Crónicas : 

vidas urbana

 
Belém , cidade das mangueiras , virtuosa pela sua chuva de final de tarde e seu povo alegre e belo ,mas como outras cidades do Brasil sofre com inimigo evidente , a violência .Que no últimos anos corroe a população , deixando medo e morte , vítima da cidade e sua imperfeições .
Ao ser e o lucro do momento , está o André Merceiro , um proprietário de mercadinho , que ficava no fim da cidade de Belém . André era um dos mais novos comerciantes e por conta disso , estava buscando novos consumidores para os seus produtos e assim , estava levando a sua nova profissão .
Ao amanhecer do dia como de costume , o micro empresário se locomovia a pé para o seu trabalho ,pois não precisava pegar ônibus , já que morava perto do seu emprego .Todos os dias André saia três da manhã de sua casa , mesmo sendo o caminho perigoso , ele não ligava para violência .
Porém , em uma sexta feira quando o Merceiro caminhava para sua jornada de trabalho , algo estranho ocorre . Dois homens discutem no meio da rua , mesmo que André estivesse a alguns metros , não consegue escutar o motivo da discussão e ao piscar do seus olhos um motoqueiro passa entre os dois e posiciona a arma , e atira nos dois indivíduos que caem ao mesmo tempo do impacto da bala ao peito , com a ação o observador atento se esconde atrás de uma árvore , porém o assassino senti a presença , mas não dá importância e vai embora .
Como era três da manhã , ninguém percebeu o ocorrido , exceto o nosso amigo , que ficou estático com que viu , mas foi ajudar as duas vitimas .Olhou para os dois caídos e viu que estes não estavam mais com vida e assim , ligou para a polícia .
Já se passaram três anos depois do ocorrido, porém o merceiro não conseguia esquecer o que ocorreu naquele dia . O nosso amigo já estava prosperando em seu negócio, era um dos maiores empresários de Belém e tinha consigo a maior loja de roupas que a cidade viu ,usufruía de tudo que o dinheiro poderia comprar e gastava como podia a sua fortuna .
Em uma bela noite de janeiro , mandou que o seu motorista passar-se pela dezesseis, já que desde o assassinato nunca mais tinha passado por lá ,ao passar relembrou toda cena e o momento da morte e a crueldade e tudo mais , até que em um sinal alguém bate na janela do seu carro e fala :
- como vai amigo ?: com ironia
- quem é você : andré assustado
- não me conheces amigo ? :
- não ... não...:
- mas , eu te conheço ! :
E ao acabar de falar o desconhecido dá um murro na janela do carro e tenta pegar o pescoço de andré , no entanto não consegue e o motorista do carro vendo a situação acelera em disparada e grita:
- que isso !? : assustado com a situação
- sai!...sai!...sai!: andré com medo
Quando estes estavam chegando perto do shopping onde o Merceiro tinha uma loja , um motoqueiro consegue alcança-los e grita :
- André , não me conheces ? :
- que?!, quem é você ? :
- sou o motoqueiro , daquela noite amigo :
- você é o assassino !!?:
-sou André , e vou ser o teu também amigo , não é nada pessoal , mas nunca deixo nada pela metade , não costumo deixar testemunha .
E com isso , mirou a arma na cabeça do grande empresário e atirou ,com o susto o motorista perde o controle do carro e bate no canal e acaba desmaiando , por bater a sua cabeça no volante ,mesmo assim , o assassino não teve piedade , desce de sua moto e dispara três tiros contra o motorista , com o crime completo pega a sua moto e vai embora . A polícia chega logo depois , porém não tem nenhum, vestígio de quem cometeu o crime , e assim ninguém encontra o culpado do assassinato.
A causa do crime todos sabiam , André iria testemunhar contra o crime que ele era a unica parte que tinha visto o assassinato dos dois jovens , mas não chegou no dia do depoimento . A polícia estava investigando o que ocorreu no dia do crime dos dois amigos , que se chamavam, Beto e Mauro e descobriu algo estranho , mas antes vamos a historia destes .
Beto tinha consigo todo o dinheiro que a cidade poderia lhe dá , assim como Mauro , que era o seu grande sócio na área de venda automobilistica , mas a grande riqueza tinha um passado negro . Dez anos antes não era só sois sócios e sim cinco , assim que a morte duvidosa de três sócios que colocou em ´´check`` , a ética dos dois amigos , em virtude que todos tinham o controle da empresa , com a morte dos outros , os dois acabaram sendo os único a receberem toda a herança da mesma e mesmo com provas contra a eles , a polícia não consegue prende-los ,sabendo disso , vamos ao dia da morte dos dois .
No dia do crime , Beto e Mauro bebiam felizes ,em virtude de um acontecimento maravilhoso ,Beto iria ser pai e estava feliz com a nova situação , e assim passaram as horas , ao fim da noite decidiram ir para casa , a pé , pois estavam perto e por estarem bebidos não conseguiriam dirigir , e quando estes estavam chegando no final do percurso , Mauro inicia uma conversa :
- a sua mulher é fiel á você ? :
- sim , claro que sim ...:
- não . eu acho que não :
- o que você quer dizer ? :
- eu fiquei com ela a alguns meses atrás :
- o que !!? :
Então nesse momento começa a discussão , no mesmo momento , o motoqueiro dobra a rua e se posiciona entre os dois , e dá o tiro fatal e sai do local . O motivo do crime a polícia conseguira descobrir depois de sete anos , e ocasionou surpresa e espanto entre todos ali presente .
O motoqueiro era um matador de aluguel , em seu depoimento declara que a mandante do crime era Helena Lisboa , mulher de Beto e amante de Mauro e a unica herdeira da empresa que eles comandavam ,por tanto assim , o investigadores descobrem o motivo do crime , e prendem todos os dois .
Mas , Helena Lisboa só passou dois meses na prisão , conseguira sair atraves de uma brecha na legislação , o motoqueiro não teve a mesma sorte e nem o mesmo dinheiro , depois de uma rebelião foi morto por presos e seu corpo nunca mais foi encontrado .

 
Autor
mkndsubfabio
 
Texto
Data
Leituras
876
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.