Textos -> Outros : 

O presente de André

 
Eram seis da tarde. André olha para o enorme relógio da fábrica, ansioso pela hora de saída. Tinha arranjado trabalho na velha fábrica de conservas de peixe onde o seu pai trabalhava.
Com apenas catorze anos de idade, André teve de deixar os estudos para ajudar os seus pais.

A mãe trabalha como doméstica na casa de algumas pessoas e sempre pode contar com a preciosa ajuda de uma vizinha que toma conta dos seus irmãos mais novos quando estes não estão na escola.

Apesar de tudo, André está muito contente por ter aquele emprego. Diariamente, desloca-se algumas vezes de bicicleta da fábrica até aos escritórios centrais, que por sinal são um pouco distantes.

O único sentimento de tristeza do rapaz, surge quando passa no largo, (ponto de encontro dos seus amigos) e repara que estão todos juntos, preparando as suas brincadeiras e passeios nas suas bicicletas.

André é muito pobre e as dificuldades dos seus pais nunca possibilitaram que o rapaz tivesse uma bicicleta própriamente sua, pelo que sempre que pode, goza e desfruta da que utiliza nas horas de trabalho que é pertença da empresa.

De vez enquanto, vai namorar a bicicleta vermelha que o Sr. Fernando tem na sua loja para venda. Está para breve, a compra da bicicleta vermelha ao Sr. Fernando. O rapaz é muito poupado, tem já em seu poder praticamente todo o dinheiro necessário para a compra da bicicleta ao comerciante.

O fim do mês está para breve e só já faltam dois dias.Era finalmente,fim do mês,André apressou-se a sair da fábrica em passo acelerado. Dirigiu-se á loja do Sr. Fernando.

Este quando viu o rapaz entrar pela porta dentro com a alegria e brilho nos olhos, calculou logo que estava para acabar o namoro da bicicleta vermelha.

Tlim! Tlim! Soltava a bicicleta repetidamente, quando o rapaz puxava pela sua campainha brilhante. A primeira paragem teve de ser obrigatoriamente no seu bairro junto ao grupo de amigos.

Todos elogiaram a nova aquisição do seu amigo. Como a praxe de mais uma bicicleta ao grupo, resolveram ambos os rapazes terminar o final da tarde fazendo uma deslocação de bicicleta ao Alto dos Moinhos.

André que tinha muita perícia a andar de bicicleta, desta vez foi o ultimo a chegar ao ponto de encontro. Não estava nada interessado em logo no primeiro dia, danificar a sua preciosidade vermelha.

Os rapazes tinham levado uma bola de futebol e como já era habitual, decidiram guardar as bicicletas dentro de um dos moinhos que se apresentava em melhor estado, para assim jogar descansados. O André concordou logo com a ideia pois assim, tinha a certeza que a sua bicicleta não levaria boladas nem riscada.

Ninguém deu pelo tempo passar,tal não era o entretenimento.

O sol estava praticamente a pôr-se.Um dos rapazes, resolveu então agarrar a bola e acabar assim o jogo. Todos se dirigiram ao velho moinho.

André gritou e soltou um tremendo palavrão e de seguida meteu as duas mãos na cabeça. A sua bicicleta vermelha tinha desaparecido. Alguém aproveitara o facto dos rapazes estarem concentrados no jogo de futebol para roubarem aquilo que tanto custara a ganhar ao jovem rapaz.
Os olhos de André estavam lavados em lágrimas.

Todos os seus amigos, foram poucos para o confortarem perante tal perca. Tinha passado muitas dificuldades e feito muitos sacrifícios para poder comprar aquela bicicleta vermelha.

O relógio continuava a andar e todos tinham de regressar a casa. Antes certificaram-se que não havia sinais da bicicleta de André naquelas redondezas.

Nenhum dos rapazes teve vontade de pedalar até casa. Ambos levaram as suas bicicletas mesmo à mão.
No dia seguinte, o Sr. Fernando soube do que sucedera ao rapaz.
Foi com a chegada da quadra natalícia que o Sr. Fernando surpreendeu todos os amigos e colegas de trabalho do André.

Começou por desvendar um segredo que tinha já algum tempo. Seu pai tinha-lhe oferecido uma bicicleta quando andava pelas idades do André. Era muito cuidadoso e tinha a bicicleta ainda em muito bom estado e guardada na sua garagem.

Estava guardada na expectativa de um dia, vir a oferecer a um filho seu.

Mas isso infelizmente, nunca veio a acontecer,não teve filhos e resolveu então dar de presente e oferecê-la ao André no dia de Natal.

Gabriel Reis


 
Autor
reisgabriel
 
Texto
Data
Leituras
873
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/08/2009 20:50  Atualizado: 08/08/2009 20:50
 Re: O presente de André
GOSTEI...