Super Participativo
Usuário desde: 27/07/2024
Localidade:
Mensagens: 139
|
 Re: PONTO CEGO p/ souzacruz
Compreendi a referência...
A escolha entre o "vasto"/ "nosso" mundo é puramente estética. O vasto mundo envolve uma dimensão de contemplação do mundo, que é vasto, bem como a expressão do horizonte do poder tirânico.
A mensagem do soneto é evidente: ponto cego é uma posição onde o olho mira, mas não enxerga. Em resumo, é possível dominar e ver além de onde a vista alcança, mas é impossível enxergar e interpretar cada detalhe em todas as direções.
A própria mente humana persiste impenetrável.
Em resumo, mesmo o maior poder possui limites. Fraturas pequenas e invisíveis causal grandes estragos. E esse limite do poder é onde fraturas ocorrem e muralhas desabam.
O soneto busca desmistificar a tirania pela sua incapacidade de vigiar tudo e todos o tempo todo. A premissa da posse, individual, coletiva, quem invadiu quem... é relevante, porém exógena o contexto do tema.
E tudo começa a partir da tirania construindo o trono doutorado e do trono dourado dominando o "nosso mundo". Mas a premissa de "nosso" diferencia, no "tom" sutil, da premissa do mundo.
A abordagem do nosso é de fato relevante. A ideia de "nosso mundo"/ morada comum persiste na encíclica LAUDATO SI ( SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM/ Papa Francisco) guarda essa mensagem.
Essa diferença de tom permitiria uma opção para reescrever partes do poema, ou escrever outro poema. Avalio ser mais adequado escrever outro poema. E o farei!!!
Agradeço o comentário. A contribuição é relevante e, de fato, merece uma tradução adequada em outro soneto, igualmente relevante e mais específico.
att
DSC
|