Textos : 

INICIANTE

 
Tags:  poema  
 
INICIANTE
 
INICIANTE
(Jairo Nunes Bezerra)


Dizem que escrever é uma arte. Discordo! A arte é aquilo que se transmite com explanação simples ao alcance de todos. Falar sobre seus sentimentos de maneira clara e subjetiva, expondo o que sente e o que os outros sentem, sem usar vocabulários que nos obriguem à consulta freqüente de dicionários, já é um passo para aquilo que for escrito se transformar num belo artigo. Escrever é apenas uma comunicação caracterizada verbal, expressa por sinais denominados de letras, sendo essa disposição convencional das letras chamada de alfabeto. As frases oriundas das letras do abecedário, na formação dos períodos, vão formar as mais belas frases que, usadas sabiamente, vão enriquecer qualquer trabalho literário. Existem dois tipos únicos de comunicação por escrito conhecidos (é como vejo) o convencional e o poético. Poderíamos dizer: “Distante desta terra, nasceu Iracema” e também: “Muito além do horizonte, nasceu
Iracema” E o resultado seria o mesmo: Alguém nasceu distante deste lugar! Os dois escritos fazem uma comunicação. Embora diferentes, em suas redações, traduzem o mesmo resultado. A redação deve ser simples, espontânea e transmitir uma mensagem aos seus leitores. Poderia até exemplificar com parte de um texto que foi publicado há algum tempo,
cujo autor, não me lembro, mas a poesia (porque o artigo é um poema)
não poderia esquecê-la, aprecie a união do tradicional e do poético
concentrados em um único trabalho:

O CORAÇÃO DÓI, A ALMA CHORA, O ROSTO SE CONTRAI, O SORRISO DESAPARECE.
UM NÓ SUFOCANTE INVADE O PEITO, NÃO SEI SE A VONTADE MAIOR É GRITAR OU CALAR.
OS OLHOS ARDEM, A PELE ESFRIA, OS LÁBIOS SECAM, AS FORÇAS SOMEM, O CORPO ESMORECE, A BOCA ENGOLE PALAVRAS QUE NÃO PODEM SER DITAS.
O CÉREBRO NÃO COORDENA OS PENSAMENTOS, A MENTE FENECE.
O GRITO SE CALA, O CORPO SE EMBALA, A CABEÇA TONTEIA,
O REFLEXO SOME, A LÁGRIMA ROLA.
O PEITO SE MOLHA, A DOR AUMENTA, O GRITO SUFOCA, A SALIVA SECA E
OUTRA LÁGRIMA ROLA....
A CABEÇA APERTA, O CORPO SE CONTRAI, OS OLHOS QUASE FECHAM E A VISÃO SE ESVAI.
O ESCURO É MAIS SEGURO, NINGUÉM PRECISA VER,
MAIS UMA LÁGRIMA QUE ROLA...
PENSAMENTOS MISTURADOS, O CORAÇÃO MAIS APERTADO, SOLTA O GRITO SUFOCADO, SEM PALAVRAS, SÓ MOLHADO, FORMANDO LÁGRIMAS QUE ROLAM.
LÁGRIMAS QUE ORA DESPENCAM SOBRE A FACE.
TEMPESTADE TEMPORAL, TENTANDO ALIVIAR A DOR, DE UMA ALMA TÃO SOFRIDA, QUE PARECE PERDER A VIDA, QUANDO SENTE A DESPEDIDA.
E LIBERA COM DESTREZA, COMO ARMA DE DEFESA, TODAS AS LÁGRIMAS POSSÍVEIS, TODO CHORO TÃO GUARDADO, TUDO QUE FOI RESERVADO, E AGORA É TRANSFORMADO, EM LÁGRIMAS DE AMOR.”

A mensagem está dada. O discurso é o meu pensamento. Espero que a crítica seja suave comigo.






 
Autor
Jairo Nunes Bezerra
 
Texto
Data
Leituras
967
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.