Textos : 

Leituras 3 - Henrique Pedro

 
Henrique Pedro é um dos pensadores do poema. Cada trabalho é elaborado muito sob uma matriz de razão ou de fé.

Apresenta-nos poemas com um pródigo conteúdo, onde predominam temáticas telúricas, religiosas e, também, filosóficas, estas quase sempre sob vertente existencialista, e daí ter despertado o meu interesse no trabalho deste autor, dado que me surgem em diversas ocasiões quer numa visão kierkegaardiana quer sartreana.

Tal dimensão de escrita, coisa rara, não só aqui, mas nos mais diversos locais onde me movimento, sobretudo ao nível da internet, dá-nos uma visão do Homem no seu Tempo, não só contemplativo, mas, também, em acção, intervindo com o que o rodeia, como se através do verso se se cumprisse como Homem do seu Tempo.

Se tivesse de apresentar a frieza estatística, diria que em três poemas lidos deste autor, dois vírgula cinco se enquadram em trabalhos que considero de excelente nível. E estou a referir um autor que partilha connosco quase (se não for mesmo) diariamente o fruto do seu ofício.

Xavier Zarco

 
Autor
Xavier_Zarco
 
Texto
Data
Leituras
1415
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
25 pontos
25
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/06/2010 09:53  Atualizado: 04/06/2010 09:53
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Henrique Pedro deu-me as boas vindas ao Luso Poemas e leio-o desde essa altura... têm uma linha de raciocínio excelente e muito tolerante, cortês, não se mete em bulhas de bairro e provávelmente sabia-lhe bem distribuir uns sopapos, mas sabe que as bulhas de agora são falsas, não têm regras de cavalheirismo, como usar só os punhos e por princípio nada de golpes baixos, no fim o vencido cumprimenta o vencedor e com cortes na face pagará um copo de bom tinto ao seu ex-adversário, falarão sobre o assunto, inclusive o vencedor mostrará que o vencido tem de proteger mais a esquerda e aproveitar mais onde é forte para o ataque, por exemplo. Este mundo não existe mas ainda existe pessoas de princípios, lutadores de cortesia, Henrique Pedro além de grande poeta, lê-se como alguém de grande carácter e não me custou nada escrever isto porque penso ser verdade.

Um grande abraço a Henrique Pedro. Poeta dos poemas que pensam, concordo com Pedro, o Xavier dos poemas ricos de portugalidade.


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 04/06/2010 10:03  Atualizado: 04/06/2010 10:03
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Xavier,
Henrique Pedro é um excelente poeta desta casa.
Ele sabe a afeição que nutro pela sua pessoa.
Um abraço aos dois
Nanda


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/06/2010 11:39  Atualizado: 04/06/2010 11:39
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Bom dia, Xavier.

Te agradeço por tão interessante informação sobre o trabalho do poeta Henrique.
Informação que enriquece o meu conhecimento como principiante.
Desde que passei a conhecer e participar deste site, acompanho o trabalho do poeta Henrique Pedro, o qual tem minha admiração e apreço.

Abraço fraterno

Rosangela


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 04/06/2010 20:56  Atualizado: 04/06/2010 21:14
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Um texto coerente e - acredito - muito próximo da realidade.
(Nunca é fácil acertar de caras com os atributos de alguém que conhecemos apenas das entrelinhas das palavras.)

O Henrique Pedro parece um filósofo da vida que utiliza a poesia para nos dar uns flagrantes dessa mesma vida, com um discernimento digno de louvar.

Digno de louvor também esta série de textos, para os quais é precisa uma dose de coragem e outra de clarividência - eu por exemplo não me atreveria.

Os meus Parabéns!
Um abraçooo!
_Abilio****


Enviado por Tópico
MariaDeCarvalho
Publicado: 04/06/2010 21:25  Atualizado: 04/06/2010 21:25
Da casa!
Usuário desde: 11/03/2009
Localidade: Suiça
Mensagens: 421
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Uma boa homenagem ao amigo a que eu chamo, um Senhor...
Em tudo, gentileza e falta de maldade, falta de que muitos amigos também me acusam...mas eu sou mais otária que boa pessoa e te tenho a certeza de que o Henrique sabe do que estou a falar...
O Henrique é um dos últimos cavaleiros da tábua redonda...

Gostei da leitura, justa...sem dúvida.
Parabéns,
Maria





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/06/2010 22:19  Atualizado: 04/06/2010 22:19
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Passei grande parte do dia deambulando pela cidade do Porto.
Acabei por me cruzar com António Nobre e não gostei de o ver Só, no Campo dos Mártires da Pátria, abandonado no meio de um charco de águas fétidas, esverdeadas, e com umas quantas pombas a borrarem-lhe em cima. Ante a indiferença olímpica dos raros transeuntes para quem, no momento dramático que o País atravessa, a poesia não passa, por certo, de um motivo de riso.
Veio-me à mente Miguel de Unamuno e o seu “DEL SENTIMIENTO TRAGICO DE LA VIDA”. Este é, sem dúvida, o destino de todos os poetas e heróis - pensei. Vilipendiados em vida e remetidos, em morte, para a solidão de um jardim municipal servindo de poiso a pombas e pardais.
Deixemo-nos de vaidades, portanto!
Na minha juventude li Kierkegaard, que fez a ponte entre Hegel e Sarte e por isso o apodaram de existencialista cristão, como li Marx, Camus, Nietzche (presente hoje em dia em diferente correntes niilistas), como li Saint Exupèry, Sri Aurobindo, Teilhard de Chardin, e tantos outros.
Mas o meu pensamento formou-se, sobretudo, nas serranias de Trás-os-Montes, o Reino Maravilhoso de Torga, em confronto com o Cosmos, e continua a formar-se, quotidianamente, neste espaço irreal que dá pelo nome de Luso Poemas, muito embora aqui apenas publique poesia e a minha participação explícita seja reduzida.
Por tudo isso louvo o esforço que Xavier_Zarco vem fazendo no sentido de conferir maior seriedade e qualidade literária ao Luso Poemas, em contraponto com a prevalecente tentação pela crónica chocarreira e obscena, e pela poesia ingénua e medíocre. Louvo o seu corajoso esforço de cultura e verdade.
E agradeço os comentários abonatórios que este texto de Xavier_Zarco mereceu, na parte que a mim diz respeito. Escuso-me de nomear os amigos que aqui tenho que são muitos, porque eles bem sabem o quanto os estimo.
Votos de que o Luso Poemas siga em frente, livre, aberto, responsável equilibrado.


Enviado por Tópico
LaRoche
Publicado: 04/06/2010 23:20  Atualizado: 04/06/2010 23:20
Colaborador
Usuário desde: 26/02/2010
Localidade:
Mensagens: 706
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
Respeito muito o trabalho de Henrique Pedro. Uma poesia que se identifica com a sua geração (?);
Numa forma singular de se exprimir e sentir o que o rodeia. Parabéns ao Homenageado, mas também ao bom texto que lhe faz juz.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/06/2010 23:24  Atualizado: 04/06/2010 23:24
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro/rsp MariaCarvalho e Xavier_Zarco
Amigos Maria e Xavier,

Achei interessantíssima a vossa polémica, das tais que podem, na minha modesta opinião, acrescentar algo de novo, ao nosso entendimento colectivo.
Ouso, por isso, e se me permitem, introduzir um dado novo, porquanto ambos me parecem estar certos nos seus raciocínios mas não coincidindo nos objectos de pensamento.Queiram fazer o favor de distinguir textos de opinião de textos ficção. Se de opinião se trata aí o autor não pode "cobardemente" dizer que não diz. Se se trata de ficção então aí sim não é o autor mas o personagem que fala.

Abraços


Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 04/06/2010 23:59  Atualizado: 04/06/2010 23:59
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
O Henrique Pedro é, de facto, um excelente poeta. A ideia que tenho é que na sua poesia predomina a religião e filosofia, mas sempre com uma visão muito própria, num estilo sempre muito bom.

Beijo

Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 06/06/2010 18:24  Atualizado: 06/06/2010 18:24
Membro de honra
Usuário desde: 17/07/2008
Localidade:
Mensagens: 2207
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
A todos o meu muito obrigado pelo enriquecimento deste espaço.

Cara Maria de Carvalho,
A concepção do que significa "autor" diferencia-nos e essa diferença de concepção só nos enriquece, embora me pareça que a mesma é mais próxima do que parece.
Para mim o autor é o que resulta do que é o desejo do que está por trás e que de facto escreve, mas ao escrever despersonaliza-se, mesmo que este despersonalizar-se não exista concretamente.
A pessoa, esse tem outros interesses, como seja o próprio acto de sobreviver, de cuidar dos seus, etc. Com isto não quero dizer que o autor se afaste deste género de questões, mas dá-lhe, no nosso caso, pela escrita uma outra dimensão, dimensão essa que só o leitor pode descortinar.
A obra, a partir do instante em que é exposta, é uma mera sombra do que o que a fez desta pretendeu.

Cara Vera,
Concordo com as linhas mestras da poesia de Henrique Pedro a que aludes.

Camarada Henrique Pedro,
Sem dúvida que se se opinar sobre algo e depois o desdizer, das duas uma, algo, que dever-se-á argumentar no que fez mudar de opinião, ou, então, não se saberá do que se fala.
Uma coisa é certa: autor e pessoa são duas entidades distintas, embora, em literatura, sob aquilo que penso, o que conta é o leitor. É nas mãos deste último que a obra é.

Xavier Zarco

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/06/2010 20:07  Atualizado: 07/06/2010 20:07
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro/rsp Vera Silva/Xavier Zarco
Vera:
Os objectos dos mais de mil e quinhentos poemas que, até hoje, postei aqui no Luso,são Deus, o Amor (nas suas diferentes formas), o Cosmos, a Espiritualidade/Religiosidade, a Ecologia e a Intervenção Social e Política.

Agradeço, especialmente, o teu comentário.

Beijo

Xavier:

No meu ponto de vista não há diferença de substância entre o autor e a pessoa. O autor nada mais é que a pessoa que se assume em diferentes posturas e desempenhos. Daí que distinga os textos de opinião e os de ficção.Como aceitar, num texto de opinião que o seu autor venha dizer que não é ele que escreve? Também na ficção é sempre a pessoa que retrata o personagem embora o personagem possa não ser o retrato do autor.

Abraço

Abraço


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 07/06/2010 23:45  Atualizado: 07/06/2010 23:45
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro
O Henrique Pedro para mim é um senhor da escrita, confesso que não me revejo em algumas coisas do que escreve, mas não deixa de ser um senhor pela forma cuidada com que trata a palavra.Ler o Henrique é um aprendizado constante.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/06/2010 09:30  Atualizado: 13/06/2010 09:30
 Re: Leituras 3 - Henrique Pedro para Xavier Zarco
Outra excelente escolha!
o Henrique escreve como sinto o seu carácter: recto e escorreito
Foi das primeiras pessoas que acompanhei aqui no Luso.


Beijinho