Textos : 

Declaração ambidextra de uma posição política

 
A pergunta que se impõe a quem não se revê nas diferenças políticas dos oradores... aqueles que, de oratória só conhecem apenas a língua e que de diplomacia, de trabalho interactivo ou capacidade de serem individuais são falhos, referia que, a pergunta é:
- Esquerda ou direita? Eu não sou fundamentalista, será que sou ambidextro?
Responder-me-ão, os doutores, em bugalhos e dirão que não tenho coluna, que sou cata-vento, que não entendo o verdadeiro significado da importância da classe política, enfim, que sou um ignorante e não entendo nada.
De facto há algo que se chama centro, que não quer ser canhoto ou dextro e que não passa do "poderia realmente ser". Se fosse angariador de concensos e não se rendesse a teimosias e à tentação de impor o que é a sua opinião, seria centro e abrangeria por igual os extremos. Mas não é. Comporta-se como mais um extremo, um outro ainda. Lá está! É a velha história do orgulho, do querer ser melhor que os outros, do "eu é que sei e o resto é paisagem". De repente temos o mesmo fundamentalismo noutro ponto.
A vontade de rir é grande quando se fala de rectidão na política e dos políticos, quando se fala de interesses nacionais e se vêem interesses particulares a evidenciarem-se, quando há eleições e se oferecem banquetes a quem, de tão faminto, morre porque se empanturrou naquele momento como um rico. A vontade de rir é grande, tão grande que sem esforço se soltam flatulências, essas, feliz e diplomaticamente em surdina.
Mas temos, que nem todos são inúteis ou, talvez, completamente inúteis. Há alguns que até entram no goto e são simpáticos porque se desalinham e chegam mesmo a pensar por si. É a areia que entra no aparelho e acaba por provocar alguns descarrilamentos. O sal. Temos, no entanto, que nem esses se conseguem demarcar da esquerda e da direita. As fatais inclinações. Temos então que, nem esses, se soltam dos chavões padrão e imbecis vigentes, que falam da importância de credibilizar a política e, acabam por ser só ovelhas negras por não usarem a mesma vereda dos demais.
Restar-me-à a resignação dos ignorantes? Talvez não. Talvez, sem mais talvez, me reste ser eu e escrever o que me vai na alma, nos olhos, nos ouvidos e atirar umas quantas patacoadas para serem lidas por meia dúzia que até vão concordar e aplaudir... afinal de contas, isto tudo não passa de senso comum, de uma daquelas evidências que não têm como não o ser.
Fica então a pergunta:
- Esquerda ou direita? Eu não sou fundamentalista, será que sou ambidextro?
Ao que me respondo sem bugalhos:
- Olha... é esquerda e direita. Fazem-me as duas falta, porque uma lava a outra e sou gente de trabalho.

Valdevinoxis


A boa convivência não é uma questão de tolerância.


 
Autor
Valdevinoxis
 
Texto
Data
Leituras
859
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 25/03/2009 17:22  Atualizado: 25/03/2009 17:22
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Declaração ambidextra de uma posição política
e estás a ser diplomático porque eu já é mais á nortenho. e se fosseis todos (os politicos, claro) para a grande pata que vos pôs?*

Abraço Val


* se quiserem que traduza eu traduzo no nosso vernáculo...as letras iniciais até são as mesmas.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 25/03/2009 17:32  Atualizado: 25/03/2009 17:32
 Re: Declaração ambidextra de uma posição política
O meu amigo Val neste seu texto apolítico, descreve a estranha vida de quem se sente apesar de tudo de mãos atadas.
Há de facto uma terceira via capaz de desatar o nó em que teimam em nos meter, sabes qual manel?
A via da solidariedade.
Tenho esperança que essa via possa um dia vir a demitir políticos.
Entretanto canto.

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 25/03/2009 20:25  Atualizado: 25/03/2009 20:25
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: Declaração ambidextra de uma posição política
Sinto saudades do tempo em que ser politico era sinal de rigor e fazer o melhor para o país,uma realidade que durou muito pouco tempo, depressa foi caindo aos bocados, sinto saudades do tempo da fraternidade,que nada mais não foi que triste utopia de quem precisava de acreditar em alguma coisa,mas esperança essa continuo a ter embora por vezes esteja esquecida. beijinhos

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 26/03/2009 10:09  Atualizado: 26/03/2009 10:09
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Declaração ambidextra de uma posição política
Pois eu também sou ambidextra... Esquerda ou direita? Fazem-me falta ambos os lados... Os politicos é que não me fazem falta nenhuma...

Beijo