Crónicas : 

A HUMILDADE

 


O humilde é simples e modesto, veste-se de forma singela e de maneira a que os olhos dos outros não recaiam sobre ele. A pessoa humilde está sempre pronta a ser prestativa e a ajudar quem precisa dessa ajuda. Tem movimentos cadenciados e é tranquilo, na sua forma de ser e de agir. O humilde acata com humildade a opinião dos outros mas também tem a sua própria opinião, que desvenda com toda a modéstia do mundo. O humilde é uma pessoa querida por todos e requisitada para dar conselhos, aos seus amigos ou à pessoa mais “vulgar”, que ela faz questão de manter uma boa relação.

O humilde é generoso e nunca entra em contendas com ninguém, sua forma simples de ser leva-o a com paciência a explicar as coisas. Aceita os outros como se fosse ele próprio e tem satisfação em ser prestativo. O humilde é despretensioso e dá-se bem com a vida que leva, não exigindo mais do que o necessário para ser feliz. Tem sonhos e ilusões como qualquer pessoa e com toda a desafectação, fala de suas pretensões, aos amigos. O humilde não tem nada de medíocre e leva a sua vida com lisura, outra coisa que se possa apontar, e que não tem nada de lhaneza, é a sua ingenuidade.

A sua ingenuidade mais não é do que ser uma pessoa sem malícia e afectação, nada tem de parva. E é por isso que não gosta de ser o centro das atenções, prefere manter-se no anonimato e no seu cantinho, e ser prestável sempre que necessário. A pessoa humilde é uma pessoa inocente e o mais natural possível e é por esse seu costume que é procurada por todos, para ser sua confidente. É estável e sabe sempre ao que vai, com naturalidade e sem grandes exigências. A pessoa humilde não tem vaidade alguma nem é orgulhosa ou presunçosa. Vale-se de seu bom carácter para ser prestativa, de forma a ser útil para os outros.

A pessoa humilde caminha com naturalidade e tem a alma espelhada no rosto. Todos a conhecem e tratam-na com carinho, numa demonstração cativante de amor e benevolência. Ela própria é benevolente e nunca guarda rancor de ninguém. Nunca se vê levantar a voz para se explicar e não entra em discussões que não levam a nada nem a lugar algum. Sabe esperar a sua vez estoicamente e com paciência, com um sorriso sem ornatos nos lábios. É pura e de uma singeleza desconcertante, o que às vezes leva a más interpretações, por parte das outras pessoas, que não compreendem tanta bondade.

O humilde é de fácil interpretação e nada complicado quando conversa com alguém. Tem vontade de fazer o bem a todo o instante sem olhar a quem, raça ou crença, e isso é algo natural nele. É testemunha de afecto dos outros, para com ele e chora com naturalidade, expondo a sua vida sem falsidades. A pessoa humilde explica-se com clareza de espírito e não se evidencia diante as outras pessoas. Passa despercebida onde quer que vá, mas os outros têm a tendência em procurá-la para pedir ajuda. Seu cenho é tranquilo e de boa disposição e tem força de ânimo, tanto para si como para os outros.

Jorge Humberto
16/08/10




 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
1103
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
1
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 16/08/2010 15:10  Atualizado: 16/08/2010 15:10
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10484
 Re: A HUMILDADE
Venho sempre ler seus textos com muito agrado, pela sabedoria que evidenciam, obrigado por me dar esta oportunidade.