Crónicas : 

O que é racismo? Preciso de explicações.

 
Escrevi essa crônica a aproximadamente um ano, quando ocorreu o episódio descrito. Postei num outro site.
Recentemente, fiz um comentário no poema de um amigo aqui. Vi depois que o poema era na verdade um resposta a um outro comentário. A discussão com relação ao poema está ligado mais a um ponto de vista, uma interpretação. Já resolvido, encerrado. No entanto, disse no meu comentário que o pessoal está exagerando com relação ao politicamente correto, falei com base nesse caso e postei aqui como exemplo deste meu comentário. Meu ponto de vista.
_________________________________________________



O que é racismo? Por favor, estou precisando de explicações!
Não consigo entender como funciona a cabeça de certas pessoas no Brasil. Das duas uma: ou minha maneira de ver as coisas está totalmente equivocada, ou estamos realmente cercados por um bando de idiotas.
Vi esta semana nos jornais que o Ministério Público Federal esta investigando sobre a acusação de racismo o cantor Alexandre Pires por causa de uma música (Kong). De novo, das duas uma: Ou nosso país não tem problemas mais sérios que mereça atenção desses caras, ou realmente é uma falta de noção tamanha e até mesmo um desrespeito com o dinheiro público, porque ninguém merece pagar tanto imposto e ver órgãos públicos envolvido com coisas desse tipo (neste caso falar das duas uma, tentem rir, foi uma piada, pois acredito sinceramente na primeira hipótese. Brincadeira, outra piada. Sem graça, eu sei, mas não dá pra tirar nada engraçado nesta palhaçada.)
Ouvi a música, esperava que tivesse algo realmente pesado na letra, mas não! A única coisa que pude comprovar é a falta de bom senso das pessoas que e fizeram a acusação. É ridículo!!! Pensar nos tribunais que estão entupidos de processos esperando um julgamento, perder mais tempo com isso!!! Se a moda pegar, FUDEU (mais ainda).
Encararam como racismo o fato do cantor, na música, se referir a ele mesmo como um macaco, por causa da sua cor. No entanto, é bem claro na música que ele não está falando isso de uma forma negativa; ao contrário, é como se tivesse orgulho de sua cor, que fosse "o tal" por conta disso.
Mas a questão não é essa. De qualquer forma, acho que esse tipo de coisa e até mesmo ofensas mais sérias com palavras, de qualquer tipo, não deveria ser encarado como racismo. Poderia até caber outro tipo de processo caso seja algo muito sério, mas não racismo. Porque se começarmos a extrapolar, pode chegar a um nível que daqui a pouco uma simples brincadeira, uma piada boba, vai servir de pretexto pra uma acusação de racismo ou preconceito. Alguém poderá pensar, daqui a pouco, que se não pode chamar o negro de preto, também não pode chamar um calvo de careca, um obeso de gordo, etc... E com relação a outras coisas, como as brincadeiras, as piadas que brincam com outros estados, outros países, religiões, etc... Como vão ficar?
Crimes relacionados ao racismo deveriam ser caracterizados por outros tipos de ocorrências, como por exemplo, privar uma pessoa de algo, ou privilegiá-la, por causa de sua raça ou etnia. Neste caso, racismo, e racismo mesmo, são as cotas pra negros nas universidades federais. Não adianta dizer que é pra corrigir um problema histórico, as pessoas de hoje não tem culpa deste passado e portanto não deveria pagar por isso (é como se um adolescente alemão tivesse que passar um período na cadeia por causa dos crimes de Hitler. Exagerei, eu sei.) Já que é pra ter a cota, ela deveria levar em conta a situação financeira do aluno, e não sua cor, que é o que fizeram. Ai sim eu concordo com ela, mas também em partes. O ideal mesmo seria melhorar o ensino fundamental público, porque se isto não ocorrer, a cota vai apenas tampar o sol com a peneira, e corremos o risco de baixar o nível de nossas universidades e de formar péssimos profissionais. Mas essa é outra história (também bastante sem graça).
Estou equivocado?



[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1668
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
14
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Caio
Publicado: 12/04/2013 01:09  Atualizado: 12/04/2013 01:09
Membro de honra
Usuário desde: 28/09/2011
Localidade: Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
eu poderia discorrer sobre o assunto porque sempre me interessou, mas estou em outra vibração no momento. deixo apenas uma imagem-argumento que concorda com a conclusão da crônica, de certo modo.


Open in new window






abraço, gustavo


Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 12/04/2013 01:34  Atualizado: 12/04/2013 01:34
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
Amigo Poeta
Gel

Concordo com tudo que escreveu do inicio ao fim...também acho que s cota deveria ser exatamente como fala no seu texto...para o aluno que precisa seja da cor que for...é verdade poeta com tanta coisa para se fazer neste pais...enfim...
Parabéns pelo texto
Bjus
Carol


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2013 01:46  Atualizado: 12/04/2013 01:46
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
oi, Gustavo

Li atentamente o teu texto e faço minhas as palavras da Carol.

Abs


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/04/2013 04:39  Atualizado: 12/04/2013 04:44
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
eu concordo, em absoluto com o ministério público. é através de cenas-mensagens comuns à esta, que motiva o racismo deliberado e posicionado em parede/vitrine de uns "tantos" liberais. talvez, se pensassem sobre aqueles que lutaram e lutaram para que um mínimo de respeito dirigido ao homem(propriamente dito) lhe fosse outorgado, lhe fosse posto, mesmo sob ataques, à forma da lei que nos determina iguais, então talvez assim, cenas vergonhosas como as do tal video-clip não tivessem os seus.. ditos defensores. e não que estejam errados, os tais defensores, a se avaliar por medida e aspecto impessoal, de estatísticas.. mas devo dizer sob o ponto de vista humano, pois não somos todos? e converto ao crime, sim! de racismo, pois explicita à proeminência adulterada e margeada sob conduta falsa e em ultraje ao ponto-imagem que condiz ao homem. não ao macaco(ao cong, que seja..) mas, o homem indignificado por alusões insidiosas em sua própria formação pré-estabelecida. um coeficiente comercial de equívoco, sobre um determinado aspecto, aceito pela sociedade(daí o pré-suposto da construção e divulgação comercial do tal video-clip). a um homem, não se presta a chamá-lo de particularidade outra que não ao seu aspecto, pois lhe é devida, nesta ocorrência, o plano aberto da injúria.

quanto à questão de modos a se dizer, é correlativamente passível ao território formado pelos que habitam em dado ponto-análise: não necessariamente(porém em sua grande maioria..) os "tratos" entre os quais baseiam-se em convivência plena/contínua/inserida aos seus desígnios formatados em.. confiança, enfim. daí, à forma dita em regra por agravante insultuoso aos "olhos" da sociedade, mas um têrmo de tratamento aceito à normalização idealizada por seu meio exclusivo de acessos. apenas quem realmente, "é."

por cotas, eu devo dividir o meu conceito e relacionar dois abrangentes à relação efusiva de suas qualidades(não direi de suas deficiências, porém..)



1- por muito tempo, os detentores de tal direito foram escassos em seus acessos e limitados à uma audiência breve de consultas, quase nunca, solucionadas. não tinham, sequer direitos simples em equivalência às suas condições similares aos dos demais(digo, todos). são discriminados constantemente por ações que não praticam e por enes outros motivos às suas próprias reivindicações. penso, logo que, nada mais justo, um propósito salutar de auxiliar o conhecimento de cada um, mesmo que assim, lhe seja em tarja de "cotas para.." ainda assim, é uma vitória(pequena, inclusive..) à uma classe que nem deveria ser postada aqui, como "classe".(dado ao interesse comum de igualdade perante todos os quais). eu admito que até parece demagogo eu vir aqui e dizer isto sob o ponto de vista de um terceiro em questão, mas. tendo em vista o despreparo e o desprezo à liberdade de gênero humano-social a que estamos influenciados e submetidos, é por vezes, essencial indicar uma melhoria(ainda que mascarada!) a factos corriqueiros, e. plenamente negados pelos que "lucram" com isso(vide exemplo do tal video-clip).

2- concordo plenamente à indicação de auxílio referente à situação financeira do aluno, mas. então seria isto, uma revolução cultural. e, pra manter votos burros, é preciso de um destes, enfim.. (não é "interessante" pro "governo", uma demanda de.. inteligência ou carga-produtiva.. ¬¬)



..



como já deixei claro, falo sob o ponto de vista de um terceiro à própria questão em si, mas. que acredita em uma certa liberdade por aceitação de todos sendo iguais.



Alex Moraes.




Enviado por Tópico
velhopescador
Publicado: 12/04/2013 11:26  Atualizado: 12/04/2013 11:26
Colaborador
Usuário desde: 01/03/2013
Localidade: Marília-SP Brasil
Mensagens: 1092
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
Olá, amigo GEL
Infelizmente, você não está equivocado.
As coisas estão de ponta-cabeça no Brasil,
e se espalhando assim também, pelo mundo.
Fazem do errado o certo,
e não é necessário uma base para se acusar alguém,
cabe ao acusado provar que não tem culpa.
Quem acusa não precisa provar nada.
Há situações e situações, claro,
mas esta está ficando comum.
Infelizmente.

Abraço
><>


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 13/04/2013 02:23  Atualizado: 13/04/2013 02:23
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17963
 Re: O que é racismo? Preciso de explicações.
é um assunto e tanto. vou deixar um olhar sem aprofundar
na história. mas é sabido que o negro tem pouco tempo na história
(para se ter concluído plenamente como o branco). já que a carne negra,
foi a carne mais barata no mercado, eles foram privados desse tempo na história.
por tudo o que ainda hoje ocorre dá para perder a fé na podridão chamada
raça humana. um assunto que a história tratará de escrever. bjs