Crónicas : 

As nossas crianças

 
* Bebé de 9 meses morre por asfixia, esquecido pelo pai, dentro do carro
* Criança de 10 anos violada repetidamente pelo padrasto com a conivência da mãe
* Criança de 9 anos aborta de gémeos, depois de repetidas violações pelo padrasto. A irmã, de 14 anos, deficiente mental, sofria dos mesmos abusos.


Estas foram, nos últimos dias, algumas das notícias que ocuparam os jornais. Vou juntar mais umas, algumas do meu conhecimento pessoal, outras das notícias que vieram a lume nos últimos tempos.

- Criança de 4 anos atirada da ponte de Sidney, Austrália, pelo pai
- Pais drogam criança com Atarax ou Actifed para poderem sair à noite enquanto o filho dormia em casa
- Bebé de poucos dias de idade salva pela polícia, depois de ter sido deixada dentro do carro pela mãe que foi ao centro de saúde
- Pai esquece-se de filho de 5 anos, sozinho em casa, e só se lembra dele quando o Jardim de Infância lhe telefona a perguntar pela criança
- Bebé de 17 meses morre vítima de maus tratos por parte da mãe e do padrasto


Quantos mais exemplos se poderiam aqui dar, de situações em que seres ditos humanos maltrataram, violaram ou mataram outros seres que deles dependiam? Que futuro estará reservado para o ser humano, enquanto espécie, se, cada vez mais, os descendentes são tratados desta maneira inqualificável e inacreditável. Que futuro?
Dizem, os cientistas, que o ser humano é um ser racional. E que os animais são irracionais. Que racionalidade existe neste tratamento que é dado às crianças? Os animais, os tais que são irracionais, não o fazem. Então, afinal, quem é racional?
Por nove meses carreguei cada um dos meus filhos, protegendo-os para que se pudessem formar em segurança. A minha responsabilidade enquanto mãe não terminou no dia em que nasceram. Antes pelo contrário. A responsabilidade dos progenitores de protegerem os seus filhos é uma realidade desde o dia em que são concebidos, até ao dia em que falecemos. Protegê-los com amor, com dedicação e com atenção. Amá-los de forma incondicional como eles nos amam.
Por mais que me esforce, por mais que tente, não consigo entender como é que, quem devia proteger as crianças, não o faz e põe em risco, deliberadamente, a sua integridade física e psíquica.
Serei a única a não entender e a não aceitar?


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
2196
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
9
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 13/03/2009 14:58  Atualizado: 13/03/2009 14:58
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: As nossas crianças
Infelizmente poderiam ser dados muitos mais exemplos...
QUe mundo é este em que vivemos que, os próprios pais, que deveriam zelar pelo bem estar dos filhos, são quem contribui para a sua morte...
Não és a única a não entender... Eu não entendo como estes casos acontecem e não os aceito nem desculpabilizo de maneira nenhuma.

Um beijo Mãe Magda, de outra Mãe

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 13/03/2009 15:17  Atualizado: 13/03/2009 15:17
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: As nossas crianças
Tantas perguntas por responder,atrocidades deste tipo são cada vez mais frequentes ou talvez a noticia agora corra veloz com toda a tecnologia ao nosso alcance,sempre aconteceram estavam camufladas na sua maioria, todos nós temos a nossa quota parte em tudo isto, vivemos a correr estamos cada vez mais isolados esquecemos quase por completo a palavra colectivo onde temos a nossa responsabilidade no apoio, na denuncia,o calor humano está praticamente morto, falou aqui no desamparo das crianças, temos o desamparo dos nossos idosos que deixam de contar como pessoas assim que termina a vida activa, são maltratados ignorados e em tantos casos agredidos fisicamente, criamos um mundo distorcido quero acreditar que talvez ainda seja tempo,nota-se cada vez mais que as vozes que se levantam na denuncia,beijinhos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/03/2009 15:50  Atualizado: 13/03/2009 15:54
 Re: As nossas crianças
Minha querida prof,

Sinto sua indignação aqui. Cada segundo que passa mais uma criança é violada nos seus direitos humanos. Isto tudo é resultado da impunidade. Ninguém é punido como deveria, as leis não são suficientes, e não há tratamento especifico para estes doentes mentais. Não são racionais, são doentes mentais. Quando as autoridades começarem a abrir os olhos pra esta realidade, que o problema inicia-se na mente de cada um, como um desvio de conduta, raciocínio lógico, quimico e metabolico, então talvez algo seja feito. O problema é tão grave, que se vc olhar a sua volta, poderá estar perto de alguém que possa ser um próximo doente mental, um assassino em potencial, com problemas de ordem psiquicas, bipolar, maniaco depressivo, psicótico etc, sem esboçar nenhum perigo, até que algo aconteça em sua vida, que mude tudo. Tudo isto deveria ser levado em conta. Invés de construir presídeos, deveriam construir manicômios, onde essas pessoas pudessem ter tratamento. Tudo isto tem um histórico desde o nascimento de cada indivíduo, mas torna-se pior na vida adulta, por vários motivos sociais, culturais e educacionais.

Eu entendo perfeitamente o que está acontecendo, mas não posso aceitar que ninguém faça absolutamente nada nesse sentido, de ver que estamos lidando com pessoas com disturbios mentais de qualquer ordem, nível ou grau.

Bjos daqui.

Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 13/03/2009 21:39  Atualizado: 13/03/2009 21:39
Membro de honra
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
 Re: As nossas crianças
Não eu também não entendo e todas estas questões que tocam a cada vez que se ouve uma destas noticias que infelizmente são cada vez mais.

Beijos

Enviado por Tópico
RaimundoSturaro
Publicado: 14/03/2009 12:57  Atualizado: 14/03/2009 12:57
Da casa!
Usuário desde: 11/04/2008
Localidade:
Mensagens: 205
 Re: As nossas crianças
Vivemos em um mundo soterrado na miséria de valores,cada vez mais fúteis e despidos de qualquer identidade e nobreza,o tratamento dispensado as crianças é um reflexo da degenração da humanidade,a e volução é uma farsa,tampouco regredimos,simplesmente caímos profundamente.

Incentivamos uma igualdade inexistente,educamos com subversão,renunciamos aos valores de nossos atepassados em nome de um sistema alimentado pela imbecilidade consumista que não valoriza o ser humano,e sim a máquina operária,o eleitor,o comprador,massa uniforme de acéfalos.

No Brasil,em particular,quando se trata de crimes a impunidade sempre esta a espreita.
Nos exaltamos bandidos,ladrões,traficantes e assistimos atentamente estupros e atos de selvageria,banalizados por uma media carniceira e instruídos pelos intelectuais,terroristas de ontem,ladrões de hoje,na cátedra,na Igreja,na empresa,a pena de morte é permitida apenas aos justos,trabalhadores,e claro,crianças de pais repugnantes,nojentos,vermes que pululam por toda parte,infelizmente.

Não sei como acontece em Portugal,mas aqui nós temos grupos intitulados defensores dos Direitos Humanos,ele lutam por tratamento piedoso,terno,sensível a violadores,homicidas,criminosos da pior espécie em detrimento a segurança de quem não faz parte de sua laia,as crianças claro,pagam caro.

Quando uma é encontrada na rua,morrendo,procuram devolver a família,qualquer parente,para não ser mais uma boca sustentada pelo Estado que distribui esmolas demais para preoucupar-se com a dignidade das gerações futuras.

Enviado por Tópico
PAULOMONTEIRO
Publicado: 15/03/2009 00:31  Atualizado: 15/03/2009 00:31
Muito Participativo
Usuário desde: 23/07/2008
Localidade:
Mensagens: 92
 Re: As nossas crianças
pedra filosofal
cada vez mais me convenço de que o homem é o lobo do homem
e me questiono
que será o homem do lobo
um grande e fraterno abraço do
paulo monteiro

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/03/2009 14:43  Atualizado: 15/03/2009 14:43
 Re: As nossas crianças
Só compreendemos o que podemos entender. E definitivamente, essa escalada de violência geral, e especialmente contra as crianças, não é mesmo possível de compreender.
Podemos pensar que estamos perdendo a alma, a sintonia com o profundo significado de ser HUMANO. Talvez a capacidade de cuidar, tão inerente aos pais, esteja se perdendo no turbilhão da pressa e do desamor que nos devora a todos.
Seu texto é uma reflexão necessária que todos devíamos fazer todos os dias.
Beijo.

Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 15/03/2009 17:29  Atualizado: 15/03/2009 17:29
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: As nossas crianças
Não Magda, não és a única querida.
É inaceitável e eu penso que não se trata de negligência. Toda esta conivência é pura malvadez e de humano a raça humana já não tem nada. Eu sou apologista de que certos crimes como a pedofilia e outros só seria feita justiça com pena de morte e olha que para certos casos é pouco, pois não sofreriam metade dos abusos que infligem nas crianças.
Beijinhos na alma
Nanda

Enviado por Tópico
luisalpsimoes
Publicado: 17/03/2009 02:35  Atualizado: 17/03/2009 02:36
Colaborador
Usuário desde: 02/03/2009
Localidade: Ansião
Mensagens: 591
 Re: As nossas crianças
Magda,
Estas noticias para mim são um tormento, como para qualquer mãe ou pai que se preze.
100% solidária contigo.
"A responsabilidade dos progenitores de protegerem os seus filhos é uma realidade desde o dia em que são concebidos, até ao dia em que falecemos. Protegê-los com amor, com dedicação e com atenção. Amá-los de forma incondicional como eles nos amam".
Beijos de uma mãe que ama o seu, para outra mãe que ama os seus, ambas incondicionalmente.