Textos -> Outros : 

O mensageiro do rei

 
O mensageiro do rei
 
Há muitos anos, um rei que vivia na Escócia, enviou o seu mensageiro ás terras dos Três Sábios. O rei Alex, estava a envelhecer. Olhando-se ao espelho, não havia margem para dúvidas, a figura que via á sua frente, era de um velho cheio de rugas e cabelos cada vez mais brancos. Imaginem que até o Bobo da corte aconselhou o rei a procurar a planta da juventude.

O rei Alex mandou então chamar até si o seu mensageiro, um rapaz muito competente e que se chamava Sidney.A missão do mensageiro era muito difícil, se não quase impossível de concretizar. Tinha de encontrar as Terras dos Três Sábios, passar o Bosque Assombrado e se tivesse sorte no final, encontrar a milagrosa planta da Juventude no Lago Negro.

Alex acordou muito cedo ainda o sol não tinha nascido. A viagem ao sul da Escócia, era muito longa por isso levou mantimentos para cerca de uma semana. Pôs -se finalmente a caminho.
Chegou a uma pequena aldeola antes do almoço. Foi recebido pelo chefe da aldeia que o questionou sobre o que faria por aquelas bandas tão solitária criatura? Ao saber da sua missão o velho aldeão, informou o rapaz de que a terra dos Três Sábios de que procurava, não se encontrava assinalada em mapa algum. A única pessoa que recorda que conseguiu dar com aquela planta da juventude tinha sido o seu avô paterno. Esse feito tinha conseguido graças à ajuda de uma candeia Mágica que o seu bisavô tivera dado a seu pai como presente, quando este fizera anos.
-E o que é feito da candeia? Perguntou Alex
Ainda a guardo! -respondeu o aldeão
De repente o rapaz ficou com um enorme brilho nos olhos. Que estaria a pensar? Interrogava-se o chefe da aldeia.
-Empresta-me a sua candeia que a devolverei quando regressar da minha missão? Pediu o jovem mensageiro.

Vejo que posso confiar em ti meu jovem rapaz respondeu o velho aldeão. Despediu-se das pessoas da aldeia e lá continuou Alex o seu caminho muito contente de candeia na mão. Estava a escurecer e o mensageiro parou para acender a velha candeia Mágica. Estava muito confiante por ter na sua posse uma candeia Mágica. Finalmente encontrou a terra dos Três Sábios. Havia uma placa que assinalava a região. Passou a placa e reparou que só haviam três casas. Espreitou por uma das janelas de uma das casas e rapidamente ficou a perceber que ninguém ali morava. Estavam desabitadas parecia fazer já algum tempo.

Continuou então a sua caminhada. Passado algum tempo, vê uma enorme escuridão á sua frente. Estava finalmente muito próximo do Bosque Assombrado. Mas que horrível aspecto tinha as arvores. Pareciam ter saído de uma verdadeira assombração, com a candeia podia ver enormes teias de aranha nas arvores mais velhas. Haviam por ali imensas árvores mortas. O vento murmurava por entre os pinheiros muito altos, dando a sensação que as almas se tinham reunido ali naquele bosque para um ajusto de contas. Estava cansado mas nem por isso, pensou sequer em parar ali um minuto para pernoitar. Estava decidido a encontrar o mais depressa possível o Lago Negro e com ele a famosa planta da Juventude.

E assim foi, já mais á frente, podia ouvir agora o barulho ensurdecedor das rãs dentro de água. Era o Lago Negro. Aproximou a candeia da água e podia ver que o fundo do lago era realmente muito negro. Só deixava ver lodo escuro e muitas folhas de nenúfares. Onde estaria então a planta da juventude?

Aproveitou então para ficar por ali e pernoitar. Tinha tido um dia muito cansativo. De manhã com a luz do dia, procuraria melhor onde se encontrava a tão desejada planta.
Adormeceu e sonhou com a famosa planta da juventude.

No dia seguinte abriu os olhos e nem pôde acreditar no que os seus olhos viam:
Estava deitado num local nada parecido com aquele que tinha visto no Lago Negro. Estava por incrível que pareça, dentro do castelo do rei Alex e sua majestade estava mesmo á sua frente. Ao contrário do que o rapaz possa ter pensado, o rei estava muito feliz. Mas porque seria? Pensava o mensageiro confuso e baralhado da sua cabeça e ao mesmo tempo a tentar perceber o que realmente se tinha passado com ele e com a sua aventura no Lago Negro.

Estás melhor? -perguntou-lhe o rei
-Estou! mas... o que me aconteceu? Como vim aqui parar? E o Lago?
Está tudo bem contigo! Os aldeões da localidade mais próxima deram contigo caído no chão. Ao que parece caíste do teu cavalo e perdeste os sentidos. Estivestes em coma profundo cerca de dois dias.

-E a planta que o meu senhor queria? Como posso ter falhado a minha missão? Lamentou-se o jovem mensageiro ao rei.
Não faz mal! Já desisti da ideia de deixar de envelhecer. Afinal pensei bem e tenho mais amigos com esta minha idade do que com a tua, por esse facto, acho que aprendi com a idade coisas muito mais importantes que não faço questão de partilhar com mais ninguém. E assim, por estranho que possa parecer, o rei Alex depois de ter tomado a sua decisão, passou a ter um aspecto muito mais jovial e a ser mais cuidadoso com o seu visual.•

Gabriel Reis


 
Autor
reisgabriel
 
Texto
Data
Leituras
2889
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 11/08/2009 15:33  Atualizado: 11/08/2009 15:33
Colaborador
Usuário desde: 30/06/2009
Localidade:
Mensagens: 6699
 Re: O mensageiro do rei
Goste do conto.Narrativa clara,com atmosfera bem descrita.Esperava um final mais espetacular, porém nada melhor que a pessoa cuidar bem de si e sua saúde para manter-ser jovem. :)
Bjins, Betha.

Ps- Creio que nessa parte:
"...planta da juventude tinha sido o seu pai paterno"
no lugar de pai pensaste ter escrito avô?