Textos -> Outros : 

A Lenda dos dois irmãos

 
A Lenda dos dois irmãos
 
Muito próximo do bairro onde resido existem ruínas de um velho castelo. Os mais antigos chamam a esse local de: " Castelo velho "
Num sítio alto como é aconselhável, o que resta desse monumento, deixa mostra do que fora no passado. Lembrei-me então de escrever sobre este assunto, chamando a vossa atenção para as personagens e factos que aqui faço referência, não passarem da minha criatividade e imaginação:

Durante a dinastia filipina, no ano de1580,ocupou aquele castelo, um Rei espanhol que tinha duas filhas. Ao que se sabe, as filhas do Rei, tinham-se apaixonado por dois jovens irmãos que apenas tinham dois anos de diferença na idade.

O mais velho chamava-se Pedro e servia o Rei nas batalhas. Muito dedicado e trabalhador, era as graças do rei. Não admira porque razão o monarca lhe dera a mão da sua primeira filha. Já o seu irmão mais novo de nome Ricardo, não tinha qualquer ambição na vida e só sonhava um dia vir a sair do castelo para ir conhecer novos lugares e novas gentes.

Mas a rapariga mais nova filha do Rei estava apaixonada pelo rapaz e não tinha como se justificar a seu pai perante tanta falta de objectivos do seu namorado. Ricardo foi então chamado á presença do rei. Este não estava pelos ajustes e disse ao jovem rapaz que estava proibido de namorar a sua filha.

Os motivos foram claros e por mais que o rapaz explicasse ao Rei as suas boas intenções, não teve sucesso. O rapaz chateado e transtornado deixou ao rei a sua palavra que iria afastar-se por uns tempos, mas que ia voltar mais tarde, rico e cheio de conhecimentos e só depois casaria com a sua filha.

Passaram-se alguns anos sem que alguém tivesse noticias ou visto a sombra de Ricardo.
O Rei já velhote e cansado adoeceu. Foi então que a filha do rei, mandou chamar um dos melhores médicos curandeiros da época para tratar o seu pai. Pessoa muito falada pelos seus resultados na medicina, o médico era ainda muito novo para reunir tanto conhecimento.

O Rei recuperou então a sua saúde e não deixou de agradecer e felicitar o jovem médico o facto de este o ter salvo. Para grande admiração do rei, o médico não aceitou as pesadas moedas de ouro que este lhe oferecera em troca da sua saúde.
-Mas porque razão não as aceitas? Questionou o rei
-Qual é o teu verdadeiro preço? Insistiu mais uma vez o rei
O meu verdadeiro preço será casar com a sua filha! Respondeu o médico
Foi então que o rei disse:
-Mas a minha filha já está prometida a um rapaz de nome Ricardo!
Responde de novo o médico:
Esse Ricardo sua majestade, sou eu! O Rei nem queria acreditar

E assim foi autorizado a casar com a filha do Rei, que ao assistir a toda esta conversa, acabou por desmaiar e recuperar mais tarde os sentidos. E assim acaba esta pequena história que leva a meditar sobre o assunto, quando estiver em causa a falta de confiança em algumas pessoas.

(dedicado aos meus dois filhos Pedro e Ricardo)

Gabriel Reis


 
Autor
reisgabriel
 
Texto
Data
Leituras
1742
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.