Poemas : 

Poesia

 
Ah, o poeta!
As pessoas do Pessoa [1]
O ópio de Baudelaire [2]
O palhaço e o pateta
O Patativa do Assaré...[3]

Shakespeare e a cotovia [4]
Um verso de Safo de Lesbos [5]
Os filhos do vento Zéfiro [6]
De Ferreira Gullar a poesia... [7]

Ah, a poesia!
A rima ou a prosa poética
A Odisseia ou o Lusíadas [8]
Dante e a Divina comédia... [9]

A Eneida do vate Virgílio [10]
A Galateia de Cervantes [11]
As delícias ditas por Cícero [12]
O júbilo de todos amantes.

Ah, o poema!
Um filho bem parido
Com o suor da pena
Talvez nasça Quasímodo [13]
Talvez a Deusa Atena [14]

Às vezes uma cesariana
Outras por parto normal
Aquilo que a gente se ama
Não corta o cordão umbilical.

Ah, o poema!
A sonoridade das rimas
As figuras de linguagens
As estrofes cristalinas
Decantando as paragens!

Os atos humanos e a Natura
As aventuras dos covardes
As conquistas das criaturas
Os profetas e seus milagres.

Ah, o Homem!
Pensante pote de barro
Que mata a sede a fome
Que beija e cospe o escarro...

Se julgando o melhor entre os seus
Numa busca eterna e transcendente
Que alguns veem com chifres e tridente
Outros como a própria imagem de... Deus.




Gyl Ferrys

1- Fernando António Nogueira Pessoa foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Pessoa é famoso também por seus heterônimos.

2- Charles-Pierre Baudelaire foi um poeta boémio, dandy, flâneur e teórico da arte francesa. É considerado um dos precursores do simbolismo e reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia, juntamente com Walt Whitman, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas.

3- Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.

4- William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon".

5- Safo foi uma celebre poetisa grega da ilha de Lesbos, contemporânea de Pítaco e Alceus. É conhecida por sua poesia escrita para ser cantada ao som da lira.
[6] Na mitologia grega, Zéfiro (em grego Ζέφυρος, Zephyros) ou Deus Zefir na Bruxaria Floral é o Deus do vento do Oeste. É um dos filhos de Eos e Astreu, sendo seus irmãos Bóreas, Noto e Eurus. Foi casado com Íris e vivia numa caverna da Trácia. Na mitologia romana, este deus era associado a Favônio.

[7] Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira, foi um escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo.

[8] Odisseia (em grego clássico: Οδύσσεια; romaniz.: Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero.[1] É uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental no cânone ocidental. Historicamente, é a segunda — a primeira sendo a própria Ilíada — obra da literatura ocidental.
Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa.

[9]Dante Alighieri foi um escritor, poeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta.

[10] Públio Virgílio Maro ou Marão foi um poeta romano clássico, autor de três grandes obras da literatura latina, as Éclogas, as Geórgicas, e a Eneida. Uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, são por vezes atribuídos a ele.

[11] A Galateia (em castelhano: La Galatea) é um romance de Miguel de Cervantes publicado em 1585 em Alcalá de Henares com o título de Primera parte de La Galatea, dividida en seis libros (Primeira parte da Galateia, dividida em seis livros).

[12] Marco Túlio Cícero foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia.

[13] Quasimodo é o personagem central do livro Notre-Dame de Paris, da autoria de Victor Hugo, publicado em 1831. Um corcunda de nascença, Quasimodo habita o campanário da Catedral de Notre-Dame de Paris, afastado da sociedade e temido pelos habitantes locais.

[14] Atena é a deusa da sabedoria, das artes, da inteligência e da guerra na mitologia grega. Ela era uma das principais deusas do panteão grego, sendo uma das entidades entre os doze deuses olímpicos. Também conhecida como Palas Atena, era uma deusa guerreira que prezava pela justiça entre as pessoas.


 
Autor
Gyl
Autor
 
Texto
Data
Leituras
863
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
4
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/04/2021 10:49  Atualizado: 16/04/2021 10:49
 Re: Poesia
Bom dia Gyl

Valeu a pena entrar aqui. Excelente poema. Parabéns.

Abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 19/04/2021 12:19  Atualizado: 19/04/2021 12:19
 Re: Poesia
Parabéns 👏