Textos : 

Uma história à moda da terra

 
Hoje vou contar uma história à moda da serra. Nos primeiros anos do século passado:
"Era uma vez uma rapariga que morava com a madrasta e as irmãs, que eram ruins como as cobras. Chamavam-lhe Gata Borralheira e ela passava o tempo a bulir e nem conseguia enxergar nada do que se passava na terra. As irmãs eram umas malangonas e estavam sempre atidas a ela. Só pensavam em mercar roupa para arranjarem um conversado.
Chegou a romagem de Nª Sª das Preces. A rapariga tinha botado na barrela o único vestido que tinha p'ra mor de também ir à festa, mas ele era tão velho que, quando o pôs a corar, esgaçou-se. Então, aventou com ele para a estrumada da palheira.
Ainda era de alpardo, a madrasta e as irmãs, muito bem arreadas, lá foram vereda arriba com a bucha para a merenda à cabeça, enquanto ela ficou em casa a chorar. Por via das dúvidas, ergueu-se da cama e, quando estava a varrer a borralha da pilheira, apareceu a ti Maria que lhe trazia um vestido e uns sapatos que a filha dela tinha trazido de Lisboa. A rapariga vestiu-se num nadita e pôs os pés ao caminho, enquanto a tia Maria lhe dizia para voltar antes da madrasta e das irmãs, se não quitava-lhe a roupa. Quando assomou ao oiteiro do Vale de Maceira, ia muito enfadada. Viu tanta gente que até empeçavam uns nos outros, agachou-se e bebeu um coisito de água numa poça, lavou os pés e calçou os sapatitos que trazia embrulhados num canto do cesto da bucha..
No bailarico, conheceu um rapaz muito asadinho, com quem andou a bailar. Era já muito de noite, quando ela se lembrou que tinha que sumir dali para fora, quando não chegava depois da madrasta e das irmãs.
Pelo caminho, os tojos esgarrancharam-lhe as pernas e deu tantas topadas, que perdeu um sapato e ficou com os pés todos consumidos.
O rapaz foi atrás dela e encontrou o sapato. Durante a noite não teve parança e, assim que luziu o buraco, correu a serra toda à cata da dona do sapato.
Em casa da rapariga, as irmãs inquietaram-se tanto para calçar o sapato que os pés empolaram todos. Elas bem encolhiam os pés, mas o sapato não espichava. Muito arrenegadas foram chamar a irmã que enfiou logo o pé no sapato, deixando-as esbugalhadas de inveja."

Espero que todos tenham entendido a história. Não sei se precisam de tradução...


Open in new window


PS. - A história não é da minha autoria, mas não resisti a partilhá-la aqui


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1182
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 02/02/2012 14:25  Atualizado: 02/02/2012 14:25
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Uma história à moda da terra
eu gostei, gosto sempre deste terra-terra dos sentires...

bj Cleo


Enviado por Tópico
Moreno
Publicado: 02/02/2012 14:53  Atualizado: 02/02/2012 14:53
Colaborador
Usuário desde: 09/01/2009
Localidade:
Mensagens: 3482
 Re: Uma história à moda da terra à Cleo
Cleo, quero agradecer-te por teres partilhado aqui está preciosidade. Para quem, como eu, gosta de ler histórias à moda das gentes de cada terra, uma autêntica delícia :)

beijo


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 02/02/2012 15:21  Atualizado: 02/02/2012 15:21
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: Uma história à moda da terra
Pois gostei muito mais desta versão que da "enfadizada".
Beijo Cleo
Roque