira estrofe, não me refiro à proteção que a todo ser vivo foi garantida: instinto de sobrevivência; instinto de permanência da espécie; forma físico-orgânica compatível com o Habitat; seu modo de vida suave ou tirânica,... não é a isso que me refiro, falo de mecanismos de sobrevivência do Ser espiritual, moral, psíquico,... do Ser abstrato! Aqui, dispenso a crítica dos materialistas radicais, nada entenderiam nem querem entender isso – sejam felizes com suas teorias do só material! Calem-se também os religiosos radicais, donos da verdade – sapiência! De duas uma: ou fui feito com defeito ou fui feito imperfeito – perfectível? Perfeição adquirida com muita lentidão! Certo, de infinito, eterno e imortal tenho vaga noção! Mas, meu pobre Ser Imortal tem sofrido duramente,... Eu Espirito, sou sensível, emotivo, afetivo,... disso tudo dependo! Não estou dizendo que me faltam tais alimentos, não, não, seria ingratidão! Fui localizado junto a pessoas que me amam realmente – família: minha proteção! No caminho encontrei outras que me amaram de paixão, de amor sem restrição,... Meu corpo carnal bem alimentado, saciado! Já, Eu Espirito, sempre inconformado! É que, parte de mim, o Eu Espiritual, anseia por algo que desconhece, que nunca viu ou se viu não foi aqui! Quem garante que em outra dimensão eu já não vivi e morri?
Essa minha parte abstrata, vive uma abstração, quase ausência do mundo material, enquanto o corpo se alimenta, ama,... a alma se ausenta ou reclama – tudo vai mal! Há uma frase que diz: o conformado é o equivocado neste mundo, vive sem pensar: vai sendo levado “como Deus quiser”! Graças a nós, os inconformados, o Mundo tem melhorado! Espírito igual ao meu nunca fica de braços cruzados – transformador e aprendiz,... Com Espírito igual ao meu o progresso está garantido! Destemido, se há erro – diz!
Postei esta crônica com um erro no título desta forma O INCONCORMADO, é assim ficou por vários dias, ainda que o poeta JogonSantos houvesse me alertado através de uma msg, que não li; fui lê-la justamente, hoje,estou escrevendo esta nota para exaltar a dignidade do colega que me avisou e a grandeza de todos que evitaram críticas, talvez porque já me conhecesse e daí concluírem ser apenas um erro de digitação; mas, ainda assim, pode-se perceber o alto grau de companheirismo honradez de todos dessa casa, o Luso Poemas.