Nau Desgovernada
Nessa semana fomos surpreendidos com a mega operação da polícia do Rio de Janeiro, foram centenas de vítimas dessa empreitada, onde ficamos estarrecidos com tamanha estrutura de um grupo criminoso que já está dominando praticamente uma parte do país.
Instalou-se um grande debate sobre o acontecido, uns estiveram a favor e os que estiveram contra puderam se pronunciar na própria comunidade, pois os contra os “chefes” da área” claro que não podem se pronunciar, na ditadura marginal.
No país onde a criminalidade campeia em todos os níveis e que temos medo de sair de casa, também de ficar em casa, algumas pessoas dizem que não adianta esse confronto, porque os maiores criminosos estão lá encima, que precisa de política pública, de saúde e educação.
Hoje em dia temos direito a pouca coisa, mas será que o indivíduo não tem o livre arbítrio de escolher? Quanto à maioria das pessoas das comunidades que escolheram o correto, será que além de ter a dificuldade que a maioria da sociedade tem, não podem ter paz no meio em que vivem?
Vivemos em tempos difíceis onde os lares desfeitos não são de hoje, muitas vezes as crianças são “criadas” por celulares, recebem esse “prêmio” antes que imaginam, são norteadas por estímulos duvidosos, em que o imediatismo do “poder” financeiro, é a principal facilidade, cujos jovens descambam para o caminho tortuoso.
Outros jovens que possuem tudo, também descambam, mesmo acostumados com todos os privilégios de uma boa família ou morada, alguns terminam virando o “povo” lá de cima, outros, mesmo aqui embaixo, destroem suas famílias com esse vil comportamento.
Quer dizer, para ser um bom cidadão não depende de lugar nem de oportunidade, apesar de serem probabilidades menores ou maiores.
Tudo isso é muito subjetivo, mas enquanto o Brasil está lutando contra ele mesmo há muito tempo, a sociedade vai se destruindo em suas polaridades e no final independentemente de partido político, as coisas não mudam, onde estamos de fato numa “nau desgovernada” e não será por pouco tempo, só restando a todos nós rezar e tentar fazer a nossa parte trabalhando e semeando o bem, para que a partir de nós mesmos esse país possa mudar.
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
2x Dr. Honoris Causa em Literatura
Do blog: http://marceloescritor2.blogspot.com