Prosas Poéticas : 

Meras reflexões

 
Tags:  Reflexões  
 
Esta capacidade de amar um corpo, uma alma no ocaso da vida, intriga-me

Esta candura que me percorre o corpo, em flashes de faíscas que queimam o meu peito escancarado, agita-me

Esta ansiedade miudinha que penetra o diafragma, obrigando-o a inspirar e expirar constantemente em respirações profundas, sussurros de ar em densos suspiros, protege-me

Estas ausências da mente procurando a perfeição de dois corpos unos no tempo e no espaço interior e exterior, numa vivência compartilhada à luz duma realidade una e luminosa, atrai-me.

Esta sensação de plenitude de SER, que me acompanha no quotidiano diário, fortalece-me

Este sorriso que me sai livre e aberto, sempre que penso em ti, este estado de embevecimento que me acomete na vida desperdiçada, leva-me a reflectir, neste sentir único e imutável que permanece na poeira cósmica em forma de nebulosas multicolores.

A vida é uma tela vazia que se auto pinta aos nossos olhos, com as cores que sonhamos, as cores que idealizamos, em laivos de tempestades furiosas, em traços sombrios que ofusca a luz…

Há sempre um traço que se pincela, há sempre um espaço em branco que abarca mais uma cor, mais um sabor, mais um aroma, inundando o ar com o cheiro da aventura desconhecida no amanha incógnito.

Há noite e dia nos pincéis esguios, delineando paisagens das cores do arco íris embelezando o escuro da noite, como há sombras que escurecem os mil tons que nos dão a cor

É nesta ambiguidade, nesta ambivalência que vive em constante descoberta o nosso ser e os dois lados permanecem íntegros e possíveis.

Somos peças de um qualquer jogo de xadrez, sem vencedores nem vencidos, jogamos ininterruptamente, falsificando a matéria genuína, primórdios do SER.

Há no meu olhar uma tela pintada de ti, que me hipnotiza quando tento pintar traços de mim.
Há em cada traço que delineio, aromas que me entram pelas mãos em cascatas silenciosas, obrigando-me a traços que falam de ti.

É neste delinear constante que decorre os meus dias, soalheiros à longínqua morte que quero para mim. Ela será a meta do meu SER, mas quero-a distraída com outros sons que não são os meus.

Quero ainda respirar todos os aromas, todas as cores, todos os sabores que me possam falar de ti, desnuda de mim.

É neste silêncio, neta reflexão que descubro sempre um pouco mais e sei que todos os caminhos que me faltam percorrer, todos eles me levarão a ti, ao fundo de mim.

Sabes?

Sei que não se deve desafiar o destino, porque ele contem traços que não se pode apagar, mesmo que queiramos redesenhá-los a nosso belo prazer, há sempre um ponto no tempo, seja qual for o local onde nos encontramos, que esses traços voltam a ser recolocados na tela onde se pinta a nossa caminhada até ao fim, para lá do cosmos.

Por isso, não vale a pena alterar a tela, porque é nessa tela com pedacinhos em branco, que gosto de continuar a pintar um pouco mais de ti e de mim..

Na mansa impulsividade
que me caracteriza
quero desafiar o destino
de frente, em pungente atitude
dou o passo, tento enfrentá-lo…

pobre mortal, olha-te ao espelho
não vês que não podes desafiar o destino?
que ridícula que és
e tu
sim tu, de mãos e corpo suave
voltas a colocar os pontos e as rectas no destino
dizendo-me com palavras só tuas

não voltes a desafiar o destino
porque nunca se deve desafiar o destino


e eu pobre mortal
encolho-me em mim
e deixo o destino voltar a abraçar
os corpos que choram.

Escrito em multi-datas
 
Autor
Liliana Jardim
 
Texto
Data
Leituras
1312
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
24 pontos
8
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 23/07/2011 19:28  Atualizado: 23/07/2011 19:28
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Meras reflexões
Boa tarde Liliana, li seu longo texto com a atenção que ele merece, pela sua solidez poética, e percebo dois nortes interligados, primeiro que a sua personagem está convencida de que já trouxera um destino a ser cumprido, e pouco vai poder alterar, mas tem consciência que a execução pode sim ter as suas digitais, o segundo ponto, e este é mais intenso ao longo texto é a sua submissão ao seu amado, ela tem muito mais dele nela do que dela mesma em si, eu acho esta subordinação perigosíssima, mas cada um sabe das suas conveniências, parabens pelo seu instigante texto literário, MJ.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/07/2011 19:30  Atualizado: 23/07/2011 19:30
 Re: Meras reflexões
A tua versatilidade é espantosa. Uma prosa poetica das mais belas que te li. Auto-reflexivo coadunando os traços de um quadro por pintar com os caminhos incógnitos da vida. Fantástico minha cara poetisa! A maior poetisa do amor!

Beijo azul


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 24/07/2011 16:17  Atualizado: 24/07/2011 16:17
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Meras reflexões
Sempre fui uma leitora compulsiva do que escreves Liliana, talvez porque postes esporadicamente. Nada mudará isso... nada!
Uma bela prosa poética que realço vivamente e que demonstra com nitidez a tua sensibilidade e capacidade de olhar de frente as palavras.
Tudo de bom Poeta.
abraço-te,
Vóny Ferreira


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/07/2011 18:15  Atualizado: 24/07/2011 18:15
 Re: Meras reflexões
*Nossa! Meras reflexões com dimensão de infinito.
Nuances da alma em sua essência de amor!
Gosto de ler algo assim, criado com esmero, com riqueza...
Belíssimo.
Beijo-te
Karinna*