Crónicas : 

O ACTO DE ESCREVER OU A POESIA

 


Escrever é estar em sintonia perfeita com as coisas. A razão e o pensamento se conjugam com o dom do mestre, ou, se lhe quisermos chamar, com sua alma.
E é a partir d aí que as obras nascem e o artista se define. Não são necessários estudos pormenorizados para que cresça, entre nós, um grande poeta, pois poeta é essência e alma, pensamento e razão, sendo que não raras as vezes a falta desta, não tem equilíbrio aqui. Ou seja: a razão é dispensável. Temos de ouvir como quem vê, ver como quem tacteia algo, imperceptível ao senso comum. Nada está fora de seu lugar, apenas o poeta se distingue por sublimar o que o rodeia, por mais pequena que seja a façanha a descrever. Uma flor que vinga, sabemo-lo pela cor, com que é transportada até nós, através dos meios olfactivos, o próprio olor, desvenda a raiz. Então eu vou escrever sobre uma certa flor, de determinada cor e cheiro: esta é pois a minha flor, a que eu vi de olhos fechado.
Se um poeta se põe a rebuscar e a pormenorizar, não é um poema que ele cria, mas algo sintético e sem vida. Não é de estranhar pois que, muitos doutorados, com noções bem definidas no que respeita a regras de poesia, se percam e à sua essência, a contar sílabas, perdendo aí todo o ritmo. Mais grave, não conseguem ir mais além, pois estão confinados a um estilo rarefeito.
Contrafeitos não conseguem assumir outras formas de arte, como a poesia branca, ou os sonetos livres: respondendo apenas às duas quadras e aos dois tercetos. Isso não é arte? Trabalho?
O que lhes dói é verem esses poetas, não seguindo regras, serem mais capazes do que eles, pois não é poeta quem quer mas quem nasceu para sê-lo.
Indo mais além, o que importa aqui são os leitores, escrever para eles tornou-se uma responsabilidade para mim e para todos os poetas de verdade. Devemos ser divergentes e desassociados de crença, raça ou cultura, pois o que a uns nada diz a outros terá sua importância. Temos por isso de acabar com o egocentrismo e pedir que todos, mas todos, entrem nesta luta, informativa e educativa. Não espero que gostem de minha cara, só que divulguem o que tem valor, quer para pais quer para filhos, dando especial atenção aos jovens adolescentes, que, facilmente, enveredaram pelo caminho das drogas e do álcool. Assim como devemos falar do mundo que nos rodeia, onde a fome impera, a vacinação é nula e as guerras persistem. Falar de comportamentos também é importante, mostrar novas perspectivas, ensinando as pessoas com toda a nossa humildade.
Mas claro poeta não é castrado, como muitos pretendem, até no nosso meio (eu sou prova viva disso mesmo, ao ter sido expulso de dois grupos, sem um aviso prévio e um esclarecimento, pois conhecia as pessoas de anos, e agora andava a ser moderado num outro grupo, só porque tenho ideias diferentes), e como não é castrado tem seus ideais e defende-os acerrimamente. A poesia é de todos mas guardem para si as imbecilidades, aquelas em que a gente vai ler e já perdeu a tesão, pois não tem principio, meio e fim, são apenas simples desabafos sem sintonia com nada.

Jorge Humberto
25/02/08

 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
767
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 23/03/2008 14:03  Atualizado: 23/03/2008 14:50
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: O ACTO DE ESCREVER OU A POESIA
Entendi o teu ponto de vista, mas
cada um escreve como sabe e sobre
o que quer.
Não teria muita graça se todos
pensássemos como tu,ou como eu,
a diversidade deve estar em tudo,
mesmo em poesia!
bj

Carolina