Textos -> Desilusão : 

«« Comentários no Luso««

 
Anda-me a fazer alguma confusão e já não é de agora, o tema comentários no Luso, reparo que volta e meia lá vem o dito cujo à baila e o que mais me intriga é as pessoas dizerem que vão sair ou saem mesmo por causa deles, pois bem, na minha modesta opinião acho que o facto de nos podermos comentar uns aos outros é salutar e fomenta a camaradagem entre poetas, se não imaginem virem aqui todos os dias postarem os textos e nada mais, seria um site senão morto pelo menos moribundo, e o interesse depressa deixaria de existir, mas, como em tudo na vida existem regras das quais não nos deveríamos esquecer onde quer que fosse, se eu gosto de interagir no site assim como tantos outros o fazem, existem pessoas que pela sua maneira de ser são mais fechadas ou simplesmente acham uma perda de tempo andar a postar quase sempre as mesmas coisa nas páginas uns dos outros, porque ninguém é infalível e comentar uma vintena ou mais de textos por dia é obra, acabamos por nos repetir muitas vezes, mas o que é a amizade senão uma repetição constante de gestos de carinho e compreensão, voltando aos que não são dados as estas coisas, têm todo o direito de o fazer e tem que ser respeitados por isso, fico confusa sempre que alguém diz que foi agredido verbalmente porque não comenta ou porque foi mal interpretado no raciocino que fez sobre determinado texto, existe uma coisa chamada liberdade de expressão que nos dá o direito de nos exprimirmos livremente sem por em causa a integridade de terceiros, assim como existe o direito ao silêncio, a partir do momento em que publicamos um texto num site deixa de ser nosso e passa a ser publico, se não queremos comentários mais aborrecidos sobre aquilo que escrevemos restas-nos criar um blogue e fechamo-lo a comentários é fácil. Penso que sempre que alguém é ofendido dentro do site pelo facto de comentar ou deixar de comentar o devia tornar publico e não guardar só para si, afinal somos um comunidade ou não?
Ontem fiquei triste ao ver que um dos melhores poetas do site vai sair, refiro-me ao Raul Cordeiro, mencionou que um dos motivos da sua saída é o não ser dado a comentários e ter sido ofendido por isso, é de lamentar tal situação, acho que nunca comentei nenhum poema dele, se o fiz não me lembro mas era uma das minhas leituras preferidas , assim como mais uma meia dúzia de poetas que raramente comento, talvez porque ache que a qualidade do que escrevem é tão elevada que não estou à altura de comentar ou simplesmente com receio de distorcer a beleza da poesia com simples palavras, também acontece com poetas que comento quase diariamente tem escritos que me tocam tão fundo que prefiro passar em silêncio, mas é o meu modo de estar, cada um é como é. Penso muito sinceramente que devíamos parar e pensar um pouco.



Era tão fácil a poesia evoluir, era deixa-la solta pelas valetas onde os cantoneiros a pudessem podar, sachar, dilacerar, sem que o poeta ficasse susceptibilizado.

Duas caras da mesma moeda:

Poetamaldito e seu apêndice ´´Zulmira´´
Julia_Soares u...

 
Autor
Antónia Ruivo
 
Texto
Data
Leituras
1443
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
22
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 12/03/2009 15:26  Atualizado: 12/03/2009 15:26
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1604
 Re: «« Comentários no Luso««
Antónia:

Assino por baixo.

Sublinho tudo o que disse.

Beijo

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 12/03/2009 15:28  Atualizado: 12/03/2009 15:28
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: «« Comentários no Luso««
Um tema polemico que não e exclusividade desse site.Mesmo que paramos para pensar,acho dificil uma solução, devido a quantidade de participantes e o modo de pensar de cada um.Seu texto ficou muito bom!

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 12/03/2009 15:29  Atualizado: 12/03/2009 15:29
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: «« Comentários no Luso««
Estou no Luso desde 04/10/2006, e adoro esta "casa". Obviamente há alturas em que tenho mais tempo e oportunidade e sou mais participativa (pelo menos em comentários). Outras alturas ando mais afastada porque há uma vida para além luso.
Comento porque gosto, quando gosto e quando me apetece. Não me sinto na obrigação de comentar A porque A me comentou, tal como posso comentar sempre, ou muitas vezes B mesmo que B não me comente. E odeio notar que há pessoas que "angariam" comentários, seja de que forma for e que só comentam quem as comenta, como se isto tivesse obrigatoriamente que ser uma troca.
Eu pessoalmente gosto que me comentem. Mas gosto muito mais (e isso por vezes acontece) que alguém através de mail, msn ou de qualque outra forma diga que leu o meu poema "X" e que adorou, ou que faça qualquer crítica à minha escrita. E falando em críticas... No luso sinto falta de críticas. Sinto que as pessoas só comentam para dizer bem e quando dizem mal (isto no caso de críticas construtivas) são quase crucificadas. Não falo sequer de quem cá entra só para dizer mal, humilhar, etc... Isso é inqualificável. Mas as críticas construtivas fazem falta para crescermos e aprendermos.
Quanto à saída do Raul, ou de quem quer que seja do Luso... O Luso tem uma porta de entrada e de saída. Só fica quem quer e já vi muitos saírem e voltarem e não peço a ninguém para cá ficar. Eu quando um dia tomar essa decisão saio e pronto, sem textos nem lamentações de qualquer espécie. Mas são pontos de vista.
E o comentário vai longo... por isso deixo-te um beijo e os parabéns pelo texto que poderá servir para todos reflectirmos.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 15:34  Atualizado: 12/03/2009 15:34
 Re: «« Comentários no Luso««
Estou de acordo com este texto e revogo-me o direito de comentar de acordo com o que penso e não como eventualmente alguem poderia gostar. Não acrescentarei nada porque está tudo muito claro.

Beijo azul

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 15:38  Atualizado: 12/03/2009 15:38
 Re: «« Comentários no Luso««
Antónia,
Já postei texto semelhante a esse sobre a questão dos comentário.Concordo contigo quando dizes que depois de publicado o texto ganha vida própria e as mais diversas interpretações.Quem se expõe deve estar preparado para ler opiniões favoráveis ou contrárias a obra.Muitas vezes leio, aprecio muito, mas não tenho condições nem palavras para comentar trabalhos que são excelentes.
Comentário nunca me incomodou: seja para xingar ou enaltecer.O que afetou-me sobremaneira foram alguns "joguinhos" de bastidores, intrigas sem propósito, pedidos de leituras e coisas como colocar umas pessoas contra as outras.De resto, por mim, podem dizer o que quiserem dos meus texto!
Bjins, Betha.



Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 12/03/2009 15:54  Atualizado: 12/03/2009 15:54
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: «« Comentários no Luso««
Eu a parabenizo pelo texto, que será muito útil a todos nós. Eu parto da ideía de que comento quando me sinto capacitada para tal. Não tenho interagido mais amiúde nos comentários, não pelo fato de me distanciar dos amigos poetas, mas por uma postura de vida. Eu quando comento, quero em primeiro lugar ter a certeza de que estou sendo justa com quem escreveu. Porque se eu comentar alguém pura e simplesmente por amizade, estarei sendo hipócrita. Sei do valor de muitos poetas, sei que estamos aqui para aprender a cada dia e sei da minha responsabilidade por agir com lisura. Quanto às críticas, dia desses comentaram um texto meu referindo-se apenas a minha cidade de origem e de forma pejorativa. Às vezes, as pessoas confundem as coisas...mas o ser humano é assim mesmo...um ponto de interrogação.
Um beijo a você, Antónia.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 15:56  Atualizado: 12/03/2009 15:56
 Re: «« Comentários no Luso««
Estou completamente de acordo contigo e quem não deve não teme.

Beijo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 15:59  Atualizado: 12/03/2009 15:59
 Re: «« Comentários no Luso««
gosto muito quando alguém posta um texto assim, dá-nos margem a colocar nossas observações, eu sou uma pessoa que ama ler, e amo fazer comentários, mas não respondo a nenhum, não por não tê-los apreciado, mas por simples opção, mas acontece um caso ou outro que sinto-me na obrigação de esclarecer sem ofender, como foi meu mini-conto e o soneto dança do ventre. A mim, nada magoa, nem um comentário nem a falta dele. Só comento quando me sinto na condição para isso. Não comento quando leio e não entendo o conteúdo do poema, mas não deixo de ler. Claro que tenho poetas que comento com mais frequencia, mas isso não significa que não tenho apreço por qualquer outro poeta. Admiro a todos seja pela qualidade da obra, seja pela maneira de escrever ou pensar. Seja simplesmente por ter a coragem de dividir e partilhar seus escritos. Sair daqui? Um dia todos sairemos, uns avisando outros não. Mas sei que quem sai, deixa um pedacinho de si e leva um pedacinho de nós. Acho que é isso. Um texto excelente para ler, pensar e refletir. Parabéns. bj

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 16:11  Atualizado: 12/03/2009 17:06
 Re: «« Comentários no Luso««
Verdades você disse verdades!.
Eu também as vezes só leio os poemas.
Acredito que a liberdade de não gostar ou até dar dicas para as pessoas postar suas idéias e sentimentos são validos.
Comentar poemas é uma liberdade e não gostar também.


Alentejana a Hipocrisia existe mesmo em poetas um mal que todos nós precisamos exterminar.

Abraços Do Coletivo Rodrigo.....

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 16:22  Atualizado: 12/03/2009 16:22
 Re: «« Comentários no Luso««
A SITUAÇÃO NO MUNDO NÃO OFENDE NINGUÉM O QUE OFENDE É O MUNDO NÃO PODER SER EMENDADO SEGUNDO ALGUNS.
UM COMENTÁRIO PRESTA MAS NEM TODOS ESTÃO SUJEITOS A ELE POIS NÃO O SABEM INTERPRETAR.
O SEU TEXTO É BOM POIS DIVULGA O MUNDO E ISSO É ESTUDO. BOM TEXTO.
ABRAÇO.

Enviado por Tópico
Andy
Publicado: 12/03/2009 16:51  Atualizado: 12/03/2009 16:51
Membro de honra
Usuário desde: 01/08/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 1998
 Re: «« Comentários no Luso«« p/ alentejana
...há algum tempo atrás escrevi algo sobre isto dos comentários (vou voltar a postar, quem sabe "ajude" alguém)
...o Raul é sem dúvida um dos valores desta casa ...terá as suas razões e cada um tem a sua forma de reagir e que deve ser respeitada, quer o faça a quente ou de forma mais ponderada
...o teu texto é sem dúvida um alertar de consciências e seria bom que de uma vez por todas cada um fosse respeitado na sua forma de ser mais ou menos interativo no sitio.

bem haja pelas tuas palavras é bom quando se semeia a concordia!


Andy

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 12/03/2009 18:06  Atualizado: 12/03/2009 18:06
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: «« Comentários no Luso««
escrevinhar uns poemas não é nada de trancendental que logo glorifica o escriba só porque fez umas rimas. A poesia deve ser pensada e estruturada e deve antes de mais dar prazer a quem o escreve, se depois outros sentem isso de forma diferente ora não condordando com o mote, ora não gostando até da "obra" deve dizê-lo e quem recebe a critica não se deve sentir ofendido. Há por aqui umas "prima-donas" sim e também pessoas com pouco caracter cujo unico proposito aqui é coçar o ego. está bem dito Antónia

Beijo

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 12/03/2009 18:40  Atualizado: 12/03/2009 18:40
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11252
 Re: «« Comentários no Luso««
Concordo em pleno com o que aqui escreves.

Beijos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/03/2009 22:48  Atualizado: 12/03/2009 22:48
 Re: «« Comentários no Luso««
Penso que os comentários não têm importância nenhuma porque quase nunca são reflexo da qualidade, ou falta de qualidade, dos textos. Nem deve haver qualquer preocupação em fazê-los, sejam eles mais ou menos perspicazes, mais ou menos críticos, de incentivo,de amizade, analíticos ou de outra natureza qualquer. Dentro do "bom-senso" e tendo sempre em conta o respeito mutuo.

Para mim, postar aqui um texto é como lê-lo numa esplanada de café, pode-se ouvir um elogio de simpatia mas também se pode ouvir uma "boquinha".

Para haver uma verdadeira critica seria necessário haver um painel de criticos apreciadores que fosse reconhecido pelos usuários.

Beijinhos e abraços do ALGARVE!

Paulo

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 12/03/2009 23:14  Atualizado: 12/03/2009 23:17
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: «« Comentários no Luso««
Agradeço a todos os que comentaram este desabafo que nada mais foi do que um chamar de atenção para uma situação que me andava a incomodar,analisarmos em conjunto os problemas ajuda a que os possamos entender e quem sabe remediar, beijinhos

SR.Jaber não é permitido incomodar os inimigos na minha página

Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 12/03/2009 23:53  Atualizado: 12/03/2009 23:53
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: «« Comentários no Luso««
Antónia,

Apoio totalmente seu pensamento.

Beijinho


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/03/2009 12:50  Atualizado: 13/03/2009 12:50
 Re: «« Comentários no Luso««
"...é de lamentar tal situação, acho que nunca comentei nenhum poema dele, se o fiz não me lembro mas era uma das minhas leituras preferidas , assim como mais uma meia dúzia de poetas que raramente comento, talvez porque ache que a qualidade do que escrevem é tão elevada que não estou à altura de comentar ou simplesmente com receio de distorcer a beleza da poesia com simples palavras, também acontece com poetas que comento quase diariamente tem escritos que me tocam tão fundo que prefiro passar em silêncio, mas é o meu modo de estar, cada um é como é."

neste final do seu texto encerra o meu pensamento e minha atitude quanto ao exposto. um assunto que deve ser revitalizado quando em vez. parabéns.

um beijo e afetuoso abraço poetisa.
Silveira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/03/2009 16:02  Atualizado: 13/03/2009 16:02
 Re: «« Comentários no Luso««
Antónia,

Os comentarios nem sempre revelam a qualidade de um poema ou de um texto, até porque, a escrite é sempre muito subjectiva, um poema/texto pode ser sublime para mim e não para outras pessoas...

O mais importante não é se comentam ou não, mas sim o prazer em escrever.
De qualquer forma um bom tema,

Beijinhos

Luisa Raposo