Textos : 

É Errado Tentar Escrever Com Técnica?

 
É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
by Betha M. Costa

Livre como o pensamento é a escrita. A não ser que se engarrafe a imaginação e a lance ao mar do esquecimento...

Admiro quem escreve por instinto. O autor (a) joga o que lhe vem à mente em palavras ao papel (ou tela do computador) e ao final apresenta um belo bem escrito texto. Parabéns aos que têm esse dom maravilhoso de escrever apenas com a inspiração e sem transpiração!

Admiro quem se preocupa em saber sobre o que escreve. Quem cuida da ortografia, gramática, procura conhecer os estilos literários. Quem componha por inspiração e transpiração!

Todos estão certos sobre o que querem para si, seus textos e passar aos seus leitores.

Inaceitável é que em um local – que pretende difundir literatura – exista quem exalte a ignorância. Quem ache até bacana desconhecer os estilos literários, por que é "charmoso" mandar às favas essa xaropada toda de "rótulos": prosa (conto, crônica, artigo, ensaio...) ou poema (soneto, rondel, indriso, haicai, poetrix...). Para que toda essa prepotência? Somos todos amadores, não é mesmo?

Ah, bom!... Ser criativo não é ser ignorante. Ser rebelde não é fechar-se ao novo e ao conhecimento, e, de quebra ridicularizar quem sabe aliar com esforço o sentimento e/ou pensamento a técnica.

A liberdade poética, de criação e/ou de expressão é via de muitas mãos. Cada um use seus valores pessoais como lhe aprouver. Que componha como melhor lhe parecer. Contudo, que não seja difundido num “sítio de literatura” que é errado ou careta usar técnica para escrever!Cada qual com seu cada qual!


 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1974
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
69 pontos
51
1
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
PROTEUS
Publicado: 23/06/2010 20:52  Atualizado: 23/06/2010 20:52
Colaborador
Usuário desde: 27/03/2010
Localidade:
Mensagens: 3987
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
CADA
Autor: Carlos Henrique Rangel

Cada qual com o seu cada.
Respeito o que disse
E o que disseram quem disse.
Sou um daqueles que escreve
Por instinto...
Jogo palavras
Em folhas brancas
E elas ditam o que sinto.
Nada tenho contra rimas
Ou a falta das ditas.
Sou apenas um jogador
Jogador de letras...
Se são poemas
Eu não sei.
Sei que me agrada
O que faço
E a alguns também.


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 23/06/2010 20:56  Atualizado: 23/06/2010 20:56
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Muita certo. Cada qual com seu cada qual!
Oba, beijo


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 23/06/2010 20:59  Atualizado: 23/06/2010 21:15
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Não sei qual a questão que te move, mas tens toda a razão e o texto está muito bem escrito.

Quanto a esses que dizem tal, se é que existem, prefiro chamar-lhes apenas "ajuntadores de palavras".

Na verdade, este é um dos lados perniciosos da net!

Um abraçooo!
Abílio**


Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 23/06/2010 21:06  Atualizado: 23/06/2010 21:06
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Cada qual é como cada um...uma reflexão a refletir no intimo sentir das palavras.

Beijos


Enviado por Tópico
Avozita
Publicado: 23/06/2010 21:15  Atualizado: 23/06/2010 21:15
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2009
Localidade: Casal de Cambra - Lisboa
Mensagens: 4529
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Betha, começas e acabas com as frases
suficientes para quem quiser entender
o que pretendes dizer.
Gostei e concordo.
Beijinhos amiga
Antonieta


Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 23/06/2010 21:18  Atualizado: 23/06/2010 21:18
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Olá Betha,

como de costume és inultrapassável na analítica...e uma das melhores maneiras é beber da fonte dos clássicos: ler, ler, ler, sem pretender ser crítico literário nem deixar adormecer a sua criatividade...

bjins


Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 23/06/2010 21:23  Atualizado: 23/06/2010 21:23
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica? p/Betha
aqui libertamos nossas emoções, com ou sem transpiração, com mais ou menos técnica. Somos amadores de afectos quando escrevemos, e ninguém tem o direito de criticar pela negativa quem quer que seja.Cada um tem o seu estilo próprio e assim o deverá continuar. e bem entendo do princípio ao fim deste texto a congratulo-me pela iniciativa.

bj
Eduarda








Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 23/06/2010 21:48  Atualizado: 23/06/2010 21:48
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica? para betha
escrever e opinar
tudo é certo,sem o ser
ou sequer muito importar
cada um que use as palavras,
da forma que lhe apetecer
que ouça,cale,não ouça,ou fale
certo é que eu gosto de aprender
aprendo com tudo o que leio
e escreverei até morrer.plim.

kiss


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/06/2010 22:09  Atualizado: 23/06/2010 22:09
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Seu texto está exxcelente betha, pertinente.
Eu daqui de lá acolá, dou uma olhada nas tendências, rs, é preciso...
E vou indo com meus "Edilsianos",rs, termo que tu mulher, tão bem criou
bj
Dill


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/06/2010 22:15  Atualizado: 23/06/2010 22:15
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Fazem falta textos como o teu. Estou de acordo com tudo o que aqui deixaste. E também aprendi um pouco com ele; pois gosto de aprender.

Beijo azul


Enviado por Tópico
flavio silver
Publicado: 23/06/2010 22:29  Atualizado: 23/06/2010 22:31
Colaborador
Usuário desde: 24/09/2007
Localidade: barcelos
Mensagens: 1001
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
boa noite!

técnicas de escrita?
ora diga lá uma. estou curioso em saber que técnicas são essas.
conheço a prática, essa sim, essa filha da polícia que me põe todos os dias a escrever, a escrever, a escrever, a acordar de noite, a acordar de noite.

técnica? quê, 1 + 1 = 2 ?
ou talvez, espere aí, par se fazer um conto, o escritor deve blá blá blá blá blá bla´?
é isso a técnica?
pois, só falta é saber o blá blá blá

amiga poeta, técnica não existe. existe sim...talento, entrega, dedicação, amor, ler os outros.
mas isto, são apenas ferramentas, por que o essencial, tem de estar no nosso sentido crítico.
e, cuidado com falsos elogios.
escrever é em silêncio e em silêncio se nasce e cresce. assim falou alguém que não é ninguém
qt á sua pergunta:
é errado é escrever sem saber ler-se



bj




Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 23/06/2010 22:36  Atualizado: 23/06/2010 22:43
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica? p/Betha
Quando falei em criticas negativas, não foi em relação a ti e deves ter entendido bem. Sou pela critica construtiva e não negativa e pela liberdade de escrita dentro dos parâmetros civilizados.

Não vou pedir desculpas por uma coisa que sinto e acho real, neste site.~E digo-o com bases científicas.

O que menos quero é levantar qualquer tipo de guerra, estou cansada delas e não faz o meu estado de estar na vida. Comentei um texto apenas, e outros terão maneiras diferentes de pensar. Respeito-as porque gosto igualmente que o façam comigo

Quanto às técnicas, neste site cada um que as use a seu modo. Há quem prefira 10% de inspiração e 90% de transpiração, outros simplesmente apenas 100% de imaginação.

Mas há sempre uma leitura: aprender sempre!
bj
Eduarda


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 23/06/2010 22:50  Atualizado: 23/06/2010 22:50
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Estou aqui contente de ver sua criatividade, não só no texto, mas tbm nos comentários...rs..bjos madrinha.


Enviado por Tópico
PROTEUS
Publicado: 23/06/2010 22:52  Atualizado: 23/06/2010 22:52
Colaborador
Usuário desde: 27/03/2010
Localidade:
Mensagens: 3987
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
SEM CORRENTE
Autor: Carlos Henrique Rangel

Fala-me ao coração
Com suas letras.
Que sejam feitas
Em academia e técnica
Ou que nasçam
Desse colo.
Quero ouvir poesia.
De uma corrente
Ou sem...
Que seja livre
Para dizer livremente
O que sente...
Por mim.
Jogue palavras ao vento.
Eu as farei minhas.
Sou colecionador de letras...
Suas letras...

Tudo bem?



Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 23/06/2010 22:56  Atualizado: 23/06/2010 22:56
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 3024
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Querida Betha,
Concordo contigo. É ótimo a liberdade. Escrevo porque preciso, escrevo pra mim em primeiro plano, e escrevo também, assim como li de um poeta aqui no luso, não me lembro o nome dele (perdoe-me), "escrevo para aproximar de mim aqueles que me entendem."
Beijos.


Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 24/06/2010 07:13  Atualizado: 24/06/2010 07:13
Membro de honra
Usuário desde: 17/07/2008
Localidade:
Mensagens: 2207
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Cara Bertha,
Gostei desta reflexão porque "livre como o pensamento é a escrita". Agora as questões que se colocam - e eu sou um escritor técnico, que só por uma ocasião tive uma situação a que se pode rotular como inspiração; são basicamente estas: queremos ou não levar com eficácia a nossa mensagem?; quando se escreve existe pensamento? Pois bem, a técnica não é mais do que o método que se aplica para se efectuar com eficácia o que se pretende. Não basta ter a necessidade de pregar um prego e até dispor de um martelo, há que saber que o martelo se pega com a mão e que deve descrever um determinado movimento para que se bata no prego e este se fixe. O que aparentemente nos parece intuitivo é acto racional ou, se preferirem, interiormente racionalizado. Agora, por que utilizo esta ou aquela palavra?, utilizo-a porque a conheço, tenho-a na razão, pensei-a, intelectualizei-a. No fundo, há três estágios: sentir, pensar e agir; uns dizem ficar no primeiro quando usam do terceiro; outros dizem, quando usam o terceiro, que foram até ao segundo. No entanto, todos – e venha lá o primeiro dizer o contrário; quer queiram quer não, cumprem estes três estágios, caso contrário: como dizem?, como escrevem? Sobre o aspecto crítico focado nos comentários, direi isto: se leio e tenho opinião por que deverei ficar em silêncio? Os textos não têm como destinatário o leitor? Será que o leitor não tem o direito de tomar posse do texto?
Um beijo
Xavier Zarco

P.S.: O Flávio está com tretas e sabe bem que está com tretas, é o seu estilo, porque ele bem sabe o que escreve – até pode não saber do nome do boi dos recursos técnicos que utiliza, mas usa-os e, neste caso em concreto, bem. Mas, pronto, é um louco que toca acordeão, andou a ler o Cesariny, e o resto é conversa, não é Flávio?


Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 24/06/2010 09:25  Atualizado: 24/06/2010 09:31
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Betha!!
Menina, ler o que escreve é sempre, como dizer, um exercício de me encontrar. É que nem é de hoje, sempre que a leio toco as texturas do meu pensamento e digo para mim mesma: isso é plágio!! kkkk (mesmo assim, acho que a (me) ando a ler pouco. Dizem que é do tempo, a culpa, mas sei lá!... talvez seja mais medo de tropeçar nas texturas, que gato escaldado...)
Bem, voltando à questão:
Eu acredito-me intuitiva. As minha palavras nascem-me já livres, donas de si, ou melhor, donas de mim. Impõem-se-me e, confesso, até gosto disso, sou preguiçosa por natureza e saltar a parte da transpiração agrada-me imenso... eh, eh! mas, como bem disse ali o Zarco, não nego que, "intuitivamente" lhes aplique o corrector (não correctivo!) das regras: gramaticais, ortográficas, harmónicas, imagéticas, semânticas.
E que, com base nos meus poucos conhecimentos, goste de ensaiar técnicas, nomeadamente de forma, rima e contabilidade silábica (? apesar de, às vezes, já não saber quantos dedos tenho na mão...). Não sei se sou mais, menos ou nada poeta, por isso. Sou o que sou, e espero dos outros o respeito que também lhes dou. E, como parece não acontecer só comigo, já desisti de tecer críticas pela negativa, porque, ainda que bem intencionadas, só atraem raios e coriscos. Então... fico-me pela minha: não leio tudo o que gosto(aria), não comento tudo o que gosto, mas tudo o que comento, gosto.
E depois, poesia é um campo aberto onde quase nada é semeado, é de cultura espontânea. Ele há cardos, papoilas, rosmaninho, rosas, urtigas, tojo... a escolha pode ou não valer o sacrifício (ou o deleite) da apanha, e há gostos para tudo.
Mas que há quem, ostensiva e prepotentemente, queime bandeiras e quem as carrega, só para fazer luz sobre si próprio, também há!
E, claro, há ainda aqueles que fazem o que sabem, mas atacam os que sabem o que fazem, defendendo-se com a liberdade de criação...(ainda que, como já li por aí num comentário, a esses queime mais um certo complexo de inferioridade latente do que outra coisa...)

Eu respeito quem sabe as regras e que sabe quando as quebra, criando.
E respeito quem não sabe as regras, mas tem a coragem de criar.
E respeito ainda mais quem tem a humildade de receber críticas, aprendendo.


Beijo, Betha, e a minha admiração já de sempre.

Teresa


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 24/06/2010 14:39  Atualizado: 24/06/2010 14:39
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Betha..

Obrigada por mais uma vez teres dito tudo de uma maneira que é tão tua e que nos ensina tanto quando queremos tirar daqui uma grande lição.

Escrever com tecnica é uma arte que requer muito estudo e muito treino,e todos que aspiramos a escrever qualquer coisa deviamos ter em atenção este saber.

Quanto mim,digo que já tentei por varias vezes escrever seguindo as regras da poesia,tais como soneto,rondel etc,mas como sei que ainda não serei capaz de seguir todas as etapas obrigatorias,prefiro sempre escrever num estilo livre...

Não será o mais correcto,mas é o meu.

O que me move realmente aqui é partilhar o meu pensamento com quem gosta de me ler.
Quanto a tecnica lá chegarei um dia.

Um beijo


Enviado por Tópico
VIDEIRA
Publicado: 24/06/2010 15:27  Atualizado: 24/06/2010 15:27
Colaborador
Usuário desde: 30/10/2009
Localidade: Profundo Portugal
Mensagens: 502
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
E diria mais: quem manda às favas as regras, nada mais quer senão impor uma nova regra - a da irreverência... vai daí, voltamos ao mesmo. Afinal, o que é imposto e o que é criativo?... o que é certo e o que é errado?...
hummmm, a mim basta-me ser bonitodeselercomossentidoseocoração... pronto!

Beijinho, pois, o mesmo.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/06/2010 16:01  Atualizado: 24/06/2010 16:01
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Há quem escreva a podar as palavras; há quem escreva a somar as palavras; há quem escreva respeitando as regras da língua; há quem escreva transgredindo essas regras: há muitas técnicas para se escrever bem (e para se escrever mal).
Até gosto de ler aqueles que transgridem as regras, porque as conhecem muito bem, e têm o talento para, transgredindo, fazerem obras de arte. Digamos que isso não está à mão de semear para qualquer um. São poucos os que o fazem bem. E até criam novas regras e novas palavras, nesta nossa língua já de si tão viva.
E nisto como noutras coisas, nada melhor de «cada macaco no seu galho», que é uma outra forma de dizer, «cada qual com seu cada qual».

DM


Enviado por Tópico
elendemoraes
Publicado: 25/06/2010 18:22  Atualizado: 25/06/2010 23:04
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2010
Localidade: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagens: 507
 Re: É Errado Tentar Escrever Com Técnica?
Betha,
tenho acompanhado as diversas opiniões sobre o teu excelente e oportuno texto e resolvi dar a minha contribuição, do jeito que mais gosto: com poesia. Tomei emprestado ao Zarco "o prego e o martelo".

"Aprendiz...

Se prego um prego sem saber pregar,
não prego o prego como tem que ser.
Se verso escrevo só por escrever,
verso será, somente, um versejar.

Tenho que o martelo aprender usar,
Se pregar um prego eu quiser saber.
Assim, poesia pra bem escrever,
regras terei também que observar."

O restante da poesia postei em minha página, se me permites.
Gosto de te ler!
Bjs.